Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Durante a puberdade, meninos e meninas observam grandes transformações em seus corpos, que são fonte de satisfação, expectativa, medo e dúvidas. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Características sexuais secundárias, como o desenvolvimento dos ovários e a produção de óvulos, são as primeiras mudanças do período pré-puberal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento durante a adolescência.

Na fase de operações formais, espera-se que os adolescentes possam raciocinar além de suas próprias experiências, formular críticas, hipóteses e análises teóricas e fazer julgamentos de valor. Aqueles que começam a questionar decisões de figuras de autoridade e a desafiar valores sociais e religiosos seguidos por eles na infância, provavelmente entraram em desenvolvimento desviante ou delinqüente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento durante a adolescência.

A flexibilidade do pensamento adolescente sobre o mundo, como propôs Piaget, surge com o estágio das operações formais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento durante a adolescência.

A adolescência termina quando o jovem se ajusta aos padrões normais de comportamento do adulto e das expectativas da sociedade, independentemente da idade cronológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento durante a adolescência.

Cientificamente, a adolescência é um processo normativo caracterizado por conflitos interiores e instabilidade emocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases científicas da psicologia do desenvolvimento na infância e na adolescência, julgue os itens que se seguem.

No estudo do desenvolvimento humano, em particular do desenvolvimento psicológico na adolescência, um conceito fundamental em psicanálise é o de identidade. No entanto, identidade não é um conceito psicanalítico, sendo necessárias outras noções teóricas para sua compreensão. Falar de identidades sociais pressupõe a concepção de idêntico, de individualização, de diferenciação e de similaridade com outros indivíduos membros do mesmo e de outros grupos sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos fundamentos e fatos científicos da psicologia social e do desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.

Adolescentes de ambos os sexos são definidos corretamente como pessoas rebeldes porque seu comportamento é geralmente desafiante em relação às normas sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Varias teorias vêm sendo formuladas nesse sentido e uma delas é a de Jean Piaget. De acordo com Piaget, o desenvolvimento humano se dá por estágios dentro do processo evolutivo. Assinale a alternativa correta, seguindo a ordem evolutiva de acordo com Piaget.

  • A. Motor, concreto e formal.
  • B. Sensório motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
  • C. Sensório motor, operatório e concreto.
  • D. Operatório formal, concreto e pós-operatório.
  • E. Sensório concreto, operatório e pós-operatório.

Sobre o período da adolescência, marque a opção INCORRETA.

  • A. É o momento de transição no desenvolvimento, da infância para a vida adulta, com mudanças muito radicais, tanto físicas, como cognitivas e psicossociais.
  • B. Não engloba a puberdade, que é uma fase específica entre a infância e a adolescência.
  • C. Momento de grandes alterações psíquicas, quando passam a ter maior capacidade de argumentação, capacidade de abstração e deixam de ter uma visão egocêntrica sobre o mundo.
  • D. É quando o desenvolvimento cognitivo se completa, conforme Piaget, com o último estágio, o estágio operatório formal.
  • E. É o momento de obtenção da maturidade sexual.

John Bowlby foi um psicanalista que estudou o desenvolvimento infantil e criou a teoria do apego. Para ele, apego é um vínculo recíproco e duradouro entre o bebê e seu cuidador, cada um contribuindo para a qualidade do relacionamento: tanto o bebê desenvolve dispositivos que acionam o padrão de cuidado na mãe como a mãe aciona dispositivos padrões de apego à criança. Uma das pesquisadoras vinculadas a Bowlby desenvolveu os padrões de apego.

I. Apego ________ – A criança já apresenta comportamento imaturo para sua idade. Quando a mãe sai do ambiente, a criança fica desesperada e, quando a mãe retorna, fica feliz, porém revoltada por ela ter saído.

II. Apego _______ – Relacionamento cuidador-criança, provido de uma base segura. Quando a mãe sai do ambiente, a criança mostra mal-estar, mas não se abate de forma exagerada.

III. Apego ______ – A criança não se abala muito com a saída da mãe do ambiente, mostra-se pouco inibida com estranhos e até se engaja em brincadeiras com desconhecidos.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.

  • A. ambivalente / normal / evitativo
  • B. normal / ambivalente / evitativo
  • C. ambivalente / evitativo / normal
  • D. evitativo / normal / ambivalente
  • E. evitativo / ambivalente / normal.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...