Questões sobre Psicologia da Saúde

Lista completa de Questões sobre Psicologia da Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A promoção de Saúde Mental diz respeito a um universo amplo que abarca estratégias de prevenção nas quais a própria comunidade é chamada a assumir um papel ativo. Considerando esse entendimento de que Saúde Mental, é mais do que ausência de doença mental, é correto afirmar que:

  • A.

    a oferta sólida de serviços na área da prevenção terciária vem diminuindo o surgimento de novos casos de psicose e epilepsia;

  • B.

    as estratégias de redução de danos na área de DST/ AIDS aumentaram dramaticamente a população de jovens infectados;

  • C.

    palestras e atividades culturais e recreativas para o público adolescente são estratégias de prevenção primária ao uso de substâncias entorpecentes;

  • D.

    grupos de auto ajuda como os Alcoólicos Anônimos têm sua eficácia terapêutica limitada pela ausência de profissionais de saúde mental;

  • E.

    a maior oferta de atividades culturais e de lazer para a terceira idade inibiu a incidência de demências degenerativas como o Mal de Alzheimer.

O alcoolismo é reconhecidamente um problema de saúde pública com repercussões na vida profissional do sujeito, respondendo por um índice maior de absenteísmo, licenças médicas, queda na produtividade e acidentes de trabalho. Considerando-se os programas de prevenção ao alcoolismo, é correto afirmar que:

  • A.

    não cabe mais a prevenção, mas apenas o tratamento multidisciplinar, nas situações em que o alcoolismo já se tornou crônico;

  • B.

    sintomas graves de abstinência requerem um programa de prevenção secundária aliado à internação para desintoxicação;

  • C.

    os programas de prevenção primária ao alcoolismo nas organizações têm como público alvo os chamados "bebedores sociais";

  • D.

    trabalhadores braçais, em contraste com funcionários em postos de gerência, apresentam risco aumentado para o alcoolismo nas empresas;

  • E.

    a estratégia de redução de danos pode ser aplicada aos usuários de drogas legais como o álcool para minimização dos agravos à saúde.

A fundação do asilo, no final do século XVIII, assegurou o poder dos que se propunham a cura dos loucos e possibilitou toda uma sistematização do traba-lho terapêutico que compreendeu:

  • A. a higienização e medicalização do tratamento da doença mental.
  • B. a observação, descrição e classificação num sistema nosológico transnacional.
  • C. a valorização negativa da doença mental e a exclusão do doente do mundo social.
  • D. a vigilância permanente juntamente com técnicas de apaziguamento e silenciamento dos loucos.

Para Lobosque (2003), a clínica em movimento é uma clínica:

  • A. ampliada a todos os campos onde haja necessidades de escuta e de ajuda psicológica, social e educativa, nas instituições, organizações e comunida-des.
  • B. multidisciplinar que acolhe o doente mental no tempo e local onde ele esti-ver, para ministrar a terapêutica adequada a cada sujeito.
  • C. que ultrapassa a clínica de modelo de consultório particular e abrange o atendimento de indivíduos, grupos e comunidades.
  • D. que ultrapassa os limites da psiquiatria e da psicologia, ampliando-se para um projeto político e social, que se articula e se transforma na vida mesma, na cultura e no convívio dos homens.

As disciplinas clínicas na área da saúde mental, como a psiquiatria e a psicolo-gia, nasceram em instituições como hospitais psiquiátricos, prisões, reformató-rios e fábricas e objetivaram, principalmente:

  • A. disciplinar, reeducar os homens e adequá-los às normas que submetem suas vidas e seus corpos no jogo econômico em que são servidores e os profissionais da saúde mental representam o poder.
  • B. a higienização e assepsia social, separando os indivíduos inaptos ao conví-vio social, para evitar o contato entre os diferentes grupos e indivíduos e os problemas causados pelas diferenças.
  • C. o tratamento dos chamados doentes mentais, inadaptados e excluídos, através da utilização de psicofármacos, eletroconvulsoterapia e hospitalização.
  • D. diagnosticar os doentes mentais, desadaptados e desviantes, e testar tera-pêuticas incipientes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os distúrbios de saúde ou doenças relacionados ao trabalho dividem-se em duas categorias: doença profissional e doença do trabalho ou relacionada ao trabalho. Acerca dessas categorias, assinale a opção correta.

  • A.

    As doenças profissionais correspondem a doenças inerentes às atividades laborais, que, ao exporem necessariamente o profissional aos agentes causadores, tornam-se inevitáveis. Nem mesmo as medidas de controle adotadas pela organização são eficazes para evitá-las.

  • B.

    As doenças do trabalho são totalmente causadas por condições de trabalho adversas, que são agravadas, aceleradas ou exacerbadas por exposições nos locais de trabalho.

  • C.

    Entre as doenças do trabalho ou relacionadas ao trabalho, são enquadrados distúrbios nos quais não se identifica apenas um agente causal, mas vários, entre os quais os laborais.

  • D.

    O reconhecimento de determinados distúrbios de saúde que se relacionam ao trabalho, como a LER, não difere de outras doenças, todas dependem de negociações entre setores sociais e a legislação de cada país. Em todos os distúrbios, o conhecimento científico está atrelado à interferência social.

Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no Brasil.

Entre as recentes experiências de tratamento psiquiátrico, destacam-se os serviços residenciais terapêuticos: casas inseridas na comunidade, destinadas a servir de moradia para os pacientes egressos de internações psiquiátricas de longa permanência que não possuam suporte social e laços familiares. Esses serviços servem a pessoas que, tendo passado longo período de internação, perderam seus laços sociais e familiares, e tornaram-se dependentes de uma instituição asilar. Essas residências, ao promoverem uma moradia assistida, fora do ambiente hospitalar, auxiliam o processo de reabilitação psicossocial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no Brasil.

A reformulação da instituição de cuidados em saúde mental depende da reformulação conceitual quanto aos aspectos da doença mental, que engloba toda a existência da pessoa doente e, portanto, não se restringem aos sintomas e sua remissão. Dispensando todo o saber tradicional da clínica, a psiquiatria renovada recusa uma abordagem exclusivamente sintomatológica da doença mental e cria um processo de tratamento não mais enfocado na figura da doença, mas na pessoa doente. Para isso, incorpora outros saberes, outros procedimentos e outras preocupações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no Brasil.

A reforma psiquiátrica brasileira promoveu uma transformação da assistência e do estigma social da loucura no Brasil, ainda que lentamente, desenrolando-se ao longo dos dez anos em que o projeto de lei tramitou sem ser aprovado. Entre as experiências, inclui-se o surgimento do centro de atenção psicossocial (CAPS), serviço de atendimento-dia, fundamentado na constatação da especificidade clínica do doente mental, priorizando acolher as dificuldades de vida geradas pela doença e as possibilidades de expressão subjetiva do psicótico grave. Nesse intuito, acredita-se que o tratamento requeira muito mais do que uma consulta ambulatorial mensal ou mesmo semanal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no Brasil.

O movimento da psiquiatria comunitária, como alternativa ao asilo, propunha um programa mais amplo de intervenção na comunidade, visando evitar o adoecimento mental. Para além de detectar precocemente as situações críticas, evitando as internações, buscava, com uma intenção preventiva, organizar o espaço social de modo a prevenir o adoecimento mental. O tratamento mantém o paciente na comunidade e faz disso um recurso terapêutico, pretendendo, com isso, normalizar o social, para que o doente mental possa nele habitar em vez de ficar recluso no asilo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...