Questões sobre Psicopedagogia

Lista completa de Questões sobre Psicopedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere às teorias da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. De acordo com Vigotsky, por envolverem a experiência ativa, as atividades de alta complexidade de realização são requisito para a criança adquirir novas habilidades e capacidades.
  • B. De acordo com Vigotsky, o funcionamento mental superior é possível apenas por meio da linguagem.
  • C. A teoria piagetiana é reconhecida pelo postulado de que a interação verbal entre a criança e o adulto possibilita o desenvolvimento cognitivo.
  • D. Edgar Morin foi o primeiro teórico a defender que a linguagem é fundamental para a capacidade cognitiva e para o processo maturacional da criança.
  • E. De acordo com Jean Piaget, as forças genéticas determinam o comportamento do indivíduo.

De acordo com a teoria proposta por Piaget, as quatro principais forças que moldam o desenvolvimento da criança e que trazem implicações importantes na educação são a equilibração,

  • A. a interiorização, a experiência pessoal e o meio social.
  • B. a maturação, a experiência ativa e a interação social.
  • C. as forças orgânicas, a consciência e a categorização.
  • D. o construtivismo, o desenvolvimento e a acomodação.
  • E. a assimilação, os aspectos genéticos e o crescimento.

Acerca da aprendizagem observacional, assinale a opção correta.

  • A. O processo de aprendizagem observacional inicia-se quando a criança começa a explorar objetos no seu ambiente e a perceber as particularidades de suas características.
  • B. O sucesso da aprendizagem observacional envolve atenção em um modelo, construção de representações simbólicas, memória e processos de recuperação e imitação.
  • C. Essa forma de aprendizagem resulta da ausência de resposta diante da apresentação repetida de estímulos.
  • D. A habilidade de decodificar comportamentos é dispensável na aprendizagem observacional.
  • E. A aprendizagem observacional ou imitação diferida é o processo pelo qual a estimulação externa é traduzida em representação mental.

No que se refere ao processo de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. A habituação não constitui um processo favorável à aprendizagem.
  • B. A ideia de plasticidade cerebral associa-se à dinâmica da construção das funções mentais superiores ao longo da evolução da espécie humana.
  • C. O desenvolvimento neurológico é alheio aos estímulos do ambiente.
  • D. A relação estabelecida entre mãe e filho no período perinatal não tem efeitos sobre o desenvolvimento cerebral da criança.
  • E. Crianças em tenra idade são incapazes de associar comportamentos perigosos a consequências desastrosas.

Josué, garoto de sete anos de idade diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) aos seis anos de idade, no início de sua vida escolar, apresenta dificuldades na aprendizagem, reação aversa ao toque, déficit significativo na manutenção do foco e da atenção, comportamento hiperativo, agnosia e dificuldades na coordenação motora ampla e fina. Ele faz uso de medicação e tem acompanhamento psicopedagógico.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A. O comprometimento do desempenho escolar de Josué pode estar associado a uma anosognosia.
  • B. Intervenções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que integrem estímulos sensoriais são essenciais para o processo de aprendizagem de Josué e para melhora do seu comportamento.
  • C. Defensividade tátil não é uma característica do quadro apresentado por Josué.
  • D. É recomendável que a família de Josué supervisione o comportamento dele no contexto domiciliar, porém a responsabilidade pelas intervenções deve ser delegada à escola, pois as principais repercussões do transtorno se manifestam no âmbito escolar.
  • E. A agnosia apresentada por Josué está associada a um quadro de falso desconhecimento.

Na educação corporativa, o ciclo de desenvolvimento conta com diversos estágios, tais como a etapa de consolidação, que

  • A. integra ações voltadas ao atendimento de toda a organização e desenvolve atividades para atendimento de fornecedores, clientes e comunidade.
  • B. engloba o planejamento para start-up em futuro próximo.
  • C. abarca as providências em nível operacional e estratégico.
  • D. reconhece as atividades consolidadas e em andamento, atendendo às necessidades do segmento operacional.
  • E. confere se as demandas táticas e estratégicas foram contempladas.

As universidades corporativas são sistemas educacionais implantados no âmbito de uma organização para atender seus funcionários, clientes, parceiros e fornecedores, em alinhamento com as estratégias organizacionais. O desenvolvimento do processo de educação corporativa é norteado pelo princípio da

  • A. disponibilidade, que utiliza a educação como formadora de uma rede de comunicação entre as pessoas e o ambiente no qual elas estão inseridas.
  • B. parceria, que objetiva enriquecer o processo de educação por meio de boas relações com universidades e empresas especializadas.
  • C. competitividade, para o qual a educação é uma ferramenta de gestão do conhecimento que permite criar, manter, transformar e transmitir as crenças e valores da organização.
  • D. perpetuidade, para o qual a educação consiste em um fator gerador de aptidões para tornar a empresa mais competitiva no mercado.
  • E. conectividade, referente à disseminação do conhecimento, que depende de um processo contínuo.

A respeito de educação a distância (EAD) e ambiente virtual de aprendizagem (AVA), assinale a opção correta.

  • A. Desde a sua criação, a EAD é uma modalidade de ensino amplamente aceita nas instituições de ensino, em razão da experiência que os profissionais atuantes nas equipes multidisciplinares de EAD têm com diretrizes de planejamento, gestão, ensino, produção de materiais didáticos e execução de cursos.
  • B. O termo educação a distância revela o papel do estudante; para que se abarque o papel essencial do instrutor nesse processo, seria mais adequado o termo aprendizagem a distância.
  • C. A educação semipresencial é aquela em que o contato entre professores e alunos se dá tanto no estilo convencional quanto a distância, sendo a mais indicada para a formação continuada dos estudantes.
  • D. Os AVAs são facilitadores da interação e viabilizam a organização das ideias dos estudantes que, ao compartilharem seus conhecimentos, tornam-se sujeitos autônomos de sua aprendizagem.
  • E. A comunicação e a inclusão digital compostas pela distribuição dos materiais e pelos processos de comunicação e avaliação, assim como a estrutura e a organização, constituídas de inclusão digital, conteúdos e AVAs, são os dois elementos que compõem um sistema de EAD.

Com relação ao treinamento e desenvolvimento de pessoas na educação corporativa, assinale a opção que apresenta um conceito relativo à instrução e aprendizagem.

  • A. Desenvolvimento é a estratégia de formação para um futuro próximo, momento no qual as pessoas adquirem conhecimentos sobre o mundo.
  • B. Educação é um processo de aprendizagem geral que propicia o amadurecimento do indivíduo de forma ampla, ainda que voltada para o contexto do trabalho.
  • C. Informação é a forma mais simples de estruturação de eventos de aprendizagem e envolve definição de objetivos e aplicação de procedimentos instrucionais.
  • D. Instrução é o esforço planejado pela organização para facilitar a aprendizagem de comportamentos no contexto de trabalho.
  • E. Treinamento é o desenvolvimento sistemático de padrões de comportamento, atitudes, conhecimento e habilidades por um indivíduo, para desempenhar adequadamente uma dada tarefa de trabalho.

Assinale a opção em que a proposta de atividade descrita adéqua-se a uma situação de ensino-aprendizagem com crianças de seis anos de idade, em uma aula acerca do conhecimento pessoal, cujos métodos e técnicas de ensino estejam embasados na perspectiva de aprendizagem defendida por Vigotsky.

  • A. No laboratório de ciências, o professor mostrou um esqueleto humano articulável. Em seguida, abordou os músculos presentes no corpo humano, apresentou às crianças alguns vídeos e propôs que elas, observando suas próprias características, construíssem bonecos de si mesmas.
  • B. O professor trouxe uma caixa com bonecos e diversos brinquedos, colocando-os à disposição das crianças, para que elas tirassem suas próprias conclusões acerca do corpo e de suas características pessoais.
  • C. Foi criada uma situação para que as crianças conversassem entre si e com o professor acerca do corpo humano. Os pais foram convidados para participar da atividade colaborando, assim, com a internalização dos conhecimentos trabalhados na aula.
  • D. O professor planejou atividades que envolviam graus crescentes de dificuldade. Para realizar a atividade seguinte, as crianças deveriam comprovar que compreenderam a atividade recém-finalizada. A cada etapa superada, as crianças eram premiadas.
  • E. O professor fez a impressão de alguns desenhos de partes do corpo humano para que as crianças pudessem colorir e nomear.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...