Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Estudos realizados recentemente sobre a rebeldia dos adolescentes têm indicado que

  • A. como acreditava S. Freud, os conflitos com a família durante a adolescência são inevitáveis e universais.
  • B. os conflitos são menos frequentes e menos intensos em famílias afetuosas e compreensivas em relação ao adolescente.
  • C. os conflitos são menos frequentes e menos intensos em famílias mais críticas e autoritárias em relação ao adolescente.
  • D. um vínculo forte e estável entre os pais é o principal fator para a eliminação de conflitos com o adolescente.
  • E. não há relação entre a dinâmica familiar em qualquer nível e a intensidade dos conflitos com o adolescente.

O neologismo “adultescência”, surgido da junção das palavras adulto e adolescência, é cada vez mais usado pelos psicólogos. Refere-se a pessoas amadurecidas que, após os 40 anos, apresentam posturas típicas de um ser na puberdade. Para o desenvolvimento do adolescente, ter pais “adultescentes” pode ser considerado

  • A. positivo, pois haverá mais diálogo e compreensão entre o adolescente e seus pais.
  • B. indiferente, pois o adolescente sempre privilegiará o convívio com um grupo de sua idade.
  • C. negativo, pois dificulta que o adolescente se diferencie dos adultos.
  • D. negativo, porque os pais não motivarão o adolescente a conviver com grupos de sua idade.
  • E. positivo, porque isso ajudará a elaborar a moratória da adolescência.

Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação

  • A.

    comunitária.

  • B.

    filosófica.

  • C.

    religiosa.

  • D.

    escolar.

  • E.

    moral.

Com relação ao papel do psicólogo nas instituições educacionais ou socioeducativas, sob o enfoque sócio-histórico, julgue os próximos itens.

Para o psicólogo, é mais importante trabalhar o comportamento do jovem que o levou à institucionalização do que buscar entender a influência da estrutura violenta da sociedade moderna ou a violência familiar vivenciada por esses jovens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao papel do psicólogo nas instituições educacionais ou socioeducativas, sob o enfoque sócio-histórico, julgue os próximos itens.

Grandes instituições favorecem o desenvolvimento de características negativas nos jovens, enquanto instituições pequenas, com características familiares, minimizam a ideia de instituição e favorecem um clima de aprendizado e acolhimento mais saudável para o desenvolvimento socioafetivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao papel do psicólogo nas instituições educacionais ou socioeducativas, sob o enfoque sócio-histórico, julgue os próximos itens.

O psicólogo busca compreender a escola e auxiliar o processo de inclusão de seus funcionários, alunos e professores no processo de aprendizado e crescimento social.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à psicologia do desenvolvimento adulto, julgue os itens abaixo.

Conforme a teoria de desenvolvimento de Erik Erikson, os adultos jovens, tendo solucionado a crise de identidade da adolescência, confrontam-se, em seguida, com a crise da generatividade × estagnação. Nessa fase, a pessoa precisa ser produtiva de algum modo significativo, em geral por meio do trabalho ou da paternidade. Sem o senso de generatividade, a vida tende a ser vazia e sem propósito e os adultos são invadidos por um sentimento de estagnação e de empobrecimento pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à psicologia do desenvolvimento adulto, julgue os itens abaixo.

Quando a privação temporária ou a quantidade consumida causam necessidade de maior consumo de determinada droga, para satisfazer necessidade fisiológica ou psicológica, os sintomas de abstinência, são indicadores de adição a essa droga.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à psicologia do desenvolvimento adulto, julgue os itens abaixo.

De modo geral, o raciocínio dos adultos tende a ser mais pessoal, mais prático e mais integrador do que o raciocínio de crianças e adolescentes. Consideradas em conjunto, as características do raciocínio adulto são chamadas de raciocínio pós-operacional, por combinarem uma nova ordenação das operações concretas, com uma necessária subjetividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à psicologia do desenvolvimento adulto, julgue os itens abaixo.

Embora o envelhecimento seja contínuo em todos os adultos, a estreita conexão existente na infância entre as mudanças físicas e a idade cronológica se atenua e se torna menos previsível na idade adulta do que na infância, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...