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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência ao processo de recrutamento e seleção do psicólogo organizacional no âmbito desse processo, assinale a opção correta.
Os recrutamentos interno e externo não devem ser realizados em concomitância, pois a adoção do recrutamento externo isoladamente gera motivação dos empregados para se desempenharem melhor, aumentando também o comprometimento.
Como prática tradicional da psicologia, a seleção de pessoal tem sofrido diferentes transformações. Entre as técnicas reconhecidas pelo CFP mais adotadas atualmente em processos seletivos estão as entrevistas, os testes psicológicos e grafológicos e as dinâmicas de grupo.
A Internet pode ser usada como um instrumento de recrutamento, porém não de pré-seleção, devido a sua curta durabilidade.
A descrição de cargos é a base para um processo de recrutamento e seleção efetivo, dado que a mesma fornece informações sobre o perfil profissiográfico que a pessoa deve possuir para ocupar o cargo.
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Julgue os seguintes itens, relativos a organização e condições de trabalho.
No mundo do trabalho, a prescrição de regras, procedimentos e rotinas é habitual. Mesmo sob a égide dessas regras, os comportamentos dos trabalhadores na situação de trabalho evidenciam um grande número de ações imprevistas ou reconstruídas. Essa diferença entre o trabalho prescrito e o trabalho real é um elemento relevante para a compreensão das gestões do trabalho e da conduta das pessoas nas situações laborais.
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Com referência às ações de treinamento e desenvolvimento (T&D), assinale a opção incorreta.
As ações de T&D estão sendo renovadas nos seus procedimentos e são fatores de competitividade já que estão ligadas a mudanças culturais e tecnológicas.
Os fatores que influenciam o desempenho competente após uma ação de treinamento incluem condições externas à aprendizagem natural (ex.: suporte gerencial e psicossocial), condições externas à aprendizagem induzida (ex.: qualidade das mídias) e condições internas (ex.: motivação para aprender).
Nas ações de T&D, há situações em que o ensino a distância (EaD) pode se mais vantajoso para a organização que a modalidade de ensino presencial. A transformação de uma modalidade para outra requer um planejamento instrucional diferenciado, que demanda estratégias específicas.
A avaliação das ações de T&D deve ser feita logo após o treinamento pois, quanto mais distante do evento, menos a pessoa se lembra dele, reduzindo a sua validade e tornando menos positiva a relação custo-benefício.
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Julgue os seguintes itens, relativos a organização e condições de trabalho.
Os pressupostos da OCT, no âmbito de gestão do trabalho, não estão presentes em instituições contemporâneas (públicas ou privadas), haja vista sua circunscrição temporal e sua substituição por novas formas de gestão mais preocupadas com a saúde e o bem-estar do trabalhador.
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O contexto sociotecnológico e o desenvolvimento científico influenciam as práticas sociais, entre elas a atuação do psicólogo organizacional. Tendo em vista que o psicólogo deve estar atento a essas mudanças que transformaram algumas práticas de trabalho e criaram outras, assinale a opção incorreta.
A análise do trabalho tende a deixar de ser somente a descrição do cargo atual e agrega uma visão prospectiva que busca integrar a perspectiva das mudanças no trabalho.
Houve uma ampliação no cargo do psicólogo, no sentido de realizar tarefas originalmente consideradas de outros profissionais e que hoje são incorporadas ao leque de competências do psicólogo organizacional.
O psicólogo organizacional passou a ser demandado em decisões de nível estratégico, contribuindo com os processos de mudança implementados. No entanto, esse profissional ainda não é demandado com relação às políticas de ações organizacionais.
As atividades de recrutamento e seleção são amplamente terceirizadas por empresas que agregam psicólogos autônomos e contratados.
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Julgue os seguintes itens, relativos a organização e condições de trabalho.
A organização científica do trabalho (OCT), concebida por Taylor, não foi a precursora da divisão do trabalho, mas a institucionalizou em uma dupla divisão social: uma horizontal, parcelamento de tarefas, e uma vertical, cisão entre a concepção e a execução.
Considere as seguintes afirmações sobre os fundamentos teóricos da psicologia institucional:
I. Na sociabilidade sincrética, observa-se um estado de fusão entre os membros do grupo caracterizado por um funcionamento baseado na comunicação pré-verbal.
II. A burocracia formaliza uma relação de poder que perpassa toda a vida social e, mediante a desigualdade e alienação, define o que deve ser feito e como deve ser feito pelos indivíduos.
III. A instituição criva o funcionamento do grupo e precisa ser distinguida em dois níveis: o instituído que aponta a fixidez e a cristalização das formas de relação e o instituinte que mostra a possibilidade de inventar novas formas de relação.
IV. O grupo pode assumir uma configuração simbiótica ou dependente, na qual se observa uma tendência à anulação dos limites e às diferenças entre os participantes e as tarefas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que identifica corretamente a associação entre a concepção teórica e seu respectivo autor.
II e III – Berger; I e IV – Lapassade.
I, II e IV – Berger; III – Lapassade.
II e IV - Berger; I e III – Lapassade.
I e IV – Berger; II e III – Lapassade.
III – Berger; I, II e IV – Lapassade.
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O desempenho das organizações depende, entre outros fatores, do desempenho de grupos e equipes de trabalho. Com relação a grupos e equipes, julgue os itens subseqüentes.
A diversidade em equipes (heterogeneidade) oferece novas perspectivas para diferentes questões, facilitando a resolução de problemas e a geração de novas idéias, aumentando a criatividade, tornando mais fácil a tarefa de unificar a equipe e impactando positivamente a obtenção de acordos.
Uma escola, num bairro do Recife, viveu, segundo o relato de um aluno, a seguinte situação: "Os professores faltavam com freqüência e mal cumpriam o programa das disciplinas. Nós, alunos, também faltávamos muito ou chegávamos atrasados. Quando queríamos, fazíamos as tarefas e as provas. O professor dava um jeito de passar todo mundo. O diretor não tomava providências, parecia que não se importava, era como se suas preocupações fossem outras".
Considerando este relato, assinale a resposta que identifica corretamente o tipo de liderança exercida pelo Diretor:
democrática
autocrática.
situacional.
Laissez-Faire (Permissiva).
paternalista.
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O desempenho das organizações depende, entre outros fatores, do desempenho de grupos e equipes de trabalho. Com relação a grupos e equipes, julgue os itens subseqüentes.
Para um desempenho ótimo de uma equipe, a confiança entre seus membros no tocante à competência é o aspecto mais importante. Outros elementos, como confiança na integridade, na lealdade e na abertura para compartilhar idéias, não são vistos como impactantes no desempenho.
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