Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da psicologia do desenvolvimento na adolescência, julgue os itens que se seguem.
No Complexo de Prometeu, adolescentes que geralmente são expostos a situações de maus-tratos ou à violência paterna manifestam agressividade e fantasias de poder por meio de comportamentos de caráter neurótico incendiário.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da psicologia do desenvolvimento na adolescência, julgue os itens que se seguem.
Uma das distinções entre as propostas teóricas de Piaget e Vygotsky, ambas construtivistas, está no fato de Vygotsky ter proposto sequências amplas e invariáveis de desenvolvimento intelectual.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da psicologia do desenvolvimento na adolescência, julgue os itens que se seguem.
A teoria de Kohlberg, apesar da ênfase excessiva do pensamento moral em detrimento do comportamento moral, tem sido a base para diversos programas de educação moral cognitiva em escolas de ensino médio.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da psicologia do desenvolvimento na adolescência, julgue os itens que se seguem.
O pensamento operacional formal dos adolescentes é divido em dois subperíodos: o pensamento operacional formal anterior, que envolve uma restauração do equilíbrio intelectual, e o pensamento operacional formal posterior, que implica no aumento da capacidade dos adolescentes de pensar em termos hipotéticos e de produzir pensamentos irrestritos.
Na perspectiva da Rede de Significações, o processo de circunscrição
ocorre em situações rotineiras, quando as pessoas buscam identificar os papéis sociais que lhes são prescritos.
indica que, muito embora as trajetórias de desenvolvimento possam ser múltiplas, elas não são equiprováveis.
revela a complexidade que os limites colocam para as escolhas subjetivas da ação humana.
ressalta a prioridade de se escolher determinados caminhos cognitivos sobre outros.
delimita o caráter relacional do vínculo que se pretende estabelecer entre pesquisador e pesquisado.
A proposta de que a matéria seja estruturada nos seus conteúdos "sempre dos conceitos mais gerais para os particulares", com aumento gradativo das informações, visa possibilitar que a aprendizagem conduza o aluno a uma aprendizagem de transferência para novas situações. Essa preocupação com a estrutura da matéria é evidenciada na teoria de ensino de:
Piaget
Freud
Bruner
Vygotsky
Wallon
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Para Vigotski, quais são os três aspectos básicos da visão de desenvolvimento infantil?
físico, social e afetivo
cultural, motor e social
hereditário, histórico e físico
genético, cultural e mental
instrumental, cultural e histórico
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com a teoria de Erick Erickson, o adolescente vive um período no qual as experiências da meninice são importantes na resolução dos conflitos da adolescência, que resultará na formação de sua identidade.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Sob a óptica do relativismo moral de Piaget, pode-se considerar que a criança adota um conceito inflexível de certo e de errado, flexibilizado durante a adolescência quando o jovem entende que as regras impostas pela sociedade podem ser transgredidas para atender seus interesses e necessidades, o que poderia explicar parcialmente o maior envolvimento de adolescentes em práticas ilícitas.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com o texto, a maioria dos jovens internados no sistema socioeducativo está, segundo a teoria de Piaget, no período de operações formais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...