Questões sobre Psicologia Organizacional

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Um psicólogo realiza a seleção dos integrantes para um novo setor em sua organização. Após duas semanas de convivência, o psicólogo é alertado para um grande problema: o grupo não está conseguindo atingir as metas do setor. Além disso, existem alguns conflitos dentro do grupo. O psicólogo explica que tal situação já era prevista, baseando-se no modelo de desenvolvimento de grupo de Lacoursiere, composto por cinco estágios, entre os quais o estágio de resolução (normalização). Este estágio se caracteriza por um(a)

  • A. aprendizado de que não há coincidência entre aquilo que os membros do grupo esperam ou desejam da experiência grupal e o que sentem que realmente está acontecendo.
  • B. compromisso entre as expectativas e as realidades e uma elevação nas habilidades para completar a tarefa como foi originalmente construída ou redefinida
  • C. preocupação dos participantes com o que conseguiram realizar e com a dissolução iminente do grupo, havendo diminuição do trabalho na tarefa designada para o grupo
  • D. série de expectativas positivas de que algo bom virá da participação em grupo, mesmo que ainda estejam presentes indicativos de ansiedade no grupo.
  • E. presença de sentimentos positivos de ansiedade em fazer parte da experiência e a esperança de um bom resultado, o que ultrapassa os sentimentos negativos de desestímulo.

Diante de uma discussão sobre a teoria de liderança que melhor se aplica ao contexto de sua organização, um psicólogo argumenta favoravelmente à Teoria LPC de liderança, de Fred Flieder. Tal teoria tem como base a(s)

  • A. explicação e a reconciliação da personalidade do líder e das complexidades das diversas situações, argumentando que a eficiência de um líder depende da situação.
  • B. existência de cinco diferentes tipos de tomada de decisão do líder: AI (Autocrático I); AII (Autocrático II); CI (Consultivo I); CII (Consultivo II) e GII (Grupo).
  • C. existência de duas variáveis: o comportamento do líder, tanto na orientação para as tarefas como no relacionamento com seus liderados, e a maturidade dos seus subordinados.
  • D. premissa de que o relacionamento de alta qualidade entre líderes e liderados é formado a partir da Lealdade, do Afeto, da Contribuição e do Respeito Profissional.
  • E. premissas que envolvem o grau da crença da performance e o valor dessa crença para cada pessoa, considerando a existência de quatro categorias de líderes: diretivo, apoiador, participativo e orientado para realizações.

Em uma empresa, um grupo de funcionários aumentou seu grau de coesão. Situações como essa remetem a um fator que contribui para o aumento da coesão de um grupo, que é o fato de haver

  • A. um número elevado de componentes.
  • B. diversidade de interesses entre os membros
  • C. contato constante com outros grupos
  • D. ameaças frequentes
  • E. insucesso na realização das tarefas

Ao discutir a relação entre liderança e confiança nas organizações, Drummond (2007) afirma que a liderança

  • A. tem um efeito moderador e facilitador, não podendo ser considerada como uma variável de causa direta sobre climas de confiança e colaboração nas organizações.
  • B. contribui positivamente para a confiança organizacional, ao ser inicialmente autoritária, passando a ser democrática após seu total estabelecimento
  • C. promove o desenvolvimento da confiança organizacional, ao conseguir que os talentos individuais sejam modificados.
  • D. é distinta e inconciliável em relação à confiança organizacional
  • E. é capaz de promover a confiança organizacional, na medida em que o líder abandona seus objetivos e promove as metas de cada membro do grupo.

Após a leitura da obra de Goulart (2002), um psicólogo elencou os fundamentos da metodologia do desenvolvimento de equipes, destacando:

I - vivências que possibilitem o desenvolvimento de autoavaliações e aprofundamento da autopercepção;

II - experiências que possibilitem o desenvolvimento da avaliação do outro e da oferta de feedback construtivo, capaz de criar confiança entre os participantes, para que as questões possam ser tratadas com extrema clareza;

III - valorização da interdependência, do trabalho cooperativo, da sinergia e da polivalência, em contraposição ao estrelismo, ao isolado, ao "melhor que os outros", ao especialista;

IV - questionamento das verdades absolutas, das certezas, do caminho único, do imutável, que passam a ser substituídos pelo questionamento constante.

Correspondem a essa metodologia os fundamentos

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas
  • C. II e III, apenas
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Para desenvolver uma intervenção grupal na organização, Fleury (2005) destaca dois métodos que devem ser utilizados por permitirem a escuta de diversas questões trazidas pelo grupo, favorecendo uma evolução como equipe ou time, por meio de uma dinâmica relacional e de um percurso saudáveis, com espontaneidade e criatividade. Tais métodos são:

  • A. entrevista individual e escalas
  • B. sociodrama e pesquisa-ação.
  • C. observação sistemática e pesquisa documental.
  • D. questionários e escalas.
  • E. testagem psicológica e pesquisa longitudinal.

O ambiente institucional agrega conflitos no interior dos grupos. Qual o papel do psicólogo ao detectar o poder atuando nessas situações?

  • A.

    Fortalecer o grupo atuando sobre a ideologia instituída.

  • B.

    Fazer circular o foco de ação de poder para que não atue em um único ponto.

  • C.

    Confundir a ação do grupo de poder para minimizá-la.

  • D.

    Reafirmar a ideologia institucional como forma de aproximação dos demais.

  • E.

    Focar a atenção na onipotência do grupo como estratégia de mudança.

Ao caracterizar a diferença entre equipes de trabalho e grupos de trabalho, Goulart (2002) afirma que

  • A. nos grupos de trabalho existe uma unidade na qual o trabalho de um só tem sentido se analisado em relação ao todo.
  • B. no grupo de trabalho o desempenho das pessoas deixa de ser um problema particular para ser uma questão coletiva
  • C. uma equipe de trabalho interage principalmente para partilhar informação e tomar decisões que ajudem cada membro a desempenhar sua função dentro de sua área de responsabilidade.
  • D. nas equipes de trabalho não há sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a soma dos insumos, existindo uma soma das contribuições individuais.
  • E. nas equipes de trabalho, apesar de haver interesse na realização da tarefa, as pessoas são ligadas pela emoção, valorizando mais a amizade e o apoio mútuo.

O que Bleger chama de sociabilidade sincrética quando se refere ao grupo como instituição e o grupo nas instituições?

  • A.

    O que se coloca de forma independente.

  • B.

    O que se refere a um fundo comum da sociabilidade.

  • C.

    O que permite a iminência do acontecimento.

  • D.

    O que possibilita predizer o tipo de relação.

  • E.

    O que existe durante a falta de interação, no silêncio da comunicação.

Charan (2008), após várias décadas de observação da forma pela qual os líderes se desenvolvem ou deixam de se desenvolver, chegou à conclusão de que:

I - nem todos podem se tornar líderes;

II - a liderança deve ser desenvolvida a partir de um programa de aulas e instrução;

III - a liderança é desenvolvida por meio da prática e autocorreção;

IV - a liderança ocorre naturalmente com a experiência de muitos anos em uma empresa;

V - o trabalho do CEO requer gigantescos saltos de aprendizado.

De acordo com as concepções do autor, são corretas APENAS as conclusões

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV
  • D. IV e V.
  • E. I, III e V.
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