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Um psicólogo realiza a seleção dos integrantes para um novo setor em sua organização. Após duas semanas de convivência, o psicólogo é alertado para um grande problema: o grupo não está conseguindo atingir as metas do setor. Além disso, existem alguns conflitos dentro do grupo. O psicólogo explica que tal situação já era prevista, baseando-se no modelo de desenvolvimento de grupo de Lacoursiere, composto por cinco estágios, entre os quais o estágio de resolução (normalização). Este estágio se caracteriza por um(a)
Diante de uma discussão sobre a teoria de liderança que melhor se aplica ao contexto de sua organização, um psicólogo argumenta favoravelmente à Teoria LPC de liderança, de Fred Flieder. Tal teoria tem como base a(s)
Em uma empresa, um grupo de funcionários aumentou seu grau de coesão. Situações como essa remetem a um fator que contribui para o aumento da coesão de um grupo, que é o fato de haver
Ao discutir a relação entre liderança e confiança nas organizações, Drummond (2007) afirma que a liderança
Após a leitura da obra de Goulart (2002), um psicólogo elencou os fundamentos da metodologia do desenvolvimento de equipes, destacando:
I - vivências que possibilitem o desenvolvimento de autoavaliações e aprofundamento da autopercepção;
II - experiências que possibilitem o desenvolvimento da avaliação do outro e da oferta de feedback construtivo, capaz de criar confiança entre os participantes, para que as questões possam ser tratadas com extrema clareza;
III - valorização da interdependência, do trabalho cooperativo, da sinergia e da polivalência, em contraposição ao estrelismo, ao isolado, ao "melhor que os outros", ao especialista;
IV - questionamento das verdades absolutas, das certezas, do caminho único, do imutável, que passam a ser substituídos pelo questionamento constante.
Correspondem a essa metodologia os fundamentos
Para desenvolver uma intervenção grupal na organização, Fleury (2005) destaca dois métodos que devem ser utilizados por permitirem a escuta de diversas questões trazidas pelo grupo, favorecendo uma evolução como equipe ou time, por meio de uma dinâmica relacional e de um percurso saudáveis, com espontaneidade e criatividade. Tais métodos são:
Psicologia - Psicologia Organizacional - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O ambiente institucional agrega conflitos no interior dos grupos. Qual o papel do psicólogo ao detectar o poder atuando nessas situações?
Fortalecer o grupo atuando sobre a ideologia instituída.
Fazer circular o foco de ação de poder para que não atue em um único ponto.
Confundir a ação do grupo de poder para minimizá-la.
Reafirmar a ideologia institucional como forma de aproximação dos demais.
Focar a atenção na onipotência do grupo como estratégia de mudança.
Ao caracterizar a diferença entre equipes de trabalho e grupos de trabalho, Goulart (2002) afirma que
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O que Bleger chama de sociabilidade sincrética quando se refere ao grupo como instituição e o grupo nas instituições?
O que se coloca de forma independente.
O que se refere a um fundo comum da sociabilidade.
O que permite a iminência do acontecimento.
O que possibilita predizer o tipo de relação.
O que existe durante a falta de interação, no silêncio da comunicação.
Charan (2008), após várias décadas de observação da forma pela qual os líderes se desenvolvem ou deixam de se desenvolver, chegou à conclusão de que:
I - nem todos podem se tornar líderes;
II - a liderança deve ser desenvolvida a partir de um programa de aulas e instrução;
III - a liderança é desenvolvida por meio da prática e autocorreção;
IV - a liderança ocorre naturalmente com a experiência de muitos anos em uma empresa;
V - o trabalho do CEO requer gigantescos saltos de aprendizado.
De acordo com as concepções do autor, são corretas APENAS as conclusões
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