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As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.
A emoção é o sistema de atividade que corresponde a situações reais e é entendida como uma reação postural na exteriorização da afetividade, sendo o elemento que estabelece o vínculo entre homem e meio.
As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.
Para a psicanálise, o indivíduo deve ser capaz de mobilizar seus recursos conscientes e inconscientes para compreender ou para resolver uma situação problema. Isso significa que o ato inteligente depende de todo o conjunto de aprendizagens do indivíduo, das suas experiências guardadas na memória inconsciente e, sobretudo, da capacidade de estabelecer laços e fazer escolhas.
As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.
Piaget reconhece a influência da afetividade nas estruturas mentais.
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Para Vygotsky, o ensino escolar orienta e organiza os processos internos do desenvolvimento.
As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a educação se constituem em uma área de grande interesse para a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir, que expressam teorizações importantes e que têm influência na educação e na compreensão de processos educacionais.
A teoria construtivista defendida por Piaget teve grande impacto tanto na Europa como nos Estados Unidos da América (EUA). Segundo essa teoria, o conhecimento não é adquirido apenas pelo impacto do ambiente externo, mas também pela ação do próprio sujeito epistêmico.
No que se refere à criatividade humana e aos fatores que influenciam o desenvolvimento do potencial criativo, julgue o item seguinte.
Afirmações como Eu não me acho uma pessoa muito criativa; Eu não tenho muitas soluções para um problema; As minha soluções são as mais conservadoras possíveis expressam mitos da sociedade a respeito da criatividade.
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A teoria ecológica do desenvolvimento humano entende o desenvolvimento psicológico como uma transformação permanente que permite ao ser humano a integração de novas formas de interação com o seu ambiente físico, social e cultural.
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
As implicações pedagógicas das concepções interacionistas do desenvolvimento humano apontam a importância dada ao condicionamento de comportamentos nas atividades de ensino e a utilização de reforços para os comportamentos esperados dos alunos, como elogios, notas, diplomas e prêmios.
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A psicologia, em seu movimento de incorporação dos aspectos social e cultural para a explicação das ações dos homens e para a compreensão do seu desenvolvimento psicológico, aponta a frágil contribuição que a interação social tem no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos adultos.
A respeito do tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
As teorias da psicologia do desenvolvimento, até meados da segunda metade do século XX, propunham definir padrões normativos que pudessem explicar o que, como e por que as mudanças ocorriam na infância e na adolescência, além dos possíveis desvios que poderiam ocorrer nessa trajetória.
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