Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Freud, o id é a parte fundamental da personalidade, fonte de
todas as energias instintivas e que assim fornece o dinamismo de base à personalidade.
matizes afetivos e pejorativos que representa um mecanismo patológico.
energias subconscientes que atuam diretamente no estabelecimento do material do superego.
forças semi-conscientes que atuam no desenvolvimento da personalidade.
energias que detém a idéia inaceitável no plano social.
Sheldon foi o único, entre os teóricos da personalidade, que trabalhou com variáveis que podem ser medidas com uma régua. Depois de várias análises Sheldon concluiu que todas as características físicas podiam ser agrupadas em três componentes, de acordo com a presumida origem embrionária da maioria do tecido do indivíduo na camada exterior, média ou interior. O endomorfo tende a ser um indivíduo
compacto, frágil e atlético.
rijo, atlético e muscular.
mole, carnudo e redondo.
frágil, alto e atlético.
delgado, compacto e atlético.
A principal meta do processo de individuação, segundo Jung, é a
flexibilização do campo imaginário.
ampliação da consciência.
superação dos conflitos internos.
compreensão da vivência pessoal no processo histórico.
sabedoria na interpretação dos conteúdos inconscientes.
A perspectiva junguiana postula que consciente e inconsciente
não são instâncias opostas, visto que ambas se complementam mutuamente para formar o si-mesmo (self).
são instâncias contraditórias entre si, uma vez que é do embate entre ambas que se constrói a subjetividade.
são instâncias distintas: a primeira refere-se ao conhecido historicamente e a segunda ao inferido subjetivamente.
são aspectos inseparáveis da tensão que incide sobre a formulação e funcionamento do si-mesmo (self).
não são nem instâncias nem aspectos: referem-se ao caráter simultaneamente idiossincrático e coletivo do si-mesmo (self).
As duas grandes áreas que influenciaram o pensamento de Piaget foram
a Zoologia e a Química.
a Fisiologia e a Sociologia.
a Biologia e a Filosofia.
a Neurologia e a Psicologia.
a Anatomia e a Educação.
Na segunda tópica de Freud, o ego é entendido como a instância que
supervisiona e organiza todos os processos mentais.
aloca apenas processos conscientes, que não são reprimidos.
retém apenas processos desconhecidos e inconscientes.
rege o princípio do prazer.
abriga a consciência moral e desencadeia o processo de recalque.
Toda transformação qualitativa da consciência envolve a
integração e superação dos movimentos de contradição existentes entre estes processos.
formulação de hipóteses sobre os próprios conhecimentos, requerendo metodologia coerente.
capacidade de introspecção e análise dos sentidos e significados dos signos e das representações sociais.
necessidade de superar a frustração decorrente da dificuldade de compatibilizar os modos de ser, pensar e sentir.
compreensão mais ampla de que o mundo é um eterno porvir, que implica uma dinâmica de reflexão e ação recíprocas.
Os objetos de estudos das psicologias humanista, behaviorista, genética e sócio-histórica são, respectivamente:
o processo de humanização e formação de cultura; as relações e motivações humanas; o desenvolvimento cognitivo; o comportamento.
o comportamento; o processo de humanização e formação de cultura; as relações e motivações humanas; o desenvolvimento cognitivo.
as relações e motivações humanas; o comportamento; o desenvolvimento cognitivo; e o processo de humanização e formação de cultura.
o desenvolvimento cognitivo; o processo de humanização e formação de cultura; o comportamento; as relações e motivações humanas.
as relações e motivações humanas; o comportamento; o desenvolvimento cognitivo; o processo de humanização e formação da cultura.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
Para Freud, o indivíduo que atinge a fase genital atingiu o pleno desenvolvimento do adulto normal. As adaptações biológicas e psicológicas foram realizadas, ele aprendeu a amar e a competir, discriminou seu papel sexual e agora está pleno para desenvolver seu intelecto de forma saudável.
Abraham Maslow, um dos líderes da Psicologia Humanista, desenvolveu uma teoria motivacional bastante conhecida e denominada:
Modelo dos Dois Fatores;
Teoria da Equidade;
Hierarquia das Necessidades;
Modelo da Expectância;
Teoria da Atribuição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...