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No que se refere ao fracasso escolar, um dos desafios a serem enfrentados pelo psicólogo escolar, julgue os itens de 99 a 102. Na perspectiva crítica da psicologia escolar, questiona-se o uso da expressão dificuldade de aprendizagem, propondo-se a adoção do termo fracasso escolar.
Acerca de competências e inteligências múltiplas, julgue os itens subsequentes. A teoria das inteligências múltiplas substituiu o paradigma unidimensional pelo multidimensional, que propõe que as faculdades humanas são independentes em grau considerável e, ao mesmo tempo, interdependentes entre si.
No que se refere ao fracasso escolar, um dos desafios a serem enfrentados pelo psicólogo escolar, julgue os itens de 99 a 102. A instituição escolar deve assumir suas responsabilidades no que diz respeito à superação das dificuldades de aprendizagem do aluno.
Acerca de competências e inteligências múltiplas, julgue os itens subsequentes. Os indivíduos aprendem por meio de sua interação com o ambiente, que deve ocorrer de modo formal. Logo, imitação, tentativa e erro e conversas com pares são estratégias ineficientes para o aprendizado individual.
Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.
O distanciamento da família é considerado o principal fator motivador para o aluno trancar a matrícula da universidade.Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A psicologia da educação, no decorrer das duas primeiras décadas do século XX, identificou-se com as tentativas de utilizar e de aplicar na educação todos os conhecimentos potencialmente relevantes proporcionados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito da psicologia cientifica. Nesse período, existiram três áreas de pesquisa psicológica que se sobressaíram pelo seu interesse potencial na educação escolar, a saber:
Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.
O problema de ajustamento acadêmico do aluno está relacionado, provavelmente, a fatores pessoais, interpessoais ou vocacionais.Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Os estudos atuais da psicologia escolar revelam que o fracasso escolar deve ser analisado de forma multicausal, possuindo influências de diversos elementos sociais, institucionais, emocionais, entre outros. Sobre o tema, é correto afirmar que
Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.
A diminuição da crença de autoeficácia resultou da percepção mais realista do aluno sobre suas capacidades.Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
São funções do psicólogo escolar:
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