Lista completa de Questões sobre Psicopedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A constituição das funções psicológicas superiores requer a internalização de formas culturais de comportamento que envolvam a reconstrução da atividade psicológica.
Com referência aos processos de aprendizagem e às diferenças individuais para fundamentar a elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O reconhecimento dos processos de aprendizagem e das diferenças individuais requer do psicólogo uma ação que envolva o estabelecimento de objetivos, a indicação dos sujeitos e dos fenômenos a serem observados, a preocupação com análises globais e a definição do tipo de participação dos observadores e da natureza da observação, se direta e presencial ou por vias indiretas.
Acerca dos processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir. A extinção operante decorre da remoção do estímulo incondicionado antecedente à emissão da resposta.
Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. De acordo com Vigotsky o professor deveria investir sua pedagogia nas funções mentais que já se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento.
Julgue os seguintes itens com relação ao processo de ensino-aprendizagem, à relação entre professor e aluno e às bases psicológicas da aprendizagem. Entre as diversas perspectivas teóricas da psicologia acerca da aprendizagem, as teorias mediacionais constituem as que mais se destacam, sendo representadas pela teoria da Gestalt, pela teoria Genético-cognitiva e pela teoria Genético-dialética, que consideram a conduta como totalidade, a aprendizagem significativa a partir da reorganização cognitiva e a atividade interna.
Acerca dos processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir. No condicionamento clássico, dois estímulos condicionados devem ser emparelhados para que uma resposta condicionada seja instalada.
Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A mediação pode ser caracterizada pela relação direta entre situações ou organismos, sendo utilizada em pesquisas ou processos de formação, para abordar a relação entre professor e estudante.
Julgue os seguintes itens com relação ao processo de ensino-aprendizagem, à relação entre professor e aluno e às bases psicológicas da aprendizagem. No âmbito da psicologia escolar, um dos temas que não se constitui em atribuição do psicólogo é a discussão de situações em que os pais são altamente participativos e, mesmo assim, não garantem o sucesso na aprendizagem.
Acerca dos processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir. A punição negativa é caracterizada pela ruptura da contingência entre comportamento e reforço negativo.
Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A interação entre estudantes que compreendam certo fenômeno de uma mesma maneira possibilita-lhes apreender aquilo que ainda não conseguiam assimilar sozinhos. Na perspectiva sociointeracionista, esse fato constitui a zona de desenvolvimento imediato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...