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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão de grupos e equipes pode ser o elemento-chave para garantir eficácia e eficiência organizacional. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
As competências podem ser definidas a partir de conhecimentos, habilidades e atitudes dos funcionários e, também, como produto de três fatores: saber fazer, querer fazer e poder fazer.
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Com relação aos métodos de pesquisa em psicologia organizacional, julgue os itens subseqüentes.
O planejamento do tipo survey permite a obtenção de dados relativos ao comportamento efetivo das pessoas em situação laboral. Os grupos focais permitem a obtenção de dados sobre as atitudes e percepções das pessoas sobre diferentes variáveis.
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Com relação aos métodos de pesquisa em psicologia organizacional, julgue os itens subseqüentes.
A pesquisa em psicologia organizacional tem tradição acadêmica, com centralização da produção de conhecimentos voltada para o estabelecimento da área como disciplina científica. Por isso, a pesquisa nessa área não tem aplicabilidade na realidade corporativa.
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Com relação aos métodos de pesquisa em psicologia organizacional, julgue os itens subseqüentes.
No cenário brasileiro, a psicologia organizacional estabeleceu-se como disciplina científica que contribui para a prática de gestão, a inserção profissional e a produção de conhecimentos. Atualmente, contudo, há psicólogos que atuam, ainda, como tecnólogos e adotam técnicas de validade incerta.
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Com relação aos métodos de pesquisa em psicologia organizacional, julgue os itens subseqüentes.
A pesquisa em psicologia organizacional é desenvolvida em campo, onde o fenômeno acontece naturalmente, e em laboratório, quando o pesquisador cria o acontecimento do fenômeno. Cada uma dessas modalidades requer ambiente físico próprio.
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Com relação aos métodos de pesquisa em psicologia organizacional, julgue os itens subseqüentes.
Embora os estudos na área de psicologia organizacional sejam, em sua maioria, não-experimentais, os delineamentos experimentais e quasi-experimentais são relevantes pelo controle que eles permitem.
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Com relação aos métodos de pesquisa em psicologia organizacional, julgue os itens subseqüentes.
O problema de generalização dos resultados de pesquisa está circunscrito aos estudos de laboratório, uma vez que os estudos no ambiente de campo são, por natureza, aplicados.
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Com relação ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos, julgue os itens seguintes.
Entende-se por critério de desempenho o padrão pelo qual é possível julgar o desempenho, caracterizando-o como bom/ruim ou satisfatório/insatisfatório. O critério teórico é a definição do que é um bom desempenho, enquanto o critério real refere-se à forma como o critério teórico é operacionalizado ou como ele é medido.
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Com relação ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos, julgue os itens seguintes.
Treinamento refere-se a ações cujo objetivo é melhorar o desempenho da pessoa no cargo por ela ocupado, enquanto desenvolvimento refere-se a ações para capacitar a pessoa na ocupação de novos cargos; educação, sendo mais ampla que treinamento e desenvolvimento, fornece experiências e oportunidades para o crescimento pessoal do empregado.
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Com relação ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos, julgue os itens seguintes.
Características como idade, motivação, auto-eficácia e locus de controle podem explicar a diferença de resultados em um treinamento com sujeitos que possuem o mesmo nível de conhecimento e o mesmo domínio de habilidades.
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