Lista completa de Questões sobre Psicopedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Jacques Delors, no Relatório: Educação, Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, 2010) defende que educação ao longo da vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
O pilar aprender a conviver, segundo o autor, pauta-se no(s) seguinte(s) aspecto(s):
A respeito do universo afetivo e sociocultural do estudante no cotidiano escolar, julgue os itens a seguir. Para que as relações afetivas no contexto escolar sejam construídas, é imprescindível que todos demonstrem equilíbrio emocional na comunicação; sem isso, é inviável a formação de um ambiente de confiança e respeito entre as pessoas.
A respeito do universo afetivo e sociocultural do estudante no cotidiano escolar, julgue os itens a seguir. A implementação de sistemas motivacionais nos processos de ensino e aprendizagem demanda que professores e estudantes construam estratégias compartilhadas de ação, esclareçam um ao outro suas expectativas e discutam e avaliem suas concepções de motivação.
A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. Os serviços de apoio especializado devem ser respaldados pela opinião de profissionais atuantes na sociedade e de autoridades no assunto, conforme a demanda dos professores para esse tipo de atendimento.
A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. A organização das salas de aula em que estejam incluídos estudantes com necessidades especiais deve ser preestabelecida de tal modo que a diversidade das experiências de aprendizagem a serem promovidas com eles não interfira no desenvolvimento dos demais estudantes, e vice-versa.
A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação deve ser feito em sala de recursos que se constitua em um espaço de mediação entre os conhecimentos adquiridos no ensino regular e o desenvolvimento do potencial talento desse estudante em sua(s) área(s) ou tópico(s) de interesse.
A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. A sustentabilidade do processo inclusivo é responsabilidade exclusiva do professor, visto que a aprendizagem do estudante com necessidades especiais depende diretamente do contato que ele mantém com o professor.
A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O professor que atua na sala de recursos com estudantes com altas habilidades/superdotação exerce papel central no ensino do conteúdo curricular.
Com relação às bases teóricas que fundamentam os processos de ensino-aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Para Wallon, além da cognição, a afetividade e o movimento também são mobilizados na aprendizagem, pois são indissociáveis da constituição do indivíduo.
Com relação às bases teóricas que fundamentam os processos de ensino-aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A relação estímulo-resposta como condicionante da aprendizagem, defendida pelo behaviorismo, legitima espaços de expressão livre e autoral do estudante como sujeito no processo de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...