Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Levando em consideração a classificação de transtornos de ansiedade para o DSM-IV, assinale a alternativa que NÃO faz parte do grupo dos transtornos de ansiedade:

  • A. Fobia Social.
  • B. Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
  • C. Transtorno de Estresse Agudo.
  • D. Transtorno Conversivo.
  • E. Transtorno de Pânico.

Segundo Chiavenato, a força dinâmica e persistente que provoca comportamentos e começa o ciclo motivacional denomina-se:

  • A. Causa.
  • B. Pró-atividade.
  • C. Necessidade.
  • D. Pré-motivação.
  • E. Assertividade.

e acordo com Nascimento (Cunha), assinale a alternativa INCORRETA em relação à Escala Wechsler de Inteligência para Adultos (WAISIII).

  • A. O teste é aplicável a pessoas com retardo grave.
  • B. O material do subteste Arranjo de Figuras é considerado de má qualidade.
  • C. Um QI 75 deve ser classificado como limítrofe.
  • D. O subteste Procurar Símbolos apresenta baixa fidedignidade.
  • E. O subteste Armar Objetos não apresenta excelente estabilidade temporal.

Sobre o conceito psicanalítico de Insight, segundo Zimerman, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Insight pragmático tem relação predominante com o inconsciente.

( ) O Insight intelectivo tem o maior efeito terapêutico.

( ) O Insight cognitivo pode promover a egodistonia.

( ) O Insight afetivo é o insight propriamente dito.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. F – V – V – V.
  • B. F – F – V – V.
  • C. F – F – F – V.
  • D. V – F – V – V.
  • E. V – V – F – F.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as categorias de classificação de respostas do Rorschach no Sistema Exner, com suas respectivas subcategorias ou códigos de classificação.

Coluna 1

1. Localização.

2. Qualidade Evolutiva.

3. Determinantes.

4. Qualidade Formal.

5. Códigos Especiais.

Coluna 2

( ) Pares.

( ) Detalhes Comuns.

( ) Resposta Vaga.

( ) Lógica Inadequada.

( ) Resposta Menos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 3 – 1 – 2 – 5 – 4.
  • B. 3 – 2 – 1 – 4 – 5.
  • C. 5 – 1 – 3 – 2 – 4.
  • D. 2 – 4 – 3 – 5 – 1.
  • E. 2 – 1 – 3 – 5 – 4.

De acordo com Gabbard, o entrevistador, em uma entrevista psicodinâmica, deve:

I. Realizar comentários tranquilizadores.

II. Conduzir a entrevista de forma linear.

III. Realizar primeiramente o diagnóstico para, depois, começar o tratamento.

IV. Ver o paciente como alguém capaz de contribuir para uma compreensão diagnóstica.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas IV.
  • B. Apenas I e IV.
  • C. Apenas III e IV.
  • D. Apenas I, II e III.
  • E. I, II, III e IV.

O aspecto central nos grupos operativos de Pichon-Rivière é________

  • A. a tarefa.
  • B. o indivíduo.
  • C. o porta-voz.
  • D. a cura.
  • E. a coesão.

Acerca dos méritos dos principais autores das Escolas de Psicanálise, referidos por Zimerman, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

Coluna 1

1. Klein.

2. Freud.

3. Winnicott.

4. Lacan.

5. Bion.

Coluna 2

( ) Resgata a importância da figura do pai.

( ) Substitui o termo Cura Analítica pelo termo Crescimento Mental.

( ) Deu início à análise de psicóticos.

( ) Substituiu a hipnose induzida pela livre associação de ideias.

( ) Resgata a importância do ambiente facilitador.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 5 – 4 – 1 – 2 – 3.
  • B. 4 – 1 – 5 – 2 – 3.
  • C. 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
  • D. 4 – 3 – 1 – 2 – 5.
  • E. 5 – 4 – 2 – 3 – 1.

Dietmar Samulski considera que, no esporte de rendimento, atletas que não dispõem de uma atenção suficientemente flexível não alcançam, de forma geral, um alto índice de rendimento esportivo, sendo, por isso, muito importante desenvolver neles a capacidade de concentração. São diretrizes utilizadas para melhorar a capacidade de atenção:

  • A. simular as condições de competição no treinamento; praticar o controle visual; permanecer concentrado em situações presentes;
  • B. usar palavras-chave; estabelecer rotinas de comportamento; permanecer concentrado em situações futuras;
  • C. desenvolver planos de competição; manter inalterados os estímulos e desafios; evitar e bloquear estímulos relevantes;
  • D. pensar no sentido de suas ações; concentrar-se no objetivo futuro; praticar o controle auditivo;
  • E. simular as condições de competitividade no treinamento; desenvolver planos de competição; compreender e integrar os pensamentos negativos.

Segundo Samulski, as percepções são processos presentes em todas as fases da ação esportiva, contribuindo para determinar as mudanças de velocidade, de espaço e de movimentos do corpo inteiro ou de parte dele, da posição do adversário, da forma de controle do equipamento, etc. O mesmo autor, baseando-se em Neumaier, afirma que a percepção (particularmente a visual) nos esportes deve cumprir quatro tarefas:

  • A. controle da expectativa; assimilação das informações provenientes do meio ambiente; antecipação do movimento externo; avaliação do movimento;
  • B. percepção do estado psíquico do adversário direto; percepção dos pontos fracos do sistema defensivo; percepção da forma de apitar dos árbitros; percepção dos movimentos de superioridade ou inferioridade numérica de defesa;
  • C. percepção do comportamento dos colegas; percepção do comportamento do adversário direto; percepção do comportamento do defensor próximo; percepção do comportamento da defesa perante a movimentação do ataque;
  • D. formação de uma base para orientação; controle visual do próprio movimento; antecipação do movimento externo; avaliação do movimento;
  • E. controle da expectativa; percepção de informações relevantes; antecipação da execução do movimento; percepção do estado psíquico do adversário direto.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...