Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A distância metafórica entre o que somos capazes de fazer sozinhos e o que somos capazes de fazer com a ajuda dos outros é denominada
zona de desenvolvimento real.
nível de desenvolvimento real.
nível de desenvolvimento próximo.
zona de desenvolvimento próximo.
nível de desenvolvimento retrospectivo.
O princípio de que as características de um objeto permanecem estáveis a despeito de mudanças na aparência recebe, nos estudos de Piaget, o nome de
simbolismo.
egocentrismo.
reversibilidade.
conservação.
majoração.
Para Piaget, quando as pessoas se dão conta de que aquilo que fizeram pode ser desfeito, ou seja, são capazes de pensar tanto do começo para o fim quanto do fim para o começo, elas adquiriram
assimilação reversa.
conservação de substância.
egocentrismo dialógico.
função simbólica.
pensamento reversível.
Na proposta piagetiana, a ação mental recebe o nome de
associação.
operação.
enunciação.
imitação.
assimilação.
Considerando que a conexão entre emoção e estimulação autônoma fornece as bases para o detector de mentiras, julgue as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa CORRETA:I O detector de mentiras ou polígrafo é um instrumento que registra as oscilações autonômicas do sujeito enquanto ele é questionado.
II O polígrafo foi inventado em 1915 pelo psicólogo William Marston que também criou a personagem Mulher Maravilha.
III Um polígrafo não pode detectar mentiras realmente. Ele é um detector de emoção, que monitora indicadores fundamentais de estimulação autonômicas, caracterizados por frequência, pressão arterial, respiratória e reação galvânica da pele (RGP).
Apenas a afirmativa III é correta.
Apenas a afirmativa I é correta.
Apenas as afirmativas I e III são corretas.
Todas as afirmativas são corretas.
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
Para Piaget, desequilíbrio refere-se a um estado de
instabilidade, no qual o modo atual de agir e de pensar não permite mais a solução de problemas.
insatisfação com a forma de se comportar, que leva à inadequação da conduta no meio social.
alteração emocional forte, ocasionada por conflitos nas estruturas que marcam os estágios operatórios.
falta de domínio das operações mentais lógicas, implicando desajustes sociais e emocionais.
descontrole da atividade motora, com claro prejuízo para as noções básicas de tempo e causalidade.
Qual das alternativas abaixo corresponde à noção de Determinismo Psíquico?
Na mente, assim como natureza física que nos cerca, nada acontece por acaso ou de modo inexplicado.
Padrão de comportamentos guiados por esquemas, que faz com que o alvo deste comportamento seja influenciado por ele e responda de forma coerente com as expectativas.
Agimos de modo racional e processamos as informações que dispomos utilizandoas como insumos em nossas decisões.
Capacidade que temos de fazer escolhas verdadeiramente livres.
Por terem sido esquecidas as marcas esculpidas pelas vivências anteriores deixam de direcionar o comportamento individual do ser humano.
Para Piaget, um reflexo transforma-se em esquema de ação quando, por exemplo, o bebê
faz uso da chupeta.
coordena os membros inferiores.
engatinha com destreza.
chora quando a mãe se ausenta.
domina a noção de espaço.
Considere as afirmativas abaixo sobre aprendizagem e comportamento:
I Tipo de aprendizagem no qual um estímulo adquire a capacidade de evocar uma resposta que foi originalmente evocada por outro estímulo.
II Fenômeno que ocorre quando um organismo que aprendeu uma resposta a um estímulo específico responde da mesma maneira a novos estímulos que são similares ao estímulo original.
III Ocorre quando um estímulo condicionado funciona como se fosse um estímulo não condicionado.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à ordem das afirmativas:
Generalização, condicionamento operante e discriminação.
Condicionamento clássico, generalização e condicionamento de ordem superior
Condicionamento avaliativo, generalização e condicionamento operante.
Discriminação, generalização e condicionamento clássico.
Condicionamento clássico, generalização e condicionamento avaliativo.
Adaptação, na teoria piagetiana, refere-se ao estado provisório em que os organismos ou pessoas
articulam estruturas formais, criando uma forma de pensar menos dissociada da cultura.
classificam e organizam seus processos de pensamento em esquemas psicomotrizes amplos.
empregam a assimilação para atribuir significado aos eventos de sua experiência física.
estão em equilíbrio com o meio, efetuando trocas contínuas e sem ruptura com o meio físico e social.
apresentam um comportamento messiânico, em razão da descoberta do poder do pensamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...