Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Levando em conta os critérios diagnósticos do DSM-V (American Psychiatric Association, 2014) para o diagnóstico do Transtorno Depressivo Persistente, é necessário que seja satisfeito o critério E, que estabelece o seguinte:
Sobre a manipulação e rotação de pranchas no Rorschach, de acordo com Weiner (2000), ao contrário da rotação por _______________, a rotação sistemática das pranchas constitui um ________________ em examinar as pranchas de maneira __________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Em relação ao estudo de W. A. Oliveira et al. (2015) sobre a produção científica do tema bullying escolar, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O bullying pode ser classificado em dois tipos: individual e grupal.
( ) A tônica dos estudos concentra-se nas características das crianças e dos adolescentes envolvidos com o fenômeno e poucos pesquisadores examinaram outras variáveis, explorando pontos mais contextuais e amplos da problemática.
( ) A depressão materna tem relação com comportamentos de bullying escolar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Carneiro e Falcone (2013), o conceito que corresponde a um conjunto de respostas e estratégias de resposta, que levam o indivíduo ao sucesso nas relações interpessoais, de forma adequada e sem prejuízo para os outros, denomina-se:
A exemplo do que ocorrera em outros países do Ocidente, a menoridade foi no Brasil um dos primeiros objetos de discursos psicológicos, mesmo quando ainda não havia sido regulamentada a profissão de psicólogo, inserindo-se nos aparelhos de controle judiciário e pedagógico. Contudo, na vigência do primeiro código de menores, o que predominava era o higienismo médico, cujas propostas educativas estavam associadas à atribuição de falhas da infância na etiologia do anormal.
Desse modo, segundo Jacques Donzelot, desde o século XIX, a infância tornou-se central para:
Desde os primeiros escritos, Freud procurou fazer a distinção entre psicose e neurose, cujo esforço é fundamental não somente para a direção do tratamento, assim como para a observação de certos fenômenos psíquicos. Sobre a psicopatologia psicanalítica, analise as afirmativas a seguir:
I. Apesar de remeter a aspectos psicológicos mais gerais e dotados de normalidade, a projeção predomina nos mecanismos alucinatórios e interpretativos das psicoses.
II. Enquanto na neurose a libido reflui para o Eu, na psicose o investimento de objeto persiste no sistema inconsciente.
III. No quadro da segunda tópica do aparelho psíquico, enquanto na neurose o ego recalca as reinvindicações pulsionais, na psicose há uma ruptura entre a realidade e o ego, deixando esse último sob domínio do Id.
Está correto somente o que se afirma em:
Freud destacou desde cedo um fenômeno que surgia no tratamento psicanalítico como sendo uma resistência ao trabalho de rememoração do material recalcado. Mas, posteriormente, passou a considerá-lo como força motriz para a direção da cura. Tal fenômeno consistia na repetição atualizada de protótipos infantis que interrompia o fluxo associativo do paciente, sendo chamado por Freud de:
Analise o caso abaixo:
Tenho dificuldade em trabalhar e em concentrar, caso contrário não teria vindo consultar-me; durmo mal e praticamente não vejo quem possa ajudar-me. Meu marido é um intelectual brilhante, tem sucesso em tudo; ele me falou sobre as diferenças entre psicanálise e psicoterapia. Eu o deixei há seis meses. Na ocasião em que o deixei, ele suportou mal a separação e propus que fosse ver um psiquiatra; agora ele está melhor. Deixei-o porque me sentia oprimida, ele não admitia contradições. Eu estava definhando, fiquei fisicamente doente.
Desde os primeiros contatos, nas entrevistas iniciais ou preliminares, a paciente comunica seu sofrimento. O comportamento adotado pela paciente, em relação ao terapeuta, foi de
Segundo Philippe Ariès, o sentimento moderno de infância, que corresponde à ideia de que a criança é portadora de particularidades distintas do adulto, surgiu a partir do movimento de escolarização iniciado no século XVII. O aprendizado da criança passaria a não mais ocorrer através da convivência direta dos adultos, ao mesmo tempo em que a família foi chamada a se transformar num espaço de afeição em relação aos filhos. Os responsáveis por esse movimento foram fundamentalmente:
Freud inaugurou uma perspectiva sobre a sexualidade infantil irredutível à dimensão cronológica presente na maioria das teorias evolucionistas sobre a criança. Segundo o pai da psicanálise, o caráter infantil da sexualidade comparece na vida adulta. Em sua origem, a sexualidade infantil está submetida à atuação das pulsões parciais, ligada à diversidade das zonas erógenas, cuja disposição é descrita como:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...