Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia as afirmativas a seguir considerando o Modelo Estrutural de funcionamento psíquico de Freud:
I. compreende o polo pulsional da personalidade;
II. conjunto de funções e representações;
III. abrange os preceitos morais de nossas mentes, bem como nossas aspirações ideais;
IV. compreendia a totalidade do aparelho psíquico;
V. efetua o mecanismo fundamental de rejeitar, de qualquer forma, a vivência e a tomada de conhecimento de experiências emocionais ansiogênicas.
A sequência CORRETA é:
EGO, ID, SUPEREGO, ID, ID
EGO, ID, SUPEREGO, EGO, ID
ID, SUPEREGO, EGO, ID, ID
ID, EGO, SUPEREGO, ID, ID
ID, EGO, SUPEREGO, ID, EGO
Distúrbio degenerativo progressivo do cérebro, caracterizado por deterioração irreversível da memória, inteligência, consciência e controle das funções corporais, que com o tempo leva à morte, denomina-se:
São razões fundamentais que sustentam, para os psicanalistas, que o Complexo de Édipo é fundamental na organização da personalidade, EXCETO:
o Complexo de Édipo possibilita o processo de renúncia à possessividade onipotente como também reconhecer que os pais são autônomos e têm seus próprios espaços;
no Complexo de Édipo, a criança precisa resolver o dilema edipiano, expurgando-se dos desejos sexuais pela mãe e aniquilando a hostilidade sentida em relação ao pai. Se houver a manutenção da hostilidade em relação ao pai, a identificação ficará prejudicada. Se não houver identificação não há sucesso na resolução desse Complexo;
o Complexo de Édipo favorece a repressão da sexualidade infantil, com uma amnésia relativa das experiências anteriores e prepara o ego para várias aquisições cognitivas;
o Complexo de Édipo determina a formação de identificações, aspecto absolutamente essencial para a formação da personalidade;
o Complexo de Édipo, sendo resolvido com êxito, tornará possível o ingresso do indivíduo na genitalidade adulta; caso contrário, as fixações parciais nas fases pré-edípicas ou uma má resolução do Complexo de Édipo resultarão em distintas formas de pseudogenitalidade.
Um dos ajustes à terceira idade, descrito por Peck, no qual as pessoas superam a preocupação consigo mesmas e aceitam a morte, concentrando-se em contribuições de valor social duradouro, denomina-se:
Leia a história a seguir e identifique os mecanismos de defesa utilizados. Cada exemplo de um mecanismo de defesa está grifado e numerado.
"Meu cliente de vinte e cinco anos de idade terminou um relacionamento depois de vários anos de intensa relação. Num primeiro momento, ele se trancou no quarto, zangado e destruiu todos os objetos que lembravam o relacionamento(1). Fui chamado para conversar, mas em vez disso combinamos nos encontrar em uma sessão extraordinária no sábado. Nessa sessão ele não parava de se lamentar, dizendo o quão injusta era a ex-namorada. Este comportamento perdurou por algumas semanas. Um dia, meu cliente aparentemente tristonho, revela ter visto, de longe, a ex namorada. Ela, segundo ele, estava triste, tão infeliz quanto ele. (2). Tempos depois, meu cliente chegou à conclusão que a odiava. Estava feliz com a separação e dizia que iria aproveitar bastante a liberdade recém-conquistada (3). Foi a festas, shows, saiu muito e simplesmente deixou de falar na relação perdida. A certa altura, era como se a relação não tivesse existido. Ele não expressava qualquer indício de sofrimento ou lembrança da situação (4). Passado alguns meses, ele volta a falar sobre a ex-namorada. Dizia que ela tinha muitos defeitos e que, cedo ou tarde, eles iriam se separar mesmo, e portanto era melhor para ele que as coisas acontecessem da forma como ocorreu.(5). O processo terapêutico continuou e, algum tempo depois meu cliente optou por canalizar suas tristezas em um romance.
A sequência CORRETA dos mecanismos de defesa utilizados é:
Regressão, projeção, negação, repressão, racionalização.
Repressão, projeção, negação, repressão, racionalização
Regressão, projeção, formação reativa, repressão, racionalização.
Formação reativa, projeção, formação reativa, negação, racionalização.
Recalcamento, formação reativa, regressão, negação, sublimação.
Segundo Elkind, um observador que existe somente na cabeça do adolescente e que está tão preocupado com os pensamentos e ações do adolescente quanto ele próprio, denomina-se:
A teoria proposta por Cumming e Henry que sustenta que o envelhecimento bem sucedido é caracterizado pelo afastamento mútuo entre o idoso e a sociedade, é denominada:
Um dos quatro estados de identidade, proposto por J. Marcia, envolvendo a ausência de uma reavaliação atual e de um comprometimento pessoal firme, é denominado:
Segundo Paim, alterações mentais caracterizadas pela regressão da personalidade adulta ao nível do comportamento infantil, denomina-se:
Como se denomina a teoria psicológica que apóia a premissa de que a competência cognitiva do sujeito é melhor definida em termos de um conjunto de habilidades?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...