Questões sobre Psicologia Escolar

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Juca é um menino de 10 anos, que está no 4o ano do Ensino Fundamental. A professora está convencida de que ele tem muitos problemas cognitivos, pois ele simplesmente não consegue entender o que ela diz. Por exemplo, se todos os alunos identificam facilmente, a partir da posição de bolinhas em um aquário (uma flutuando na superfície da água, outra situada no meio do aquário e, por fim, uma colada ao seu fundo), qual é a mais pesada, Juca responde que a mais pesada é a que boiava. Indagado sobre essa resposta, o menino disse que a bolinha flutuante era pesadíssima, porque a lei da gravidade não tinha conseguido puxá-la para baixo. Essa resposta de Juca mostra que ele está

  • A.

    aferrado a seu próprio ponto de vista, o que dificulta em muito que ele entenda as aulas e acompanhe as atividades propostas.

  • B.

    apresentando um pensamento messiânico típico, pouco operante, no qual tudo é possível porque o real e suas restrições não são considerados.

  • C.

    sinalizando a presença de um déficit cognitivo, que explica a razão pela qual lhe é tão difícil acompanhar a classe.

  • D.

    lidando com hipóteses, afastando-se, segundo Piaget, do estádio operatório concreto e encaminhando- se para o operatório formal.

  • E.

    dando sinais de que precisa de acompanhamento especial, pois suas respostas não evidenciam domínio daquilo que lhe é ensinado.

Sofia briga constantemente com os colegas, rasga os trabalhos de seu grupo e não aceita a autoridade dos adultos presentes na escola. Já foi muitas vezes alertada de que seria preciso mudar seu comportamento. Uma boa estratégia para lidar com essa menina é

  • A.

    desfocar a atenção de Sofia, para que ela perceba que seu comportamento causa o afastamento das pessoas que são importantes para ela.

  • B.

    dar muitas atividades individuais para Sofia, de modo que ela não se envolva em disputas com seus colegas e nem destrua o trabalho do grupo.

  • C.

    enviar a menina, assim que começar a causar problemas, para a diretoria, avisando-a de que seus pais serão notificados sobre sua conduta.

  • D.

    discutir com a classe, na ausência de Sofia, como lidar de maneira adequada com os comportamentos agressivos que ela manifesta, ajudando-a a superá-los.

  • E.

    prestar mais atenção em Sofia, motivando-a para as mudanças pretendidas e elogiando todo e qualquer esforço nessa direção.

Em um grupo de estudos, um professor comenta que está em crise: acha até que vai abandonar o magistério porque só consegue ensinar alguns alunos. Uns, segundo ele, não conseguem acompanhar a classe, enquanto outros já conhecem o conteúdo trabalhado e se entediam nas aulas. Um colega sugere, acertadamente, que ele

  • A.

    reconheça que a construção do conhecimento é uma tarefa pessoal e intransferível, que requer um nível de desenvolvimento prévio dos alunos, sem o qual não é possível aprender.

  • B.

    verifique o que cada aluno sabe e, com base nisso, forme grupos heterogêneos, que realizem diferentes tarefas, uns ajudando os outros, recorrendo ao auxílio do professor quando necessário.

  • C.

    tente uma abordagem mais motivadora, na qual, de comum acordo com a classe, sejam combinados prêmios para quem se envolver nas atividades pedagógicas.

  • D.

    fique mais atento para questões que asseguram a sistematização dos conhecimentos apresentados, insistindo em atividades mnemônicas e de fixação.

  • E.

    proponha mais atividades mentais, que exijam menos conhecimentos, para que possa dar a devida valorização às habilidades e competências que quer alcançar.

Sobre as queixas que o psicólogo escolar escuta em seu ambiente de trabalho, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    a queixa é algo aparente, algo que precisa ser analisado, em vez de torná-la como expressão verdadeira do real.

  • B.

    o psicólogo que centra sua prática na queixa, acaba por encontrar culpados por situações socialmente produzidas, ao mesmo tempo que inocentam as instituições e os poderes públicos.

  • C.

    espera-se do psicólogo escolar que ele, ao entender os motivos da queixa, fomente o debate sobre, por exemplo, a história de vida dos alunos e as condições de trabalho dos professores e, por meio disso, possibilitar a compreensão real das condições em que se dão as relações entre professor e aluno.

  • D.

    deve diagnosticar os motivos da queixa a partir dos conceitos de normalidade e anormalidade.

  • E.

    espera-se do psicólogo escolar, do ponto de vista ético, que compreenda as contradições que se aninham no seio da escola e sociedade, a fim de enfrentá-las, por meio de estratégias de desmascaramento.

O psicólogo escolar, em situações de alunos que apresentam dificuldades escolares, deve:

  • A.

    evitar interferir na relação estabelecida entre pais/filho-aluno com dificuldade escolar.

  • B.

    orientar a família para uma interação mais adequada com o filho-aluno com dificuldade escolar.

  • C.

    voltar-se para o trabalho clínico com pais e alunos; os atendimentos seriam realizados na própria escola.

  • D.

    ter atendimentos clínicos na escola voltados aos alunos que apresentam dificuldade escolar.

  • E.

    trabalhar voltado ao atendimento clínico dos pais dos alunos com dificuldades escolares e encaminhar os alunos para o Psicopedagogo.

No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.

Na opinião de pais e professores, a progressão continuada constitui solução eficaz para o fracasso escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.

Na percepção do aluno, o fracasso escolar está sempre relacionado à falta de apoio da família e não à violência na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.

Por tratar-se de problema interno à escola, a gravidez na adolescência deve ser considerada um problema de educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.

A violência e o uso de drogas constituem problemas de responsabilidade exclusiva de coordenadores e diretores de escolas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens subsecutivos.

Para que a evasão deixe de ser um agente causador do fracasso escolar, é suficiente que o professor elabore ações de integração com as famílias dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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