Questões sobre Teorias da Personalidade

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A corrente da Psicologia que se propõe a aferir a inteligência a partir do estudo de determinadas capacidades ou habilidades, como a indicação da idade mental e o quociente intelectual, é denominada de:

  • A. teoria gestaltista.
  • B. teoria behaviorista.
  • C. perspectiva diferencial-psicométrica.
  • D. perspectiva da subteoria experiencial.
  • E. perspectiva do processamento da informação.

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

As respostas operantes em situações de aprendizagem denotam os comportamentos reflexos do indivíduo a estímulos ambientais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

O behaviorismo fundamenta-se na explicação do comportamento e da aprendizagem como consequência dos estímulos ambientais, não se atendo a estruturas mentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

O reflexo é um dos níveis da aprendizagem relacionado às sensações provocadas pela observação e percepção das coisas no ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A dor é um dos maiores estressores da humanidade. Atualmente, pesquisadores de diferentes áreas têm envidado esforços para a formação de equipes interdisciplinares que buscam investigar e desenvolver técnicas e procedimentos para melhor reconhecer, avaliar e tratar a condição álgica da pessoa em sofrimento. Julgue os itens de 71 a 75, acerca da dor e dos aspectos psicológicos envolvidos na percepção álgica.

De acordo com o modelo psicanalítico, conflitos intrapsíquicos podem ser convertidos em dor física por meio de mecanismos psicodinâmicos, ou seja, sintomas de dor podem ser entendidos como símbolo de um conflito emocional subjacente. Por exemplo, uma queixa de dor pélvica continuada pode descrever, de fato, a expressão somática de conflitos não resolvidos relativos a desejos sexuais inaceitáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias da personalidade dividem-se em teorias psicodinâmicas, teorias estruturais, teorias experienciais e teorias da aprendizagem. (Hall, Lindzey e Campbell). Acerca de tais teorias, assinale a opção correta.

  • A.

    As teorias da aprendizagem enfatizam a base aprendida das tendências de resposta, com ênfase no processo de aprendizagem, e não nas tendências resultantes.

  • B.

    As teorias psicodinâmicas enfatizam os motivos conscientes e os inconscientes dos comportamentos humanos.

  • C.

    As teorias estruturais baseiam-se em uma tendência de comportamento humano.

  • D.

    As teorias experienciais baseiam-se em experimentos e testes.

  • E.

    As teorias da aprendizagem baseiam-se na memória, na acuidade visual, na orientação espacial, entre outras.

Hall, Lindzey e Campbell defendem que as teorias da personalidade têm sua aceitação ou rejeição determinadas por sua utilidade. No que se refere às teorias da personalidade, assinale a opção correta.

  • A.

    O norteador empírico (pesquisas, testes etc.) não é importante, visto que determinada teoria da personalidade constituída pós eventos é construída a partir do que já foi observado, não sendo capaz de predizer comportamentos humanos.

  • B.

    As teorias da personalidade devem ser consideradas verdadeiras ou falsas.

  • C.

    Tais teorias devem ser capazes de responder a qualquer comportamento humano.

  • D.

    Não é essencial que determinada teoria da personalidade gere predições sobre comportamentos humanos, uma vez que estes não podem ser padronizados.

  • E.

    O termo utilidade refere-se à verificabilidade e à abrangência das predições.

Segundo Kernberg, há relutância dos profissionais de saúde em diagnosticar crianças e adolescentes com transtorno de personalidade, porque

  • A.

    as crianças, normalmente, têm comportamentos agressivos, independentemente de apresentarem algum transtorno.

  • B.

    a criança, ou o adolescente, não apresenta sintomas que caracterizariam o transtorno.

  • C.

    tal diagnóstico implica gravidade e os convênios de saúde ainda não proporcionam, por esse motivo ou diagnóstico, atendimento a pacientes dessa faixa etária.

  • D.

    não existem parâmetros para avaliá-los.

  • E.

    é consenso que a personalidade da criança ainda está em formação, podendo, no futuro, não desenvolver o transtorno de personalidade.

No que se refere aos transtornos de personalidade, de acordo com o DSM-IV, consideram-se comorbidade

  • A.

    as preocupações exageradas com o corpo.

  • B.

    os quadros depressivos e o abuso de álcool e(ou) drogas.

  • C.

    os transtornos conversivos.

  • D.

    as alucinações auditivas e visuais.

  • E.

    as preocupações exageradas com doenças e medicações.

Assinale a opção correspondente à sequência que configura o sintoma e a defesa das estruturas neurótica e psicótica, respectivamente.

  • A.

    obsessão/clivagem e esquizofrenia/repressão

  • B.

    depressão/negação e idealização/fusão

  • C.

    narcisismo/projeção e delírio/introjeção

  • D.

    compulsão/recalque e despersonalização/ foraclusão

  • E.

    conversão somática/formação reativa e alucinação/regressão

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