Lista completa de Questões sobre Psicologia Social e Comunitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às visões de profissionais que trabalham com adolescentes infratores, julgue os itens seguintes.
Na concepção subjetiva, os adolescentes que não encontraram, na família e na sociedade, valores e referenciais, fazem um lugar para si no mundo do crime, através, por exemplo, da imagem viril, ofertada pelo traficante que se tornou herói.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A Psicologia Social é a área da Psicologia que procura estudar a interação social. "É o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação". Essa definição diz respeito a:
Allport
W. McDougall
Aroldo Rodrigues
Kurt Lewin
L. Festinger
Dentre as ciências sociais, existe uma que se interessa mais em tratar, fundamentalmente, o comportamento do homem enquanto indivíduo na sociedade, em todos os seus aspectos. Estamos nos referindo a
Antropologia.
Psicologia Social.
Economia.
Sociologia.
Psicologia Comportamental.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, acerca da velhice e do envelhecimento.
O risco de abusos e maus-tratos contra o idoso diminui quando sua dependência e suas necessidades múltiplas aumentam.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, acerca da velhice e do envelhecimento.
Embora os cuidados com o idoso dependente, quando dispensados pelos filhos sejam, em geral, compulsórios, o asilamento é visto geralmente de forma negativa tanto pelo idoso quanto pela família.
Significativas transformações ocorreram na vida doméstica na sociedade brasileira com a legalização do divórcio em 1977. A família assumiu novas configurações e surgiram novas denominações, como o uso dos termos família "uniparental" ou "singular", ou como na demografia se utiliza, família "monoparental". Estes termos referem-se à família composta pelo indivíduo que vive com os filhos
e responde pelo seu cuidado sem a presença de um(a) companheiro(a), embora ele(a) possa existir, ou seja, o(s) filho(s) habita(m) com o pai ou a mãe.
mas não responde pelo seu cuidado, ou seja, o(s) filho(s) habita(m) com o pai, mas não com a mãe.
e responde pelo seu cuidado, com a presença de um(a) novo(a) cônjuge, em regime de co-habitação.
com a presença de um(a) companheiro(a), ou seja, o(s) filho(s) habitam com o pai e a mãe.
e os avós paternos e maternos, mas não com o cônjuge, que se une ao grupo somente nos finais de semana.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
Assinale a alternativa incorreta:
A psicologia social e a psicologia comunitária são áreas distintas da psicologia tanto do ponto de vista teórico quanto metodológico.
A psicologia comunitária é considerada, por algumas correntes de pensamento, como uma área da psicologia social na medida em que estuda a atividade do psiquismo que resulta do modo de vida na comunidade
A psicologia comunitária atua preferencialmente com grupos por entender que as relações grupais fortalecem a identidade coletiva e é condição para o desenvolvimento da consciência crítica.
O psicodrama é uma das técnicas utilizadas pela psicologia comunitária para o trabalho com grupos
Ao trabalhar com grupos, o psicólogo comunitário deve fundamentar seu trabalho no respeito ao saber e às práticas usuais dos sujeitos de uma dada comunidade.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
Assinale a alternativa incorreta:
As técnicas de investigação utilizadas pelo pesquisador devem ser coerentes com a fundamentação teórica e o objeto de pesquisa a ser investigado
Algumas correntes de pensamentos na psicologia afirmam que os métodos e técnicas não são neutros e sofrem, portanto a influência do pesquisador.
Na pesquisa psicossocial só se utiliza a entrevista como técnica de coleta de dados.
Uma das vantagens de se utilizar questionários em pesquisa psicossocial é a possibilidade de se obter dados a partir de um grande número de sujeitos.
As técnicas de pesquisa psicossocial cobrem uma vasta gama de possibilidades que vão desde o uso de técnicas interativas, como as entrevistas de pesquisa, até o uso de medidas comportamentais
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
No campo da pesquisa psicossocial, pode-se afirmar que:
Utiliza-se apenas o método experimental por ser o único método reconhecidamente científico
Na medida em que a psicologia social trata dos processos que envolvem a relação sujeito-sociedade, só podem ser utilizados os métodos qualitativos de pesquisa.
Em função da complexidade de seu objeto de estudo, a psicologia social utiliza um largo espectro de métodos de pesquisa, incluindo a observação e experimentação.
O método clínico não pode ser utilizado na pesquisa psicossocial por se tratar de um método de pesquisa específico da psicologia clínica.
O objeto de pesquisa psicossocial é um objeto em constante mudança, portanto não pode ser apreendido por qualquer método de pesquisa.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
A respeito das configurações familiares no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Vem diminuindo o percentual de famílias compostas pelo casal e filhos e paralelamente crescendo as formadas por apenas um dos pais e seus filhos.
Em nossa realidade, estudos têm apontado que nas famílias de classe média permanece uma hierarquia de papéis, organizados a partir de uma visão tradicional do homem como provedor material e moral do núcleo familiar.
Assiste-se à transferência da autoridade familiar para a escola, organizações assistenciais e Estado, o que institui um domínio público em questões antes consideradas privadas.
A violência endêmica, com a conseqüente diminuição da utilização dos espaços públicos, vem comprometendo as relações de vizinhança, privando as famílias de uma rede de apoio social antes disponível.
Nem todas as formas de constituição de famílias são reconhecidas pela legislação brasileira que não reconhece o casamento homossexual nem o direito destes adotarem filhos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...