Lista completa de Questões sobre Psicologia Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Em se falando de assédio moral, segundo a doutrina Doutrina Jus Navigandi temos que o sentido técnico do termo não difere muito do senso comum. O assédio moral, em doutrina, também é chamado de manipulação perversa ou terrorismo psicológico, dentre os termos mais comumente empregados para sua definição. No mundo do trabalho significa: Todos aqueles atos e comportamentos provindos do patrão, gerente, superior hierárquico ou dos colegas, que traduzem uma atitude de contínua e ostensiva perseguição que possa acarretar danos relevantes às condições físicas, psíquicas e morais da vítima. (GUEDES, 2003, p. 33).
Há uma comunicação conflitual no local de trabalho entre colegas ou entre superior e subordinado. A pessoa atacada é posta na condição de debilidade, sendo agredida direta ou indiretamente por uma ou mais pessoas, de forma sistemática, geralmente por um período de tempo relativamente longo, tendo por objetivo sua exclusão do mundo do trabalho, consistindo num processo que é visto pela vítima como discriminatório.
Há situações que configurariam assédio moral, pela sua repetição ou sistematização, de forma mais concreta que as formas sutis, mas estas não costumam ser assim consideradas.
O assédio é mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, embora não predominem condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s).
No assédio moral é inusual a limitação ou proibição de qualquer inovação ou iniciativa do trabalhador, pois a empresa poderia ser prejudicada.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Dentro do ambiente das organizações percebe-se que as emoções são um fator crítico no comportamento dos funcionários. (ROBBINS, 2002)
As emoções negativas, entretanto, raramente estão associadas a desvios de comportamento.
Desvios de comportamento são atos involuntários que violam as regras estabelecidas e ameaçam a organização, seus membros ou ambos.
Apesar disso, as organizações evitam tal tipo de assunto em seus debates porque se acredita que emoções de qualquer tipo são destruidoras.
Cortes de pessoal sempre geram desvios de comportamento.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Existem evidências de que as organizações bem sucedidas colocam as pessoas em primeiro lugar. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Os executivos mais espertos perceberam que a única vantagem competitiva real são os talentos humanos.
Empresas mais bem sucedidas valorizam a diversidade cultural porque assim conseguem transferir a autoridade e a responsabilidade para os níveis hierárquicos inferiores.
As empresas que colocam as pessoas em primeiro lugar fazem-no porque empresas de política de emprego vitalício decidem pelo não abandono desta posição, visto que conseguem uma postura mais agressiva no mercado globalizado.
O investimento em treinamento é resultante de políticas de corte de pessoal quando a empresa enfrenta dificuldades.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
A estafa é um estado de desgaste psicológico que um funcionário pode experimentar após longos períodos trabalhando. Ocorre exaustão emocional e baixa motivação para trabalhar. (SPECTOR, 2006).
I - A exaustão emocional é o sentimento de cansaço e fadiga no trabalho.
II - A despersonalização é um sintoma decorrente e é o desenvolvimento de um sentimento cínico e hostil em relação aos outros, gerando tratamento brutalizado e sem cuidado com as outras pessoas no trabalho.
III - A redução da realização pessoal é outro sentimento comum, onde a pessoa considera que não está realizando nada de importante no trabalho.
Todas estão certas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
A teoria da autoeficácia afirma que a motivação e o desempenho são em parte determinados pela crença das pessoas sobre o quanto elas podem ser eficientes. (BANDURA, 1982).
O esforço empreendido é consideravelmente maior na pessoa com baixa autoeficácia.
Pessoas com grande autoeficácia consideram-se capazes de realizar as coisas e motivam-se a realizar o esforço necessário para esta realização.
A autoeficácia é invariável de uma para outra tarefa que o indivíduo empreenda.
Pessoas com elevada autoeficácia mostram-se competentes em qualquer tipo de atividade.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
A pesquisa costuma ser uma atividade importante do psicólogo do trabalho e tem norteado ações organizacionais desde o advento da psicologia científica. Isso porque:
A maior parte das pesquisas em psicologia organizacional e do trabalho ocorre no próprio ambiente organizacional, mas muitas delas também são realizadas em ambiente de laboratório.
É desaconselhável utilizar a mesma localização física tanto para o estudo de campo quanto o de laboratório.
Empresas caracterizam-se como ambientes de laboratório, quando se estuda o comportamento do funcionário.
O ambiente de campo é aquele no qual o fenômeno de interesse não ocorre naturalmente.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Conforme Jacques (2003) existem várias abordagens teórico-metodológicas em saúde/doença mental e trabalho, como por exemplo, a teoria sobre estresse, a psicodinâmica do trabalho, a formulada com base no modelo epidemiológico e/ou diagnóstico médico e os estudos e pesquisas em subjetividade e trabalho. Essa visão do autor nos leva a compreender que:
A nível individual, as abordagens mais importantes relacionam-se com o estilo de vida pessoal, incluindo a dieta, atividades físicas, comportamento preventivo e controle do estresse.
No paradigma biológico define-se saúde como uma condição multidimensional, avaliada numa escala contínua, resultante de complexa interação de fatores hereditários, ambientais e do estilo de vida.
As mudanças positivas no bem-estar psicológico, segundo parâmetros sócio-históricos, devem-se à interação de mecanismos fisiológicos e psicológicos.
Do ponto de vista psicossocial aparecem os diversos níveis de exigências da vida em sociedade e das relações com outros seres humanos, seja a nível comunitário ou no trabalho, capazes de gerar ansiedade e estresse.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
Dejours (1992) esclarece que a organização do trabalho pode estabelecer uma relação de dominação da vida psíquica do sujeito e da ocultação de seus desejos. Como psicopatologista do trabalho, Dejours recomenda o estudo da psicodinâmica do trabalho, com o intuito de relacionar os processos psíquicos e a realidade de trabalho vivenciada pelo sujeito.
Não podemos, entretanto, afirmar que existam outros níveis de exigências da vida em sociedade e das relações com outros seres humanos que sejam capazes de gerar tanta ansiedade e estresse.
A nível individual, os fatores mais importantes relacionam-se com o estilo de vida pessoal, incluindo a dieta, atividades físicas, comportamento preventivo e controle do estresse. A atuação nesses fatores impede o desenvolvimento das chamadas doenças ocupacionais.
A psicologia aponta para a influência dos aspectos (inter e intra) subjetivos e as necessidades individuais como fator determinante no desempenho e na percepção de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) de cada um.
Fatores hereditários são prevalecentes quando se fala do nível de qualidade de vida das pessoas.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
O ambiente de trabalho, a estrutura corporativa e outras interações entre emprego e empregado contribuem para as respostas individuais de stress e tensão.
A organização acaba tendo problemas de desempenho ruim, baixa moral, alta rotatividade, absenteísmo e violência no local de trabalho em decorrência de dificuldades no ambiente de trabalho.
O stress pode afetar as atitudes e comportamentos de um indivíduo, mas só depois de muitos anos esses efeitos começam a ser negativos.
A má comunicação organizacional e o conflito interpessoal estão associados a várias manifestações de stress ocupacional, embora de pouca importância, predominando no trabalhador os conflitos familiares.
Stress pode ser evitado com ações médicas e psicológicas.
Para as questões abaixo (16 a 40), assinale a alternativa que melhor completa a ideia do enunciado.
O clima organizacional é caracterizado como baixo se houver estados de desinteresses, apatia, insatisfação, depressão, inconformidade, agressividade e tumulto, sintomas importantes de stress no trabalho.
Mais do que um estado de espírito, o stress é a reação do indivíduo a uma adaptação e pode causar um conjunto de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais. As reações psicológicas envolvem respostas emocionais, como: ansiedade, frustração, raiva. As reações físicas incluem sintomas como dores de cabeça, problemas digestivos e doenças. Já as reações comportamentais são respostas aos fatores estressantes e inclui a utilização de substâncias, a ocorrência de acidentes e rotatividade.
Os psicólogos do trabalho dedicam-se a estudar os fatores de stress e a promover ações preventivas e paliativas.
As reações físicas devem ser um alerta para que se verifiquem os fatores que as desencadeiam, evitando-se de cair no erro de considerá-las meramente como eventos médicos.
O clima organizacional negativo é decorrente do stress de seus colaboradores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...