Lista completa de Questões sobre Psicologia da Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.
O trabalho psicológico em relação à dependência química em regime de liberdade é mais adequado que o tratamento em regime fechado, exceto quando as condições do próprio paciente definirem a necessidade clínica de internação.
Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a proposta do SINASE, a equipe mínima de saúde, para atender até 20 adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade, deve incluir pelo menos um psicólogo.
Observe a seguinte afirmação feita por um chefe de um serviço de saúde: "Vamos montar um serviço cuja marca seja a diversidade de profissionais, permitindo ao paciente ser assistido por todos. Vamos justapor nossos conhecimentos. Mas também vamos respeitar o domínio de cada um e a relação hierárquica do conhecimento, para assim permite uma abordagem independente, o que, certamente, se refletirá num cuidado mais eficaz e humanizado". Assinale a alternativa que tipifica corretamente a perspectiva adotada pelo referido chefe.
Multiprofissional e Interdisciplinar.
Multiprofissional e Disciplinar.
Multiprofissional e Transdisciplinar.
Multiprofissional e Multidisciplinar.
Multiprofissional
Sobre a reforma psiquiátrica, tal qual instituída na Lei 10216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, é incorreto afirmar.
Protege o portador de transtorno mental contra qualquer forma de abuso e exploração.
Permite ao portador de transtorno mental o livre acesso aos meios de comunicação disponíveis.
Circunscreve a internação a duas modalidades, a voluntária e a compulsória, sendo a primeira por iniciativa do portador de transtorno mental, e a segunda, por determinação da justiça.
Estabelece que o portador de transtorno mental deve ser tratado em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis.
Deve receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento.
Sobre o processo de reforma psiquiátrica no Brasil, é incorreto afirmar.
O Hospício Pedro II é um dos marcos do momento histórico no qual a loucura passa a ser considerada como doença mental e, portanto, merecedora de um espaço social próprio, o hospício, que deve servir a sua reclusão e tratamento.
Nos anos 80, surge o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) o qual privilegia a discussão e a adoção de práticas de desinstitucionalização.
A reforma psiquiátrica vincula-se, idologicamente, ao movimento de higiene mental, cristalizado na Liga Brasileira de Higiene Mental, cujo princípio fundamental é o combate a posturas eugenistas, xenofóbicas, antiliberais e racistas.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps), enquanto serviço de assistência que promove a desinstitucionalização da loucura, inclui, dentre suas ações, o atendimento em grupo (psicoterapia, grupo operativo, oficina terapêutica etc.).
Na década de 60, vemos a instituição de um modelo privatizante, o qual se caracteriza pela transformação da doença mental em mercadoria.
As substâncias psicoativas, de origem natural ou de laboratório, sempre existiram em todas as sociedades e hoje, mais do que nunca, configuram um problema de saúde pública. Identifique a alternativa incorreta sobre estas.
Entre os motivos que levam à experimentação das substâncias psicoativas, temos a curiosidade sobre o seu efeito, a necessidade de participação num grupo social, a fuga de sensações/vivências desagradáveis e o favorecimento da sensação de relaxamento.
Observa-se o abuso de substância psicoativa, quando se evidencia um padrão mal-adaptativo que, sem apresentar prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo, mostre aspectos, como, por exemplo, problemas legais recorrentes relacionados ao uso da droga ou o uso recorrente da droga em situações que representem perigo físico.
São sintomas associados ao uso da cocaína: alterações comportamentais ou psicológicas mal adaptativas (euforia ou embotamento afetivo, hipervigilância, ansiedade etc), agitação ou retardo psicomotor e taquicardia.
As substâncias podem ser classificadas em Depressoras do Sistema Nervoso Central ou Estimulantes do Sistema Nervoso Central. Para um e outro tipo, temos, respectivamente, os opiáceos e a cocaína.
São sintomas associados ao uso da maconha (cannabis): alterações comportamentais ou psicológicas mal adaptativas (sensação de lentificação do tempo, retraimento social), apetite aumentado e boca seca.
Observe as afirmativas abaixo sobre o processo de reforma psiquiátrica no Brasil e sobre a saúde mental.
I. O movimento pela reforma psiquiatra no Brasil, cujo início está situado entre os anos 1978-1980, tendo à frente o MTSM (Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental), surge em oposição à concepção de que o portador de transtorno mental deve ser removido e excluído do meio social. Neste contexto, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Núcleos de Atenção Psicossocial (Naps) foram instituídos, enquanto unidades de assistência que, em oposição a essa concepção, procuram efetivar uma proposta de desinstitucionalização da loucura.
II. Uma forma de abordagem da saúde mental, numa perspectiva preventiva, é aquela que enfoca o processo de adoecimento como uma resposta às crises evolutivas, de caráter físico, emocional ou social, inerentes ao ciclo vital normal. Os conflitos subjacentes a esses momentos evolutivos têm a capacidade de promover um processo de desadaptação e, conseqüentemente, de adoecimento. Neste contexto, é importante frisar que o conceito de crise não se confunde com o de doença.
III. Para a promoção da saúde mental, considerando o conceito de crise, temos as ações preventivas que podem ser tipificadas como primária, secundária ou terciária. A primária, particularmente, corresponde ao conjunto de ações direcionado para as condições etiológicas, individuais e sociais, que favorecem o aparecimento das doenças mentais, ou seja, os fatores de risco. Intervindo sobre esses fatores, diminui-se a incidência das doenças.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No que se refere à política de saúde voltada para a "Saúde Mental", é correto afirmar que:
a partir do princípio de entrelaçamento intrínseco entre a luta pela cidadania em uma sociedade e o melhoramento dos serviços de saúde e da assistência prestada, o movimento pela Reforma Sanitária, a Reforma Psiquiátrica e o Movimento de Luta Antimanicomial vêm dando sustentação para a reconstrução do modelo de atenção em saúde mental.
de acordo com as políticas públicas de saúde mental um dos campos estratégicos de atuação se relaciona ao modelo assistencial, que preconiza prioritariamente a garantia do atendimento fármaco-clínico com extensão a todos os usuários e familiares.
com relação à participação comunitária e descentralização de políticas, as organizações nãogovernamentais e as autarquias representativas das categorias profissionais envolvidas na práxis em saúde mental vêm trabalhando em movimento contrário ao do Ministério da Saúde em razão da demora na ampliação dos CAPS e na implantação das residências terapêuticas em nível nacional.
as internações psiquiátricas na atual estruturação dos serviços de saúde mental se restringem às situações de crise e devem ser realizadas exclusivamente nos hospitais que são referência psiquiátrica no SUS.
No que tange à Reforma Psiquiátrica no Brasil, em relação a década de 1990, é correto afirmar que
os manicômios permaneceram praticamente como únicas formas de assistência à massa de pacientes psiquiátricos.
as experiências inovadoras receberam forte crítica social e enorme resistência política na sua implementação, em particular, no Rio de Janeiro.
as ações que tentaram construir uma cultura antimanicomial fracassaram. Os olhares sobre a Loucura no campo social continuaram fortemente marcados pelo processo de estigmatização, do preconceito e do medo.
ocorreu a permanência continuada de diretrizes reformistas no campo das políticas públicas de saúde, com postos de coordenação e gerência ocupados por partidários da reforma.
Sobre a reforma psiquiátrica, assinale a alternativa verdadeira.
A expressão "reforma" associada à psiquiatria é de construção recente só podendo ser concebida a partir da experiência de Basaglia na França.
O movimento da reforma psiquiátrica no Brasil visa criticar o asilo nos seus aspectos desumanizantes, tentando assim dotar os hospitais psiquiátricos de uma estrutura mais aperfeiçoada de acolhimento e ambiência, tornando a contenção do paciente mais humanizada.
A reforma psiquiátrica nas últimas décadas constrói a sua crítica sobre os pressupostos da psiquiatria condenando seus efeitos de normatização e controle, questionando as restrições impostas ao exercício da cidadania dos pacientes psiquiátricos.
No Brasil, a reforma psiquiátrica é um processo que surge mais concreta e principalmente a partir da reforma sanitária preconizada por Oswaldo Cruz que lançou bases ao movimento de Higiene mental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...