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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta, acerca da noção de falha humana.
As situações de trabalho são totalmente previsíveis, o problema encontra-se na negligência humana.
Nem tudo é antecipável no trabalho, o qual nem sempre é exequível em todas as suas determinações.
A intervenção humana adequada e controlada elimina as falhas no trabalho.
Cumprir o trabalho prescrito sem nenhuma alteração mantém as falhas fora do processo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Denise, fundadora de uma pequena empresa de consultoria de marketing e relacionamento com a mídia, descobriu que alguns dos seus quinze empregados levavam queixas a um consultor sênior da empresa e não a ela. Sabendo que era importante compreender a comunicação que ocorria entre os empregados e entender como a maior parte da informação e influência realmente fluía em sua empresa, além de estar perturbada com o fato de não estar a par das informações de sua firma, Denise criou novo cargo planejador de avaliações para manter todas as pessoas interligadas. Desse modo, todos os trabalhadores da empresa conseguiriam obter as informações desejadas. O planejador de avaliações tinha a função de manter Denise informada acerca dos problemas e do fluxo de informações. Além disso, todos estariam incluídos na esfera dessas informações.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.
Os mecanismos informais de ajuste mútuo são utilizados nas organizações pequenas e flexíveis, como a empresa citada acima.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Na gestão do conhecimento o gestor
tradicional aprende quando alguém lhe ensina.
do conhecimento aposta no aprendizado que ocorre na sala de aula.
tradicional encara a educação como uma atividade permanente para a toda a vida.
do conhecimento decide intencionalmente o que aprender.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Hoje em dia, as pessoas pertencem a vários grupos e a várias organizações simultaneamente, desempenhando diversos papéis e ocupando, ao mesmo tempo, diversas posições na esfera social, o que tem provocado mudanças na atuação dessas mesmas pessoas nas organizações. No que se refere à teoria das organizações e às concepções de trabalho, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a abordagem contingencial e sistêmica, uma organização pode ser considerada como um conjunto de partes diferenciadas, com pouca conexão entre as partes, uma vez que os objetivos comuns são impostos pela elite dominante.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta, acerca do modelo de organização de conhecimento.
As pessoas devem passar por um processo de desaprendizagem em relação aos modelos mentais.
A intuição deve ser evitada na gestão do conhecimento tendo em vista a complexidade do ambiente organizacional.
O estilo gerencial deve fomentar princípios como a participação e a flexibilidade, e desincentivar a autonomia e a individualidade.
A cultura da organização deve restringir as atividades criadoras do conhecimento, mantendo como princípios fundamentais a franqueza e a colaboração.
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Hoje em dia, as pessoas pertencem a vários grupos e a várias organizações simultaneamente, desempenhando diversos papéis e ocupando, ao mesmo tempo, diversas posições na esfera social, o que tem provocado mudanças na atuação dessas mesmas pessoas nas organizações. No que se refere à teoria das organizações e às concepções de trabalho, julgue os itens subsequentes.
Segundo a escola comportamental, o trabalho só tem sentido enquanto existe atividade grupal, pois recompensas e sanções provenientes do grupo social têm maior influência do que aquelas da estrutura formal.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Para um treinamento com foco na motivação do pessoal é necessário diferenciar as motivações internas das externas. Assinale a opção correta, acerca dos tipos de motivação.
As motivações internas como a sede, fome, sono, desejos, interesses são facilmente controláveis.
As motivações externas como dinheiro, prêmio, títulos são passíveis de controle.
A motivação externa é duradoura, focada no ter ou no possuir.
A motivação interna é temporária e vulnerável por focar-se no ser.
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Hoje em dia, as pessoas pertencem a vários grupos e a várias organizações simultaneamente, desempenhando diversos papéis e ocupando, ao mesmo tempo, diversas posições na esfera social, o que tem provocado mudanças na atuação dessas mesmas pessoas nas organizações. No que se refere à teoria das organizações e às concepções de trabalho, julgue os itens subsequentes.
A abordagem da burocracia concebe a organização como um caos programado que apresenta racionalidade limitada, na medida em que as decisões são tomadas por pessoas que são limitadas por seu processamento cognitivo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Resolução sistemática de problemas e a insistência em realizar diagnósticos emperram o processo de aprendizagem e a tomada de decisões.
A escolha dos métodos e processos é a fase do planejamento em que se define se o treinamento será do tipo escolar ou formal, ou do tipo informal, no trabalho.
Durante o planejamento do treinamento, na etapa de análise do trabalho, identificam-se os pontos críticos nas tarefas e no pessoal a ser treinado.
Uma das etapas do planejamento do treinamento implica em definir o modelo do treinamento como informativos, comportamentais ou centrados na pessoa.
Uma etapa do planejamento do treinamento inclui a maximização do desempenho profissional e motivacional para atingir melhor produtividade.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
São meios utilizados para o levantamento de necessidades de treinamento/capacitação: I – Avaliação de desempenho. II – Questionários. III – Entrevista com supervisores e gerentes. IV – Análise de cargos.
Apenas os itens II e IV são falsos.
Apenas os itens I e II são verdadeiros.
Os itens I, II, III e IV são verdadeiros.
Os itens I, II, III e IV são falsos.
Apenas o item I é falso.
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