Lista completa de Questões sobre Psicologia da Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da psicossomática, julgue os itens subseqüentes.
A psicossomática propõe uma visão não dicotômica do homem, que é visto como um todo, como um ser dinâmico, que interage com o meio natural, social e cultural.
Acerca da psicossomática, julgue os itens subseqüentes.
A abordagem psicossomática é uma nova especialidade médica que constrói uma forma de pensar o ser humano como facilitador da transição para a saúde.
Acerca da psicossomática, julgue os itens subseqüentes.
O distúrbio psicossomático comporta, em seu determinismo, um fator biológico interveniente, não de modo contingente, como pode ocorrer em qualquer doença, mas por uma contribuição essencial à gênese da doença.
Wanderley Codo, citando Canguilhem, observa que existem três concepções sobre a produção da doença: ontogênica, dinâmica, concreta.
Analise as definições abaixo identificando a concepção a que se refere cada item.
I.
Totalizante, incorpora a idéia de multicausalidade, deixa o órgão e toma o indivíduo como um todo.II.
Localizante, define saúde a partir da doença, limita-se à análise do momento anterior ao surgimento da doença ou à história de vida do indivíduo isolado.III. Ultrapassa a idéia de causalidade e adota a determinação complexa, incorporando os processos sociais, culturais, econômicos nos quais o indivíduo se insere.
Assinale a alternativa que apresenta
CORRETAMENTE as concepções correspondentes a cada item, na ordem em que aparecem acima.ontogênica, dinâmica, concreta.
dinâmica, ontogênica, concreta.
concreta, dinâmica, ontogênica.
ontogênica, concreta, dinâmica.
Os pacientes com transtornos mentais já cronificados, e com os elos familiares perdidos, a partir da Reforma Psiquiátrica serão assistidos em ......................................................., devendo ser descredenciado igual número de leitos de hospitais psiquiátricos do SUS. (Sistema Único de Saúde).
Complete a lacuna em branco do trecho acima.
Durante o período que se estende aproximadamente de 1968 a 1975, algumas experiências desenvolvidas no Rio de Janeiro, em especial no Centro Psiquiátrico Pedro II e no Hospital Pinel, representaram breves tentativas de renovação no campo da atenção psiquiátrica, com significativa participação de psicólogos e estudantes de Psicologia. Estas experiências filiaram-se ao seguinte paradigma:
Nas equipes de cuidados básicos de saúde, o psicólogo deve:
I. atuar de modo a produzir conhecimentos e tecnologias que promovam a psicologia apenas como profissão.
II. identificar, diagnosticar e intervir nos fenômenos psicológicos.
III. compartilhar tarefas e ter objetivos comuns na equipe.
IV. redigir documentos técnicos e profissionais, laudos e pareceres acerca de problemáticas psicológicas atendidas pela equipe multiprofissional.
V. utilizar os mesmos métodos e técnicas de investigação em psicologia para propor alternativas de intervenção.
A quantidade de itens certos é igual a:
Objetivando a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e a construção da cidadania da população, faz parte da Política de Saúde Mental, orientada pelos princípios da Reforma Psiquiátrica, implementar ações de saúde mental do trabalhador, assegurando que as empresas causadoras de algum mal psíquico aos seus funcionários, devem prestar-lhes total assistência, indenizando-os e garantindo seus empregos. Isto faz parte:
Segundo Laplanche e Pontalis, a antiga nosografia freudiana das neuroses atuais encontra correspondência atualmente na categoria dos transtornos psicossomáticos, devido à temporalidade dos sintomas, entre outros fatores. Com relação à psicossomática, é INCORRETO afirmar que:
o conceito de mentalização é um dos reguladores da economia psicossomática;
a fase atual da psicossomática é multidisciplinar e sua prática é interdisciplinar;
a psicologia hospitalar constitui-se o braço clínico da concepção psicossomática;
asma brônquica, obesidade, diabetes são consideradas doenças psicossomáticas;
os grupos Balint visam um aprimoramento na relação equipe médica/pacientes.
A perda da audição congênita ou adquirida interfere gravemente na comunicação. As crianças deficientes auditivas possuem capacidade mental normal, mas muitas vezes são tratadas ou confundidas com deficientes mentais. Na fase adulta, a surdez é uma barreira ao desenvolvimento profissional, social e psíquico. Na terceira idade, a situação piora porque já existem tendências à introversão, à segregação e ao preconceito em relação ao idoso. São medidas de prevenção primária à deficiência auditiva:
atendimento fonoaudiológico e educação especial;
vacinação contra caxumba e uso de protetores de ouvido por trabalhadores expostos a barulho;
uso de aparelho de surdez e vacinação de gestantes contra rubéola;
ensino da linguagem de libras e testes de audiometria;
estimulação precoce e implante coclear.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...