Questões sobre Psicologia Escolar

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No que se refere ao fracasso escolar, um dos desafios a serem enfrentados pelo psicólogo escolar, julgue os itens de 99 a 102. Na perspectiva crítica da psicologia escolar, questiona-se o uso da expressão dificuldade de aprendizagem, propondo-se a adoção do termo fracasso escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de competências e inteligências múltiplas, julgue os itens subsequentes. A teoria das inteligências múltiplas substituiu o paradigma unidimensional pelo multidimensional, que propõe que as faculdades humanas são independentes em grau considerável e, ao mesmo tempo, interdependentes entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao fracasso escolar, um dos desafios a serem enfrentados pelo psicólogo escolar, julgue os itens de 99 a 102. A instituição escolar deve assumir suas responsabilidades no que diz respeito à superação das dificuldades de aprendizagem do aluno.

  • E. Errado
  • C. Certo

Acerca de competências e inteligências múltiplas, julgue os itens subsequentes. Os indivíduos aprendem por meio de sua interação com o ambiente, que deve ocorrer de modo formal. Logo, imitação, tentativa e erro e conversas com pares são estratégias ineficientes para o aprendizado individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.

O distanciamento da família é considerado o principal fator motivador para o aluno trancar a matrícula da universidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A psicologia da educação, no decorrer das duas primeiras décadas do século XX, identificou-se com as tentativas de utilizar e de aplicar na educação todos os conhecimentos potencialmente relevantes proporcionados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito da psicologia cientifica. Nesse período, existiram três áreas de pesquisa psicológica que se sobressaíram pelo seu interesse potencial na educação escolar, a saber:

  • A. o estudo das diferenças individuais e a elaboração de testes, análise dos processos de aprendizagem e a psicologia da criança.
  • B. os estudos dos processos de aprendizagem, os estudos filosóficos sobre desenvolvimento humano e a psicologia da infância.
  • C. a elaboração de testes psicológicos, a psicologia da criança e a análise filosóficas do desenvolvimento cognitivo.
  • D. a psicologia da criança e do adolescente, a análise das diferenças individuais e a psicologia da personalidade.

Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.

O problema de ajustamento acadêmico do aluno está relacionado, provavelmente, a fatores pessoais, interpessoais ou vocacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os estudos atuais da psicologia escolar revelam que o fracasso escolar deve ser analisado de forma multicausal, possuindo influências de diversos elementos sociais, institucionais, emocionais, entre outros. Sobre o tema, é correto afirmar que

  • A. o psicólogo escolar deve estar atento ao contexto sócio-econômico e cultural em que o aluno está inserido para que possa compreender suas relações no processo ensino-aprendizagem.
  • B. o psicólogo escolar deve estar atento ao papel da escola na facilitação do fracasso escolar, trabalhando focado nas dificuldades de aprendizagem do aluno.
  • C. o psicólogo escolar deve compreender as relações políticas e sociais vigentes, esclarecendo que muitas vezes o aluno não aprende porque tem problemas familiares.
  • D. o psicólogo escolar deve atuar de forma preventiva, criando espaços para o atendimento psicoterápico de problemas emocionais dos alunos e, assim, evitando as situações de fracasso escolar.

Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.

A diminuição da crença de autoeficácia resultou da percepção mais realista do aluno sobre suas capacidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

São funções do psicólogo escolar:

  • A. a assessoria na elaboração, implementação e avaliação de projetos pedagógicos coerentes com os vários segmentos da escola; a análise e a intervenção relacionadas às interações em sala de aula, visando melhor aproveitamento das oportunidades educativas; e o desenvolvimento de programas junto aos pais, com orientações sobre o processo de ensino-aprendizagem.
  • B. a análise e a intervenção relacionadas às interações em sala de aula, visando melhor aproveitamento das oportunidades educativas; a promoção de reflexões junto aos docentes sobre suas práticas escolares; e a identificação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, diagnosticando e tratando seus problemas.
  • C. a assessoria na elaboração, implementação e avaliação de projetos pedagógicos coerentes com os vários segmentos da escola; concepção e execução das medidas disciplinares, quando necessário; e a promoção de reflexões junto aos docentes sobre suas práticas escolares.
  • D. o desenvolvimento de programas junto aos pais, com orientações sobre o processo de ensino-aprendizagem; concepção e execução das medidas disciplinares, quando necessário; e a análise e a intervenção relacionadas às interações em sala de aula.
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