Questões sobre Psicologia Escolar

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No que se refere ao papel do psicólogo na identificação das causas da evasão e da repetência no ensino superior, assinale a opção correta.

  • A. Práticas psicopedagógicas são pouco eficientes se o estudante possuir certas características e determinados atributos individuais, limitações psicomotoras, intelectuais ou sensórias associadas a condições socioeconômicas desfavorecidas.
  • B. A democratização dos espaços educativos é garantida essencialmente pelo acesso à educação. Para que a universidade cumpra a sua função social, cada um de seus atores precisa estar consciente de seu papel primordial na transmissão do conhecimento científico.
  • C. Para reduzir a evasão e a repetência, é preciso defender as relações de poder hierárquicas entre o educador, a equipe multidisciplinar e o educando. As diferenças na autonomia intelectual precisam ser resgatadas e valorizadas em prol da ordem e da disciplina na sala de aula.
  • D. As práticas educativas devem ser revistas, criticadas, estruturadas e reestruturadas continuamente, levando-se em consideração tanto a relação entre professor e aluno, quanto a metodologia, os sistemas de avaliação e a gestão escolar.
  • E. A atuação do psicólogo escolar deve ser pautada no histórico das carências culturais dos estudantes e em visões psicologizantes associadas a práticas medicalizantes que têm uma resposta rápida para as queixas escolares.

Em casos de agressão sofrida por professores no âmbito escolar, cabe ao psicólogo

  • A. acolher e publicar, em caráter educativo, a ação de intimidação sofrida pelo professor a fim de aumentar sua capacidade de defesa.
  • B. afastar o professor e medir o nível de estresse físico desencadeado pela situação sofrida, uma vez que o bullying pode ser expresso de forma física e psicológica.
  • C. acolher o profissional agredido e identificar o comprometimento pós-traumático, bem como apoiar a escola em processos formativos que capacitem professores e alunos.
  • D. acolher o professor vítima de bullying, uma vez que este fenômeno sofrido pelo professor é caracterizado por um conjunto de atitudes agressivas, no entanto, não intencionais por parte dos alunos.
  • E. esclarecer que uma conduta agressiva deve ser entendida como violência, ainda que levadas em consideração as formas de expressão da subjetividade do estudante.

Toda e qualquer ação humana é sempre e necessariamente política, pessoal, social e histórica. A nossa ação (profissional), portanto, está sempre comprometida, tenhamos consciência disso ou não, com um projeto de sociedade. Desse modo, necessária se faz a reflexão crítica constante sobre a nossa atuação. Assim,

“as perguntas críticas que os psicólogos devem se formular a respeito do caráter de sua atividade e, portanto, a respeito do papel que está desempenhando na sociedade, não devem centrar-se tanto no onde, mas no a partir de quem; não tanto em como se está realizando algo, quanto em benefício de quem; e assim, não tanto sobre o tipo de atividade que se pratica (clínica, escolar, industrial, comunitária ou outra), mas sobre quais são as consequências históricas concretas que essa atividade está produzindo

(MARTIN- BARÓ apud ZANELLA, 2009, p.225, 226).

Considerando-se estas questões e que a função do psicólogo não é somente técnica, analise as afirmações abaixo:

I- A prática do psicólogo baseia-se, fundamentalmente, na clínica, no psicodiagnóstico e no diagnóstico institucional.

II- A atuação focada no aluno e nas famílias deve ser prioritária, enfatizando-se o contexto e o ambiente familiar.

III- Tem como papel atuar e refletir com os indivíduos para conscientizar- se junto a eles das reais dificuldades da sua sociedade.

IV- Contribuir com a análise e com o redimensionamento das relações sociais que se estabelecem no contexto educacional.

V- O fazer psicológico, no contexto escolar, caracteriza-se como ação pautada pela indignação em relação a toda e qualquer forma de violência, como ação que se opõe aos processos de exclusão social e, nesse sentido, ao fracasso escolar.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e V.
  • C. II, III e V
  • D. III, IV e V.

“A maneira de a sociedade se defender da reincidência é acolher o condenado, não mais como autor de um delito, mas na sua condição inafastável de pessoa humana”. (Miguel Reale Júnior, in Novos Rumos do Sistema Criminal). A equipe multidisciplinar que atua nos juízos responsáveis pela Execução Penal tem, entre outras atribuições, o papel de acompanhar, encaminhar e orientar condenados em diferentes regimes. A esse respeito, analise as ações a seguir:

I – capacitação profissional;

II – vagas de trabalho;

III – educação formal;

IV – medidas socioeducativas.

São ações previstas na ressocialização dos apenados:

  • A. somente I, II e III;
  • B. somente I, II e IV;
  • C. somente I, III e IV;
  • D. somente II, III e IV;
  • E. I, II, III e IV;

Para Piaget, o estágio pré-operatório apresenta como características importantes:

  • A. o exercício dos reflexos, a reação circular primária e as reações circulares secundárias;
  • B. o pensamento hipotético, o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato;
  • C. a zona de desenvolvimento proximal, o discurso privado e o discurso interno;
  • D. o egocentrismo, a centração e a aparência tomada como realidade;
  • E. a flexibilidade sociocognitiva, a inteligência hierárquica e o processamento contextual da informação.

O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.

Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.

O professor deve estabelecer cuidadosamente os critérios de avaliação dos alunos, como fator integrante do processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. O transtorno da aprendizagem sem outra especificação é uma nova categoria no DSM-IV-TR para as condições que não satisfazem os critérios para algum transtorno da aprendizagem especifico, mas causam prejuízo e refletem em capacidade de aprendizagem abaixo daquela esperada para a inteligência, a escolaridade e a idade da pessoa, como por exemplo um déficit de habilidades de ortografia.
  • B. Crianças com transtorno da matemática têm dificuldade para aprender e lembrar numerais, conseguem lembrar fatos básicos relacionados a números, são lentas e não muito precisas em cálculo, podendo ocorrer sozinho ou em combinação com transtornos da linguagem e da leitura.
  • C. O transtorno da leitura é definido como desempenho da leitura abaixo do nível esperado para a idade, a escolaridade e a inteligência da criança, com o prejuízo interferindo de forma significativa no desempenho escolar ou nas atividades da vida diária que envolvem leitura.
  • D. O transtorno da expressão escrita é caracterizado por habilidades de escrita muito abaixo do nível esperado para a idade e a capacidade intelectual da criança. Essas dificuldades prejudicam o desempenho acadêmico e a escrita na vida cotidiana.

Considerando a atuação do psicólogo em contextos educacionais, julgue os itens a seguir. O trabalho realizado pelo psicólogo escolar juntamente com professores e funcionários das instituições educacionais objetiva contribuir para análises e reformulações institucionais que, por sua vez, são viabilizadas pela investigação de convergências, incoerências, conflitos e avanços nas concepções e práticas expressas no currículo, nos processos avaliativos e nos planejamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atuação do psicólogo em contextos educacionais, julgue os itens a seguir. O psicólogo escolar trabalha para o desenvolvimento de competências profissionais nas instituições educativas realizando diagnósticos sobre as necessidades de capacitação profissional e de educação continuada, bem como elaborando programas formativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atuação do psicólogo em contextos educacionais, julgue os itens a seguir. O psicólogo escolar atua como agente de mudança quando lidera processos de melhoria organizacional fundamentados na promoção de conhecimento e no estímulo ao desenvolvimento das habilidades dos funcionários da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado
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