Lista completa de Questões sobre Psicopedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às bases teóricas que fundamentam os processos de ensino-aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Para Piaget, a aprendizagem no ambiente escolar é um processo que ocorre em etapas temporais controladas pelo docente, e o estudante aprende por imitação, observando o professor, ou se dedicando a exercícios previamente organizados.
Com relação às bases teóricas que fundamentam os processos de ensino-aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Na perspectiva de Vigotsky, quando um indivíduo interage com outros, o ambiente de aprendizagem pode despertar nele, de modo especial, diversos processos de desenvolvimento.
Psicologia - Psicopedagogia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
De acordo com Santrock (2009, p. 7-8), as habilidades motivacionais dão aos estudantes a oportunidade de pensar de forma criativa e profunda sobre objetos, situações e experiências de modo geral. Essa concepção remete a algumas estratégias de ensino adotadas por professores no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com essa concepção e as estratégias que podem ser adotadas no referido processo, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Abordagem construtivista.
2. Abordagem do ensino direto.
( ) Centrada no estudante, enfatiza a importância de o indivíduo construir ativamente o conhecimento e a compreensão com orientação do professor.
( ) Os estudantes geralmente são controlados e orientados na exploração de elementos do mundo, visando assegurar o progresso no desempenho adâmico.
( ) Os estudantes devem ser encorajados a explorar o mundo, descobrir conhecimento, refletir e pensar criticamente com monitoramento cuidadoso e orientação significativa do professor.
( ) Centrada na estruturação e centralização de expectativas para o progresso do estudante, para o máximo tempo empenhado no cumprimento de tarefas e na manutenção de um quantum mínimo de aspectos negativos.
A sequência está correta em
Psicologia - Psicopedagogia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
A referida citação remete à abordagem psicológica da educação. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A psicologia educacional extrai muito de seu conhecimento de uma teoria mais ampla e da pesquisa em psicologia.
( ) A psicologia educacional tem como objetivo fornecer conhecimento de pesquisa que possa ser eficientemente aplicado a situações de ensino.
( ) As teorias inatista-maturacionistas da aprendizagem preconizam que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos incoerentes e que o ambiente e a experiência são determinantes do comportamento.
( ) As teorias psicogenéticas concebem que o desenvolvimento é um processo mediado, ou seja, as mudanças que ocorrem ao longo da vida estão marcadas pela interação que as pessoas estabelecem com seu meio social e cultural.
A sequência está correta em
Quanto aos problemas e às potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade, julgue os itens subsequentes. Como apoio à análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar, no art. 5.º das diretrizes curriculares dos cursos de graduação em psicologia, são previstas, na formação do psicólogo, interfaces com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos.
Julgue os itens a seguir, relativos à teoria da complexidade. Aplicado ao processo de aprendizagem, o princípio da complexidade visa à geração de um pensamento apto a enfrentar a complexidade do real por meio da problematização e da religação entre ciência e humanidade.
A respeito das avaliações das necessidades especiais na aprendizagem, julgue os próximos itens. O psicólogo, em suas práticas avaliativas, deve considerar que o desenvolvimento e a aprendizagem humana têm natureza social, ocorrendo em contextos determinados nos quais são complexas e contínuas as relações das pessoas com objetos e entre si.
Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. O uso de signos conduz os seres humanos a uma estrutura específica de comportamento, sendo promotor de novos processos psicológicos.
A respeito das avaliações das necessidades especiais na aprendizagem, julgue os próximos itens. Os resultados de testes que avaliam a inteligência informam sobre o quociente intelectual (QI) e(ou) a idade mental (IM) do aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem e se constituem em indicadores determinantes de aprendizagens igualmente baixas ou qualitativamente pobres.
Acerca dos processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir. Na contingência de três termos, o estímulo discriminativo antecede o comportamento operante e o estímulo reforçador o sucede.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...