Questões sobre Psicologia Organizacional

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Considerando as figuras I e II acima, que ilustram modelos de estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.

Os fatores críticos de sucesso do modelo apresentado na figura II incluem a integração dos esforços do projeto às funções da organização e a definição clara de responsabilidades de cada subestrutura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as figuras I e II acima, que ilustram modelos de estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.

O modelo de estrutura organizacional apresentado na figura II pressupõe uma dupla cadeia de comando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as figuras I e II acima, que ilustram modelos de estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.

A partir da característica de especialização, intrínseca ao modelo da figura I, a coordenação interdepartamental e a comunicação entre os gestores favorecem a tomada de decisão no âmbito organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da atuação do psicólogo na organização, julgue os itens a seguir.

A prática do psicólogo organizacional exige rigor ético, visão sistêmica e flexibilidade para atuar em equipe multiprofissional, bem como conhecimento das políticas e dos objetivos organizacionais para contribuir com as decisões do nível estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da atuação do psicólogo na organização, julgue os itens a seguir.

É atribuição do psicólogo avaliar as características psicométricas dos instrumentos a serem utilizados em seleção de pessoal, tais como precisão, existência de normas específicas e atualizadas para a população brasileira e evidências de validade desses instrumentos, de acordo com o contexto em que serão aplicados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento na empresa pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local. Quanto à finalidade, o treinamento pode voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza-se a

  • A.

    melhoria nos relacionamentos interpessoais.

  • B.

    mudança de atitudes.

  • C.

    mudança de comportamentos.

  • D.

    mudança de valores.

  • E.

    aquisão de conhecimento.

Autoavaliação; avaliações psicológicas; administração por objetivos e centro de avaliações são técnicas de avaliação orientadas para

  • A.

    a ação imediata.

  • B.

    o passado.

  • C.

    o desempenho.

  • D.

    o futuro.

  • E.

    o presente.

A aplicação do coaching tem foco

  • A.

    na percepção positiva dos clientes externos; maior visibilidade no mercado e elevada produtividade.

  • B.

    na formação e aperfeiçoamento de competências; fortalecimento da confiança, via parceria, e o desenvolvimento integrado das pessoas da organização e na organização.

  • C.

    no aumento dos recursos materiais; percepção positiva dos clientes externos e aumento da maturidade das equipes.

  • D.

    na diminuição com gastos em treinamento e desenvolvimento; maior objetividade para com os processos de recursos humanos e aceitação da diversidade.

  • E.

    no aumento dos recursos financeiros; aceitação da diversidade e integração das equipes para o alcance de resultados diferenciados.

Balanced Scoprecard (BSC) é um sistema que surgiu com o intuito de avaliar o desempenho sob quatro perspectivas:

  • A.

    financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

  • B.

    recursos, competências, desempenho e resultados.

  • C.

    competências, desempenho, produtividade e resultados.

  • D.

    fatores de desempenho, objetivos pré-definidos, competências e resultados.

  • E.

    dos clientes internos, dos clientes externos, do desempenho percebido pelo colaborador e dos resultados.

Os grupos informais surgem da interação entre os membros da organização. A participação é voluntária e baseiase com mais ênfase na

  • A.

    organização do trabalho.

  • B.

    projeção.

  • C.

    atração pessoal.

  • D.

    relativa identificação pessoal.

  • E.

    reação positiva dos participantes para eventos considerados conflitantes.

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