Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Levando em conta os critérios diagnósticos do DSM-V (American Psychiatric Association, 2014) para o diagnóstico do Transtorno Depressivo Persistente, é necessário que seja satisfeito o critério E, que estabelece o seguinte:

  • A. Jamais houve um episódio maníaco ou um episódio hipomaníaco e jamais foram satisfeitos os critérios para transtorno ciclotímico.
  • B. Foram satisfeitos os critérios para transtorno ciclotímico, mas também os critérios para episódio hipomaníaco.
  • C. Houve pelo menos um episódio maníaco, com duração de até duas semanas, e jamais foram satisfeitos os critérios para transtorno ciclotímico.
  • D. Foram satisfeitos os critérios para Transtorno Esquizoafetivo, e existem episódios hipomaníacos, pelo menos semestrais.
  • E. Jamais houve um episódio depressivo, mas foram satisfeitos os critérios para transtorno ciclotímico.

Sobre a manipulação e rotação de pranchas no Rorschach, de acordo com Weiner (2000), ao contrário da rotação por _______________, a rotação sistemática das pranchas constitui um ________________ em examinar as pranchas de maneira __________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A. esquiva – fenômeno raro – obsessiva e exagerada
  • B. casual – fenômeno raro – desconfiada
  • C. curiosidade – esforço intencional e determinado – conscienciosa e regular
  • D. oposição – esforço sem intencionalidade ou determinação – desordenada
  • E. casual – fenômeno raro – obsessiva e desordenada

Em relação ao estudo de W. A. Oliveira et al. (2015) sobre a produção científica do tema bullying escolar, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O bullying pode ser classificado em dois tipos: individual e grupal.

( ) A tônica dos estudos concentra-se nas características das crianças e dos adolescentes envolvidos com o fenômeno e poucos pesquisadores examinaram outras variáveis, explorando pontos mais contextuais e amplos da problemática.

( ) A depressão materna tem relação com comportamentos de bullying escolar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. F – F – V.
  • B. F – V – V.
  • C. V – F – V.
  • D. V – F – F.
  • E. V – V – F.

Segundo Carneiro e Falcone (2013), o conceito que corresponde a um conjunto de respostas e estratégias de resposta, que levam o indivíduo ao sucesso nas relações interpessoais, de forma adequada e sem prejuízo para os outros, denomina-se:

  • A. Competências sociais.
  • B. Desempenho social.
  • C. Habilidades sociais.
  • D. Unidade relacional.
  • E. Assertividade.

A exemplo do que ocorrera em outros países do Ocidente, a menoridade foi no Brasil um dos primeiros objetos de discursos psicológicos, mesmo quando ainda não havia sido regulamentada a profissão de psicólogo, inserindo-se nos aparelhos de controle judiciário e pedagógico. Contudo, na vigência do primeiro código de menores, o que predominava era o higienismo médico, cujas propostas educativas estavam associadas à atribuição de falhas da infância na etiologia do anormal.

Desse modo, segundo Jacques Donzelot, desde o século XIX, a infância tornou-se central para:

  • A. a passagem da perícia psiquiátrica restrita para a perícia psiquiátrica generalizada;
  • B. a exclusão das famílias empobrecidas em relação à assistência social;
  • C. o controle da delinquência nos internatos e instituições para jovens e crianças;
  • D. o aumento das taxas de saúde e longevidade e o decréscimo da morbidade e suicídio;
  • E. a repressão policial e judicial sobre famílias de classe média e populares.

Desde os primeiros escritos, Freud procurou fazer a distinção entre psicose e neurose, cujo esforço é fundamental não somente para a direção do tratamento, assim como para a observação de certos fenômenos psíquicos. Sobre a psicopatologia psicanalítica, analise as afirmativas a seguir:

I. Apesar de remeter a aspectos psicológicos mais gerais e dotados de normalidade, a projeção predomina nos mecanismos alucinatórios e interpretativos das psicoses.

II. Enquanto na neurose a libido reflui para o Eu, na psicose o investimento de objeto persiste no sistema inconsciente.

III. No quadro da segunda tópica do aparelho psíquico, enquanto na neurose o ego recalca as reinvindicações pulsionais, na psicose há uma ruptura entre a realidade e o ego, deixando esse último sob domínio do Id.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II;
  • E. I e III.

Freud destacou desde cedo um fenômeno que surgia no tratamento psicanalítico como sendo uma resistência ao trabalho de rememoração do material recalcado. Mas, posteriormente, passou a considerá-lo como força motriz para a direção da cura. Tal fenômeno consistia na repetição atualizada de protótipos infantis que interrompia o fluxo associativo do paciente, sendo chamado por Freud de:

  • A. projeção;
  • B. transferência;
  • C. idealização;
  • D. imaginação;
  • E. acting-out;

Analise o caso abaixo:

“Tenho dificuldade em trabalhar e em concentrar, caso contrário não teria vindo consultar-me; durmo mal e praticamente não vejo quem possa ajudar-me. Meu marido é um intelectual brilhante, tem sucesso em tudo; ele me falou sobre as diferenças entre psicanálise e psicoterapia. Eu o deixei há seis meses. Na ocasião em que o deixei, ele suportou mal a separação e propus que fosse ver um psiquiatra; agora ele está melhor. Deixei-o porque me sentia oprimida, ele não admitia contradições. Eu estava definhando, fiquei fisicamente doente.”

Desde os primeiros contatos, nas entrevistas iniciais ou preliminares, a paciente comunica seu sofrimento. O comportamento adotado pela paciente, em relação ao terapeuta, foi de

  • A. demanda, desconfiança (transferência negativa), conflito, sintoma (‘estava definhando, fiquei fisicamente doente).
  • B. sofrimento e pressão (‘diz que não vê quem possa ajudá-la’), queixa, demanda (‘meu marido tem sucesso em tudo’’), sufoco.
  • C. evocação dos sintomas (concentração, sono e dificuldades no trabalho), sofrimento e pressão (‘diz que não vê quem possa ajudá-la’), evocação da confiança no marido (o marido explicou, e não o psicoterapeuta), sufoco.
  • D. evocação dos sintomas (concentração, sono e dificuldades no trabalho), sufoco, sofrimento e pressão (‘diz que não vê quem possa ajudá-la’’), evocação da confiança no marido (o marido explicou, e não o psicoterapeuta).

Segundo Philippe Ariès, o sentimento moderno de infância, que corresponde à ideia de que a criança é portadora de particularidades distintas do adulto, surgiu a partir do movimento de escolarização iniciado no século XVII. O aprendizado da criança passaria a não mais ocorrer através da convivência direta dos adultos, ao mesmo tempo em que a família foi chamada a se transformar num espaço de afeição em relação aos filhos. Os responsáveis por esse movimento foram fundamentalmente:

  • A. pequeno-burgueses;
  • B. médicos higienistas e puericulturistas;
  • C. nobres e aristocratas;
  • D. reformadores católicos e protestantes;
  • E. famílias camponesas e proletárias.

Freud inaugurou uma perspectiva sobre a sexualidade infantil irredutível à dimensão cronológica presente na maioria das teorias evolucionistas sobre a criança. Segundo o pai da psicanálise, o caráter infantil da sexualidade comparece na vida adulta. Em sua origem, a sexualidade infantil está submetida à atuação das pulsões parciais, ligada à diversidade das zonas erógenas, cuja disposição é descrita como:

  • A. perverso-polimorfa;
  • B. narcisismo;
  • C. fase oral;
  • D. fantasia primitiva;
  • E. relação de objeto.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...