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Uma pessoa pode adotar em uma organização os papéis de emissor, contato, isolado e cosmopolita. Emissor é o indivíduo que
por definição tem maior interesse em assuntos corporativos e âmbito nacional e sabe influenciar a rede de comunicação corporativa, para programar mudanças.
mantém pouco contato com outros membros da organização.
atua como elo de comunicação entre dois grupos, sendo que ocupa função efetiva num desses grupos.
atua como elo de comunicação entre dois grupos, sendo que não é membro de nenhum.
transmite informações para outros ou controla mensagens.
As entrevistas de seleção podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas. A entrevista padronizada apenas nas perguntas é uma entrevista com perguntas previamente elaboradas, que permitem ao candidato respondê-las de forma
livre.
fechada.
estruturada.
otimizada.
diretiva.
Num processo de seleção o número de tratamentos e indivíduos pode variar de uma decisão para outra. O modelo em que há um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato é denominado modelo de
aceitação.
colocação.
indução.
classificação.
seleção.
Com relação à análise do comportamento, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando a afirmativa for falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O exemplo mais comum de reforçador generalizado é o dinheiro.
( ) As respostas reflexas compõem o comportamento total do organismo.
( ) As consequências do comportamento podem retroagir sobre o organismo.
( ) Os reforçadores condicionados são, com frequência, o produto de contingências naturais.
( ) Um reforçador condicionado será generalizado quando for emparelhado com mais de um reforçador primário.
A resposta prolongada a agentes estressores do contexto do trabalho, definida como uma síndrome composta por três dimensões (a exaustão, o cinismo e a ineficácia) denomina-se:
Acerca dos tipos de poder organizacional, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Avalie as assertivas abaixo como V (verdadeiro) ou F (falso), e marque a ordem CORRETA das respostas.
I - O conflito não faz parte de uma organização e deve ser evitado.
II - O conflito é causado por diferenças de personalidades e por falha de liderança.
II - O conflito é uma inevitável consequência de interações e pode ser resolvido pela identificação de suas causas.
IV - A liderança tem grande impacto sobre o comportamento, atitudes e desempenho dos envolvidos, usuários e/ou servidores, em um serviço de saúde, influenciando para evitar, gerar ou solucionar conflitos.
V - O conflito nunca pode ser uma força positiva para melhorar uma organização.
V, F, V, F, F
F, F, V, V, F
V, V, F, F, V
F, V, F, V, F
V, F, F, V, F
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens, referentes a treinamento e desenvolvimento de pessoas.
O aumento de investimentos em treinamento e desenvolvimento profissional, a utilização de novas tecnologias multimídias e o conhecimento das variáveis explicativas da eficácia dos sistemas instrucionais constituem formas de facilitar a aprendizagem de novas habilidades requeridas pelo trabalho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens, referentes a treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Dada a necessidade de treinamento profissional para a superação das deficiências de desempenho dos empregados nas organizações, foram criadas as universidades corporativas, que objetivam desempenhar o papel de agente de mudanças organizacionais elevando o grau de qualificação profissional e de competências relacionadas ao trabalho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao conflito no ambiente de trabalho, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com a visão tradicional de conflito no ambiente de trabalho, todo conflito no trabalho é ruim, devendo, portanto, ser evitado.
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