Questões sobre Psicologia Clínica

Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A distância metafórica entre o que somos capazes de fazer sozinhos e o que somos capazes de fazer com a ajuda dos outros é denominada

  • A.

    zona de desenvolvimento real.

  • B.

    nível de desenvolvimento real.

  • C.

    nível de desenvolvimento próximo.

  • D.

    zona de desenvolvimento próximo.

  • E.

    nível de desenvolvimento retrospectivo.

O princípio de que as características de um objeto permanecem estáveis a despeito de mudanças na aparência recebe, nos estudos de Piaget, o nome de

  • A.

    simbolismo.

  • B.

    egocentrismo.

  • C.

    reversibilidade.

  • D.

    conservação.

  • E.

    majoração.

Para Piaget, quando as pessoas se dão conta de que aquilo que fizeram pode ser desfeito, ou seja, são capazes de pensar tanto do começo para o fim quanto do fim para o começo, elas adquiriram

  • A.

    assimilação reversa.

  • B.

    conservação de substância.

  • C.

    egocentrismo dialógico.

  • D.

    função simbólica.

  • E.

    pensamento reversível.

Na proposta piagetiana, a ação mental recebe o nome de

  • A.

    associação.

  • B.

    operação.

  • C.

    enunciação.

  • D.

    imitação.

  • E.

    assimilação.

Considerando que a conexão entre emoção e estimulação autônoma fornece as bases para o detector de mentiras, julgue as afirmativas abaixo:

Assinale a alternativa CORRETA:

I – O detector de mentiras ou polígrafo é um instrumento que registra as oscilações autonômicas do sujeito enquanto ele é questionado.

II – O polígrafo foi inventado em 1915 pelo psicólogo William Marston que também criou a personagem Mulher Maravilha.

III – Um polígrafo não pode detectar mentiras realmente. Ele é um detector de emoção, que monitora indicadores fundamentais de estimulação autonômicas, caracterizados por frequência, pressão arterial, respiratória e reação galvânica da pele (RGP).

  • A.

    Apenas a afirmativa III é correta.

  • B.

    Apenas a afirmativa I é correta.

  • C.

    Apenas as afirmativas I e III são corretas.

  • D.

    Todas as afirmativas são corretas.

  • E.

    Apenas as afirmativas II e III são corretas.

Para Piaget, desequilíbrio refere-se a um estado de

  • A.

    instabilidade, no qual o modo atual de agir e de pensar não permite mais a solução de problemas.

  • B.

    insatisfação com a forma de se comportar, que leva à inadequação da conduta no meio social.

  • C.

    alteração emocional forte, ocasionada por conflitos nas estruturas que marcam os estágios operatórios.

  • D.

    falta de domínio das operações mentais lógicas, implicando desajustes sociais e emocionais.

  • E.

    descontrole da atividade motora, com claro prejuízo para as noções básicas de tempo e causalidade.

Qual das alternativas abaixo corresponde à noção de Determinismo Psíquico?

  • A.

    “Na mente, assim como natureza física que nos cerca, nada acontece por acaso ou de modo inexplicado.”

  • B.

    “Padrão de comportamentos guiados por esquemas, que faz com que o alvo deste comportamento seja influenciado por ele e responda de forma coerente com as expectativas”.

  • C.

    “Agimos de modo racional e processamos as informações que dispomos utilizandoas como insumos em nossas decisões”.

  • D.

    “Capacidade que temos de fazer escolhas verdadeiramente livres”.

  • E.

    “Por terem sido esquecidas as marcas esculpidas pelas vivências anteriores deixam de direcionar o comportamento individual do ser humano”.

Para Piaget, um reflexo transforma-se em esquema de ação quando, por exemplo, o bebê

  • A.

    faz uso da chupeta.

  • B.

    coordena os membros inferiores.

  • C.

    engatinha com destreza.

  • D.

    chora quando a mãe se ausenta.

  • E.

    domina a noção de espaço.

Considere as afirmativas abaixo sobre aprendizagem e comportamento:

I – Tipo de aprendizagem no qual um estímulo adquire a capacidade de evocar uma resposta que foi originalmente evocada por outro estímulo.

II – Fenômeno que ocorre quando um organismo que aprendeu uma resposta a um estímulo específico responde da mesma maneira a novos estímulos que são similares ao estímulo original.

III – Ocorre quando um estímulo condicionado funciona como se fosse um estímulo não condicionado.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à ordem das afirmativas:

  • A.

    Generalização, condicionamento operante e discriminação.

  • B.

    Condicionamento clássico, generalização e condicionamento de ordem superior

  • C.

    Condicionamento avaliativo, generalização e condicionamento operante.

  • D.

    Discriminação, generalização e condicionamento clássico.

  • E.

    Condicionamento clássico, generalização e condicionamento avaliativo.

Adaptação, na teoria piagetiana, refere-se ao estado provisório em que os organismos ou pessoas

  • A.

    articulam estruturas formais, criando uma forma de pensar menos dissociada da cultura.

  • B.

    classificam e organizam seus processos de pensamento em esquemas psicomotrizes amplos.

  • C.

    empregam a assimilação para atribuir significado aos eventos de sua experiência física.

  • D.

    estão em equilíbrio com o meio, efetuando trocas contínuas e sem ruptura com o meio físico e social.

  • E.

    apresentam um comportamento messiânico, em razão da descoberta do poder do pensamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...