Questões sobre Psicologia Organizacional

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No lançamento do jornal de circulação interna, uma empresa familiar de médio porte comunicou substituições na diretoria, com a contratação de pessoas selecionadas externamente. Em seu pronunciamento de posse, o novo diretor de recursos humanos anunciou mudanças que ocorreriam na empresa: implementação de medidas de contenção de despesas, instituição de ponto eletrônico para controle da jornada de trabalho e instalação de grupo de estudos para rever o código de conduta e as políticas de benefícios da empresa.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Em geral, o custo financeiro de um programa de mudança cultural é bastante elevado, pois requer planejamento de múltiplas ações e mobilização de todo o corpo funcional da empresa. Dessa forma, é mais viável implementar um programa de mudança cultural de curto prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No lançamento do jornal de circulação interna, uma empresa familiar de médio porte comunicou substituições na diretoria, com a contratação de pessoas selecionadas externamente. Em seu pronunciamento de posse, o novo diretor de recursos humanos anunciou mudanças que ocorreriam na empresa: implementação de medidas de contenção de despesas, instituição de ponto eletrônico para controle da jornada de trabalho e instalação de grupo de estudos para rever o código de conduta e as políticas de benefícios da empresa.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Um dos objetivos das medidas anunciadas é iniciar o processo de mudança cultural na empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de desempenho e competência profissionais, julgue os próximos itens.

Para avaliar o desempenho no trabalho, as competências são descritas sob a forma de comportamentos observáveis; para a formulação de ações de treinamento é necessário descrevê-las sob a forma de comportamentos desejados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de desempenho e competência profissionais, julgue os próximos itens.

A descrição de competências individuais sob a forma de referenciais de desempenho pode ser aplicada tanto a processos de gestão de desempenho de indivíduos e equipes quanto a decisões em relação a salários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de desempenho e competência profissionais, julgue os próximos itens.

Sob a perspectiva do desempenho humano no trabalho, competência individual é o conjunto de conhecimentos profissionais expressos em determinado contexto organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à síndrome de Burnout, considerada um dos fatores do estresse no volante, julgue os itens a seguir.

A síndrome de Burnout, também conhecida como estresse ocupacional ou síndrome do esgotamento profissional, tornouse uma doença exclusiva de trabalhadores da área de saúde, caracterizando-se por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo e depressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à síndrome de Burnout, considerada um dos fatores do estresse no volante, julgue os itens a seguir.

Quando a pessoa se encontra em um estágio mais avançado da síndrome do esgotamento profissional, em que a hostilidade e agressividade no trânsito intensificam-se e ocorre o colapso especificamente mental, a ajuda psicológica já não é mais eficaz.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à síndrome de Burnout, considerada um dos fatores do estresse no volante, julgue os itens a seguir.

A expressão inglesa Burnout, que significa queimar até o fim, refere-se à autopercepção que a pessoa tem de estar se acabando, exaurindo-se. A pessoa que sofre dessa síndrome recalca os conflitos, ou seja, quando surgem as manifestações físicas e os descontroles emocionais manifestados ao volante, ela percebe que algo não vai bem, contudo não procura enfrentar o problema.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização Zeta é orientada por metas com ênfase no desempenho de funcionários, dado que, nessa organização, o sistema de avaliação de desempenho tem papel relevante no gerenciamento da produtividade crescente. Todos os seus funcionários passam por uma análise de desempenho formal duas vezes por ano. Os aumentos salariais em razão de mérito fazem parte desse sistema; assim, não são todos os funcionários que são beneficiados com esse aumento. Uma das orientações da empresa é separar as informações referentes à análise do desempenho que são para uso administrativo (utilizadas para determinar quem terá aumento por mérito, por exemplo) das que servem para o desenvolvimento do funcionário (as que podem ajudar os funcionários a melhorar o seu desempenho, ou seja, as que constituem o feedback dado a eles).

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos, referentes a avaliação de desempenho no trabalho.

Na organização em tela, o processo de avaliação descrito torna impossível a avaliação e julgamento do desempenho do empregado por não conter descrições dos comportamentos desejados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização Zeta é orientada por metas com ênfase no desempenho de funcionários, dado que, nessa organização, o sistema de avaliação de desempenho tem papel relevante no gerenciamento da produtividade crescente. Todos os seus funcionários passam por uma análise de desempenho formal duas vezes por ano. Os aumentos salariais em razão de mérito fazem parte desse sistema; assim, não são todos os funcionários que são beneficiados com esse aumento. Uma das orientações da empresa é separar as informações referentes à análise do desempenho que são para uso administrativo (utilizadas para determinar quem terá aumento por mérito, por exemplo) das que servem para o desenvolvimento do funcionário (as que podem ajudar os funcionários a melhorar o seu desempenho, ou seja, as que constituem o feedback dado a eles).

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos, referentes a avaliação de desempenho no trabalho.

A separação do uso dos resultados da avaliação em para fins administrativos e para fins de desenvolvimento do empregado constitui procedimento inadequado, visto que o desenvolvimento do empregado é, por excelência, o objetivo final da avaliação de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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