Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia as afirmativas a seguir considerando o Modelo Estrutural de funcionamento psíquico de Freud:

I. compreende o polo pulsional da personalidade;

II. conjunto de funções e representações;

III. abrange os preceitos morais de nossas mentes, bem como nossas aspirações ideais;

IV. compreendia a totalidade do aparelho psíquico;

V. efetua o mecanismo fundamental de rejeitar, de qualquer forma, a vivência e a tomada de conhecimento de experiências emocionais ansiogênicas.

A sequência CORRETA é:

  • A.

    EGO, ID, SUPEREGO, ID, ID

  • B.

    EGO, ID, SUPEREGO, EGO, ID

  • C.

    ID, SUPEREGO, EGO, ID, ID

  • D.

    ID, EGO, SUPEREGO, ID, ID

  • E.

    ID, EGO, SUPEREGO, ID, EGO

Distúrbio degenerativo progressivo do cérebro, caracterizado por deterioração irreversível da memória, inteligência, consciência e controle das funções corporais, que com o tempo leva à morte, denomina-se:

  • A. Demência
  • B. Senescência
  • C. Presbiacusia
  • D. Arteriosclerose
  • E. Mal de Alzheimer

São razões fundamentais que sustentam, para os psicanalistas, que o Complexo de Édipo é fundamental na organização da personalidade, EXCETO:

  • A.

    o Complexo de Édipo possibilita o processo de renúncia à possessividade onipotente como também reconhecer que os pais são autônomos e têm seus próprios espaços;

  • B.

    no Complexo de Édipo, a criança precisa resolver o dilema edipiano, expurgando-se dos desejos sexuais pela mãe e aniquilando a hostilidade sentida em relação ao pai. Se houver a manutenção da hostilidade em relação ao pai, a identificação ficará prejudicada. Se não houver identificação não há sucesso na resolução desse Complexo;

  • C.

    o Complexo de Édipo favorece a repressão da sexualidade infantil, com uma amnésia relativa das experiências anteriores e prepara o ego para várias aquisições cognitivas;

  • D.

    o Complexo de Édipo determina a formação de identificações, aspecto absolutamente essencial para a formação da personalidade;

  • E.

    o Complexo de Édipo, sendo resolvido com êxito, tornará possível o ingresso do indivíduo na genitalidade adulta; caso contrário, as fixações parciais nas fases pré-edípicas ou uma má resolução do Complexo de Édipo resultarão em distintas formas de pseudogenitalidade.

Um dos ajustes à terceira idade, descrito por Peck, no qual as pessoas superam a preocupação consigo mesmas e aceitam a morte, concentrando-se em contribuições de valor social duradouro, denomina-se:

  • A. flexibilidade mental versus rigidez mental.
  • B. transcendência do ego versus preocupação com o ego.
  • C. transcendência do corpo versus preocupação com o corpo.
  • D. valorização da sabedoria versus valorização dos poderes físicos.
  • E. auto definição mais ampla versus preocupação com papeis profissionais.

Leia a história a seguir e identifique os mecanismos de defesa utilizados. Cada exemplo de um mecanismo de defesa está grifado e numerado.

"Meu cliente de vinte e cinco anos de idade terminou um relacionamento depois de vários anos de intensa relação. Num primeiro momento, ele se trancou no quarto, zangado e destruiu todos os objetos que lembravam o relacionamento(1). Fui chamado para conversar, mas em vez disso combinamos nos encontrar em uma sessão extraordinária no sábado. Nessa sessão ele não parava de se lamentar, dizendo o quão injusta era a ex-namorada. Este comportamento perdurou por algumas semanas. Um dia, meu cliente aparentemente tristonho, revela ter visto, de longe, a ex namorada. Ela, segundo ele, estava triste, tão infeliz quanto ele. (2). Tempos depois, meu cliente chegou à conclusão que a odiava. Estava feliz com a separação e dizia que iria aproveitar bastante a liberdade recém-conquistada (3). Foi a festas, shows, saiu muito e simplesmente deixou de falar na relação perdida. A certa altura, era como se a relação não tivesse existido. Ele não expressava qualquer indício de sofrimento ou lembrança da situação (4). Passado alguns meses, ele volta a falar sobre a ex-namorada. Dizia que ela tinha muitos defeitos e que, cedo ou tarde, eles iriam se separar mesmo, e portanto era melhor para ele que as coisas acontecessem da forma como ocorreu.(5). O processo terapêutico continuou e, algum tempo depois meu cliente optou por canalizar suas tristezas em um romance.

A sequência CORRETA dos mecanismos de defesa utilizados é:

  • A.

    Regressão, projeção, negação, repressão, racionalização.

  • B.

    Repressão, projeção, negação, repressão, racionalização

  • C.

    Regressão, projeção, formação reativa, repressão, racionalização.

  • D.

    Formação reativa, projeção, formação reativa, negação, racionalização.

  • E.

    Recalcamento, formação reativa, regressão, negação, sublimação.

Segundo Elkind, um observador que existe somente na cabeça do adolescente e que está tão preocupado com os pensamentos e ações do adolescente quanto ele próprio, denomina-se:

  • A. Audiência imaginária
  • B. Confusão mental
  • C. Herói imaginário
  • D. Fábula pessoal
  • E. Mito

A teoria proposta por Cumming e Henry que sustenta que o envelhecimento bem sucedido é caracterizado pelo afastamento mútuo entre o idoso e a sociedade, é denominada:

  • A. escolta social
  • B. continuidade
  • C. desencargo
  • D. relacional
  • E. atividade

Um dos quatro estados de identidade, proposto por J. Marcia, envolvendo a ausência de uma reavaliação atual e de um comprometimento pessoal firme, é denominado:

  • A. moratória
  • B. desempenho
  • C. adolescência
  • D. difusão de identidade
  • E. atraso desenvolvimental

Segundo Paim, alterações mentais caracterizadas pela regressão da personalidade adulta ao nível do comportamento infantil, denomina-se:

  • A. monia
  • B. repressão
  • C. regressão
  • D. puerilismo
  • E. infantilismo

Como se denomina a teoria psicológica que apóia a premissa de que a competência cognitiva do sujeito é melhor definida em termos de um conjunto de habilidades?

  • A. Teoria Triárquica.
  • B. Teoria da inteligência prática.
  • C. Teoria da inteligência distribuída.
  • D. Teoria das inteligências múltiplas.
  • E. Teoria da inteligência bem-sucedida.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...