Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Durante a puberdade, meninos e meninas observam grandes transformações em seus corpos, que são fonte de satisfação, expectativa, medo e dúvidas. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Características sexuais secundárias, como o desenvolvimento dos ovários e a produção de óvulos, são as primeiras mudanças do período pré-puberal.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento durante a adolescência.
Na fase de operações formais, espera-se que os adolescentes possam raciocinar além de suas próprias experiências, formular críticas, hipóteses e análises teóricas e fazer julgamentos de valor. Aqueles que começam a questionar decisões de figuras de autoridade e a desafiar valores sociais e religiosos seguidos por eles na infância, provavelmente entraram em desenvolvimento desviante ou delinqüente.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento durante a adolescência.
A flexibilidade do pensamento adolescente sobre o mundo, como propôs Piaget, surge com o estágio das operações formais.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento durante a adolescência.
A adolescência termina quando o jovem se ajusta aos padrões normais de comportamento do adulto e das expectativas da sociedade, independentemente da idade cronológica.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento durante a adolescência.
Cientificamente, a adolescência é um processo normativo caracterizado por conflitos interiores e instabilidade emocional.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às bases científicas da psicologia do desenvolvimento na infância e na adolescência, julgue os itens que se seguem.
No estudo do desenvolvimento humano, em particular do desenvolvimento psicológico na adolescência, um conceito fundamental em psicanálise é o de identidade. No entanto, identidade não é um conceito psicanalítico, sendo necessárias outras noções teóricas para sua compreensão. Falar de identidades sociais pressupõe a concepção de idêntico, de individualização, de diferenciação e de similaridade com outros indivíduos membros do mesmo e de outros grupos sociais.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nos fundamentos e fatos científicos da psicologia social e do desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.
Adolescentes de ambos os sexos são definidos corretamente como pessoas rebeldes porque seu comportamento é geralmente desafiante em relação às normas sociais.
O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Varias teorias vêm sendo formuladas nesse sentido e uma delas é a de Jean Piaget. De acordo com Piaget, o desenvolvimento humano se dá por estágios dentro do processo evolutivo. Assinale a alternativa correta, seguindo a ordem evolutiva de acordo com Piaget.
Sobre o período da adolescência, marque a opção INCORRETA.
John Bowlby foi um psicanalista que estudou o desenvolvimento infantil e criou a teoria do apego. Para ele, apego é um vínculo recíproco e duradouro entre o bebê e seu cuidador, cada um contribuindo para a qualidade do relacionamento: tanto o bebê desenvolve dispositivos que acionam o padrão de cuidado na mãe como a mãe aciona dispositivos padrões de apego à criança. Uma das pesquisadoras vinculadas a Bowlby desenvolveu os padrões de apego.
I. Apego ________ A criança já apresenta comportamento imaturo para sua idade. Quando a mãe sai do ambiente, a criança fica desesperada e, quando a mãe retorna, fica feliz, porém revoltada por ela ter saído.
II. Apego _______ Relacionamento cuidador-criança, provido de uma base segura. Quando a mãe sai do ambiente, a criança mostra mal-estar, mas não se abate de forma exagerada.
III. Apego ______ A criança não se abala muito com a saída da mãe do ambiente, mostra-se pouco inibida com estranhos e até se engaja em brincadeiras com desconhecidos.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...