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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as figuras I e II acima, que ilustram modelos de estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.
Os fatores críticos de sucesso do modelo apresentado na figura II incluem a integração dos esforços do projeto às funções da organização e a definição clara de responsabilidades de cada subestrutura.
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Considerando as figuras I e II acima, que ilustram modelos de estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.
O modelo de estrutura organizacional apresentado na figura II pressupõe uma dupla cadeia de comando.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as figuras I e II acima, que ilustram modelos de estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.
A partir da característica de especialização, intrínseca ao modelo da figura I, a coordenação interdepartamental e a comunicação entre os gestores favorecem a tomada de decisão no âmbito organizacional.
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A respeito da atuação do psicólogo na organização, julgue os itens a seguir.
A prática do psicólogo organizacional exige rigor ético, visão sistêmica e flexibilidade para atuar em equipe multiprofissional, bem como conhecimento das políticas e dos objetivos organizacionais para contribuir com as decisões do nível estratégico.
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A respeito da atuação do psicólogo na organização, julgue os itens a seguir.
É atribuição do psicólogo avaliar as características psicométricas dos instrumentos a serem utilizados em seleção de pessoal, tais como precisão, existência de normas específicas e atualizadas para a população brasileira e evidências de validade desses instrumentos, de acordo com o contexto em que serão aplicados.
O treinamento na empresa pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local. Quanto à finalidade, o treinamento pode voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza-se a
melhoria nos relacionamentos interpessoais.
mudança de atitudes.
mudança de comportamentos.
mudança de valores.
aquisão de conhecimento.
Autoavaliação; avaliações psicológicas; administração por objetivos e centro de avaliações são técnicas de avaliação orientadas para
a ação imediata.
o passado.
o desempenho.
o futuro.
o presente.
A aplicação do coaching tem foco
na percepção positiva dos clientes externos; maior visibilidade no mercado e elevada produtividade.
na formação e aperfeiçoamento de competências; fortalecimento da confiança, via parceria, e o desenvolvimento integrado das pessoas da organização e na organização.
no aumento dos recursos materiais; percepção positiva dos clientes externos e aumento da maturidade das equipes.
na diminuição com gastos em treinamento e desenvolvimento; maior objetividade para com os processos de recursos humanos e aceitação da diversidade.
no aumento dos recursos financeiros; aceitação da diversidade e integração das equipes para o alcance de resultados diferenciados.
Balanced Scoprecard (BSC) é um sistema que surgiu com o intuito de avaliar o desempenho sob quatro perspectivas:
financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
recursos, competências, desempenho e resultados.
competências, desempenho, produtividade e resultados.
fatores de desempenho, objetivos pré-definidos, competências e resultados.
dos clientes internos, dos clientes externos, do desempenho percebido pelo colaborador e dos resultados.
Os grupos informais surgem da interação entre os membros da organização. A participação é voluntária e baseiase com mais ênfase na
organização do trabalho.
projeção.
atração pessoal.
relativa identificação pessoal.
reação positiva dos participantes para eventos considerados conflitantes.
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