Lista completa de Questões sobre Psicologia da Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A promoção de Saúde Mental diz respeito a um universo amplo que abarca estratégias de prevenção nas quais a própria comunidade é chamada a assumir um papel ativo. Considerando esse entendimento de que Saúde Mental, é mais do que ausência de doença mental, é correto afirmar que:
a oferta sólida de serviços na área da prevenção terciária vem diminuindo o surgimento de novos casos de psicose e epilepsia;
as estratégias de redução de danos na área de DST/ AIDS aumentaram dramaticamente a população de jovens infectados;
palestras e atividades culturais e recreativas para o público adolescente são estratégias de prevenção primária ao uso de substâncias entorpecentes;
grupos de auto ajuda como os Alcoólicos Anônimos têm sua eficácia terapêutica limitada pela ausência de profissionais de saúde mental;
a maior oferta de atividades culturais e de lazer para a terceira idade inibiu a incidência de demências degenerativas como o Mal de Alzheimer.
O alcoolismo é reconhecidamente um problema de saúde pública com repercussões na vida profissional do sujeito, respondendo por um índice maior de absenteísmo, licenças médicas, queda na produtividade e acidentes de trabalho. Considerando-se os programas de prevenção ao alcoolismo, é correto afirmar que:
não cabe mais a prevenção, mas apenas o tratamento multidisciplinar, nas situações em que o alcoolismo já se tornou crônico;
sintomas graves de abstinência requerem um programa de prevenção secundária aliado à internação para desintoxicação;
os programas de prevenção primária ao alcoolismo nas organizações têm como público alvo os chamados "bebedores sociais";
trabalhadores braçais, em contraste com funcionários em postos de gerência, apresentam risco aumentado para o alcoolismo nas empresas;
a estratégia de redução de danos pode ser aplicada aos usuários de drogas legais como o álcool para minimização dos agravos à saúde.
A fundação do asilo, no final do século XVIII, assegurou o poder dos que se propunham a cura dos loucos e possibilitou toda uma sistematização do traba-lho terapêutico que compreendeu:
Para Lobosque (2003), a clínica em movimento é uma clínica:
As disciplinas clínicas na área da saúde mental, como a psiquiatria e a psicolo-gia, nasceram em instituições como hospitais psiquiátricos, prisões, reformató-rios e fábricas e objetivaram, principalmente:
Segundo a Organização Mundial de Saúde, os distúrbios de saúde ou doenças relacionados ao trabalho dividem-se em duas categorias: doença profissional e doença do trabalho ou relacionada ao trabalho. Acerca dessas categorias, assinale a opção correta.
As doenças profissionais correspondem a doenças inerentes às atividades laborais, que, ao exporem necessariamente o profissional aos agentes causadores, tornam-se inevitáveis. Nem mesmo as medidas de controle adotadas pela organização são eficazes para evitá-las.
As doenças do trabalho são totalmente causadas por condições de trabalho adversas, que são agravadas, aceleradas ou exacerbadas por exposições nos locais de trabalho.
Entre as doenças do trabalho ou relacionadas ao trabalho, são enquadrados distúrbios nos quais não se identifica apenas um agente causal, mas vários, entre os quais os laborais.
O reconhecimento de determinados distúrbios de saúde que se relacionam ao trabalho, como a LER, não difere de outras doenças, todas dependem de negociações entre setores sociais e a legislação de cada país. Em todos os distúrbios, o conhecimento científico está atrelado à interferência social.
Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no Brasil.
Entre as recentes experiências de tratamento psiquiátrico, destacam-se os serviços residenciais terapêuticos: casas inseridas na comunidade, destinadas a servir de moradia para os pacientes egressos de internações psiquiátricas de longa permanência que não possuam suporte social e laços familiares. Esses serviços servem a pessoas que, tendo passado longo período de internação, perderam seus laços sociais e familiares, e tornaram-se dependentes de uma instituição asilar. Essas residências, ao promoverem uma moradia assistida, fora do ambiente hospitalar, auxiliam o processo de reabilitação psicossocial.
Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no Brasil.
A reformulação da instituição de cuidados em saúde mental depende da reformulação conceitual quanto aos aspectos da doença mental, que engloba toda a existência da pessoa doente e, portanto, não se restringem aos sintomas e sua remissão. Dispensando todo o saber tradicional da clínica, a psiquiatria renovada recusa uma abordagem exclusivamente sintomatológica da doença mental e cria um processo de tratamento não mais enfocado na figura da doença, mas na pessoa doente. Para isso, incorpora outros saberes, outros procedimentos e outras preocupações.
Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no Brasil.
A reforma psiquiátrica brasileira promoveu uma transformação da assistência e do estigma social da loucura no Brasil, ainda que lentamente, desenrolando-se ao longo dos dez anos em que o projeto de lei tramitou sem ser aprovado. Entre as experiências, inclui-se o surgimento do centro de atenção psicossocial (CAPS), serviço de atendimento-dia, fundamentado na constatação da especificidade clínica do doente mental, priorizando acolher as dificuldades de vida geradas pela doença e as possibilidades de expressão subjetiva do psicótico grave. Nesse intuito, acredita-se que o tratamento requeira muito mais do que uma consulta ambulatorial mensal ou mesmo semanal.
Julgue os próximos itens, acerca da reforma psiquiátrica no Brasil.
O movimento da psiquiatria comunitária, como alternativa ao asilo, propunha um programa mais amplo de intervenção na comunidade, visando evitar o adoecimento mental. Para além de detectar precocemente as situações críticas, evitando as internações, buscava, com uma intenção preventiva, organizar o espaço social de modo a prevenir o adoecimento mental. O tratamento mantém o paciente na comunidade e faz disso um recurso terapêutico, pretendendo, com isso, normalizar o social, para que o doente mental possa nele habitar em vez de ficar recluso no asilo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...