Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Apesar da formação teórica de Erich Fromm ter sido a Psicanálise, ele foi considerado um culturalista, porque defendia enfaticamente que os aspectos culturais, sociais e políticos são determinantes das possibilidades de realização humana e, portanto, da estruturação da personalidade. Postula cinco necessidades específicas, constitutivas do homem, que são “puramente humanas”; não foram criadas pela sociedade. Porém, as manifestações específicas dessas necessidades e o modo como o homem as realiza são determinados pelas condições sociais objetivas em que ele vive. Assinale, a seguir, as cinco necessidades.

  • A. Relacionamento; Transferência; Segurança; Identidade; e, Orientação.
  • B. Conhecimento; Transcendência; Segurança; Identidade; e, Orientação.
  • C. Relacionamento; Transcendência; Segurança; Identidade; e, Orientação.
  • D. Relacionamento; Transcendência; Socialização; Identidade; e, Orientação.

Acerca da Teoria de Adler, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Sobre a psicologia individual, revela que a personalidade incorpora fatores tanto sociais quanto biológicos.
  • B. O interesse social conceitua-se sobre o potencial inato de cooperação com as pessoas a fim de atingir as metas pessoais e sociais.
  • C. Sobre a “ordem de nascimento” Adler acreditava que o segundo filho era o mais desajustado por ser o intermediário entre o primogênito e o caçula.
  • D. Sobre o complexo de inferioridade, ele acredita ser condição que o indivíduo desenvolve quando é incapaz de compensar os sentimentos normais de inferioridade.

A ansiedade básica é o conceito fundamental do sistema de Horney. Ela definia como “o sentimento de isolamento e de desamparo da criança em um mundo potencialmente hostil”. Essa definição caracteriza os sentimentos da sua infância. A ansiedade básica resulta de atitudes paternas dominadoras, bem como da falta de proteção e de amor e o comportamento errático. Qualquer ato que perturbe a relação segura entre pais e filhos pode provocar a ansiedade básica. Não é inata. É resultante das forças sociais e das interações existentes no ambiente infantil. Inicialmente, Horney listou dez necessidades neuróticas, incluindo o afeto, a realização e a autossuficiência. Nos últimos trabalhos ela agrupou essas necessidades em algumas tendências; assinale-as:

  • A. Personalidade condescendente; personalidade dependente; e, personalidade agressiva.
  • B. Personalidade condescendente; personalidade independente; e, personalidade agressiva.
  • C. Personalidade condescendente; personalidade independente; personalidade oprimida; e, personalidade agressiva.
  • D. Personalidade condescendente; personalidade independente; personalidade autoritária; e, personalidade agressiva.

Os adeptos da teoria dos objetos, como Melanie Klein, afirmam que as questões mais cruciais no desenvolvimento da personalidade envolvem o aumento da capacidade e da necessidade da criança, com o passar do tempo, de libertar-se do objeto primário (a mãe), a fim de estabelecer uma firme noção de si mesma e desenvolver relações com outros objetos (pessoas). Sendo assim, em relação à sua teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Há uma ligação entre o bebê e a mãe em termos sociais, cognitivos e sexuais.
  • B. Concentrava-se na ligação emocional entre mãe e filho, principalmente durante os seis primeiros meses de vida do bebê.
  • C. O seio materno seria o primeiro objeto parcial para o bebê, que o julgaria bom ou não, dependendo da satisfação do instinto do ID.
  • D. À medida que se expande o universo do bebê, ele se relaciona com objetos completos (a mãe como pessoa, por exemplo) e não com objetos parciais.

Sobre a estrutura da personalidade, as observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas; e, os modos de enfrentar situações sociais frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique; analise-os.

I. Id: contém tudo que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição – acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas; é a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo quanto aos efeitos do ego e do superego.

II. Ego: parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê torna-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Tem a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade.

III. Superego: última parte da estrutura que se desenvolve, não a partir do id, mas a partir do ego. É o depósito de códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observação e formação de ideias.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

“De acordo com a Psicanálise Freudiana, podemos afirmar que à medida que um bebê se transforma numa criança, uma criança em adolescente e um adolescente em adulto, ocorrem mudanças marcantes no que é desejado e em como estes desejos são satisfeitos. As modificações nas formas de gratificação e as áreas físicas de gratificação são os elementos básicos das fases de desenvolvimento. Freud usa o termo fixação para descrever o que ocorre quando uma pessoa não progride normalmente de uma fase para outra, mas permanece muito envolvida numa fase particular. Uma pessoa fixada numa fase preferirá satisfazer suas necessidades de forma mais simples ou infantil, ao invés dos modos mais adultos que resultariam de um desenvolvimento normal. Estas seriam as fases psicossexuais do desenvolvimento: oral, anal, fálica e genital.” Com base na afirmação anterior, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Fase anal: ocorre entre dois e quatro anos, quando a criança geralmente aprende a controlar os esfíncteres anais e a bexiga. A obtenção do controle fisiológico é ligada à percepção de que esse controle é uma nova fonte de prazer. Além de ser fonte de atenção e elogio por parte dos pais.
  • B. Fase oral: ocorre desde o nascimento. Mostra-se pela necessidade e gratificação concentradas predominantemente em volta dos lábios, língua e, um pouco mais tarde, nos dentes. A pulsão básica do bebê não é social ou interpessoal, é apenas receber alimento para atenuar as tensões de fome e sede.
  • C. Fase genital: a fase final do desenvolvimento biológico e psicológico ocorre com o início da puberdade e o consequente retorno da energia libidinal aos órgãos sexuais. Neste momento, meninos e meninas estão ambos conscientes de suas identidades sexuais distintas e começam a buscar formas de satisfazer suas necessidades eróticas e interpessoais.
  • D. Fase fálica: bem cedo, já aos 7 anos, a criança entra na fase fálica, que focaliza as áreas genitais do corpo. Freud afirmava que a descoberta de que é castrada representa um marco decisivo no crescimento da menina. Daí partem três linhas de desenvolvimento possíveis: uma conduz à inibição sexual ou à neurose, outra à modificação do caráter no sentido de um complexo de masculinidade e a terceira, finalmente, à feminilidade normal. Em meninos, há o Complexo de Édipo.

Subjacente a todo o pensamento de Freud está o pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda experiência mental. Ele esperava o tempo em que todos os fenômenos mentais pudessem ser explicados com referência direta à fisiologia do cérebro. Freud sentia que seu próprio trabalho era frequentemente apenas descritivo e que seria superado por pesquisas aperfeiçoadas em neurologia. A partir desse ponto, começaram a surgir os principais conceitos fundamentais de seus estudos; assinale-os.

  • A. Determinismo psíquico; consciente, pré-consciente e inconsciente; pulsões ou instintos; libido; catexia.
  • B. Consciente, pré-consciente e inconsciente; pulsões ou instintos; libido; catexia e estrutura da personalidade.
  • C. Determinismo psíquico; consciente, pré-consciente e inconsciente; libido; catexia e estrutura da personalidade.
  • D. Determinismo psíquico; consciente, pré-consciente e inconsciente; pulsões ou instintos; libido; catexia e estrutura da personalidade.

Adulto, Luís sofreu um grave acidente automobilístico e teve de amputar o braço esquerdo. Um mês após a amputação e a alta médica, ele foi levado ao hospital por ter sofrido um colapso: isolado da família, havia passado dias bebendo, sem se alimentar adequadamente, e com comportamento violento. Na semana anterior ao colapso, Luís havia se queixado de forte dor no membro amputado, tendo-a descrito como paralisante, aguda e ardente. Como Luís sentia fortes dores no braço desde a infância, em decorrência de outro acidente, e como estava constantemente embriagado desde a amputação, sua família não deu importância a sua queixa, tendo acreditado que ela poderia ser uma memória do acidente ocorrido na infância.

Considerando as teorias do manejo e enfrentamento da dor e do estresse, julgue os itens a seguir, acerca da situação hipotética apresentada.

O abuso de álcool por Luís constitui estratégia de enfrentamento do estresse pouco eficaz e mal adaptativa a longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Adulto, Luís sofreu um grave acidente automobilístico e teve de amputar o braço esquerdo. Um mês após a amputação e a alta médica, ele foi levado ao hospital por ter sofrido um colapso: isolado da família, havia passado dias bebendo, sem se alimentar adequadamente, e com comportamento violento. Na semana anterior ao colapso, Luís havia se queixado de forte dor no membro amputado, tendo-a descrito como paralisante, aguda e ardente. Como Luís sentia fortes dores no braço desde a infância, em decorrência de outro acidente, e como estava constantemente embriagado desde a amputação, sua família não deu importância a sua queixa, tendo acreditado que ela poderia ser uma memória do acidente ocorrido na infância.

Considerando as teorias do manejo e enfrentamento da dor e do estresse, julgue os itens a seguir, acerca da situação hipotética apresentada.

É possível que Luís esteja vivenciando a terceira etapa da síndrome geral de adaptação. Essa etapa é denominada reação de alarme e ocorre quando as reservas de energia do corpo já estão exauridas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à violência contra crianças e adolescentes e aos múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. Programas de intervenção com grupos são contraindicados no tratamento de crianças testemunhas de violência, haja vista o contexto expositivo proposto por essa terapêutica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...