Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o desenvolvimento organizacional, o treinamento para educação continuada, a aprendizagem por competência e a gestão estratégica de pessoas, julgue os itens subsequentes.
Os fracassos de desempenho resultam de falhas de treinamento, meio de preparação das pessoas para que desempenhem adequadamente suas atribuições e responsabilidades.Acerca da assistência psicológica em oncologia, julgue os itens a seguir.
Técnicas psicológicas são bastante adequadas ao processo de tratamento e reabilitação, mas são pouco úteis para prevenção.
Em construção de escalas para medir variáveis, conceitos ou constructos teóricos não observáveis diretamente, como inteligência, personalidade etc., é fundamental que as medidas sejam precisas e capazes de medir o que se propõem medir, definições essas cujos conceitos, respectivamente, são
validade e fidedignidade.
exatidão e mensuração.
validade e compatibilidade.
fidedignidade e validade.
fidedignidade e precisão.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o desenvolvimento organizacional, o treinamento para educação continuada, a aprendizagem por competência e a gestão estratégica de pessoas, julgue os itens subsequentes.
O desenvolvimento de pessoas depende diretamente da compatibilidade entre o levantamento de necessidades da organização e a execução do treinamento, das avaliações dos programas de treinamento e das políticas de treinamento voltadas para o ajuste das necessidades individuais e organizacionais.
Acerca da assistência psicológica em oncologia, julgue os itens a seguir.
Quando a equipe de oncologia levanta a hipótese de depressão severa ou outras psicopatologias entre seus pacientes, o psicólogo deve sugerir o encaminhamento desses pacientes ao psiquiatra para avaliação e, se for o caso, medicação.
Ana, com vinte e dois anos de idade, internada há dois meses, aproximadamente, em hospital psiquiátrico, apresenta discurso desorganizado, anormalidade motora, perturbações no padrão do sono e, por vezes, recusa alimentação, com base em suas crenças delirantes. A paciente relata que, todas as noites, enquanto todos dormem, baratas aglomeram-se a sua volta com o objetivo de morder sua cabeça. Ana justifica a queda de cabelo, relatada pela família da paciente em entrevista inicial, com a ação noturna dos insetos. Ela passa boa parte do tempo sozinha e mostra-se, comumente, resistente aos esforços de mobilização. Exceção a esse comportamento se dá, apenas, em dois momentos: pela manhã, ao recolher flores no jardim para o seu próprio enterro e ao se aprontar e se perfumar, para aguardar a família que virá ao seu enterro. Ambos os comportamentos repetem-se todos os dias, no mesmo horário.
Com referência ao caso clínico hipotético acima apresentado, assinale a opção correta.Trata-se de caso de fobia específica, cujo objeto fóbico é a barata. O medo é acentuado e persistente, excessivo e irracional, em presença ou antecipação do objeto. No caso de Ana, é possível apontar comportamentos de esquiva ou antecipação ansiosa, além de sofrimento significativo com relação à situação temida.
O caso de Ana indica esquizofrenia catatônica, com base nos critérios diagnósticos de presença de delírios, discurso e comportamento desorganizado e ausência ou diminuição na reatividade ao ambiente.
O caso clínico em questão é compatível com esquizofrenia paranoide, diagnosticada com base na presença de discurso desorganizado, delírios e alucinações proeminentes, com relativa preservação do funcionamento cognitivo e do afeto.
O caso sugere o diagnóstico de transtorno da personalidade borderline, tendo em vista os sintomas de instabilidade de autoimagem e afetos, assim como comportamentos repetitivos e perturbação da identidade, associados aos delírios.
Apesar da presença de delírios, o caso corresponde ao transtorno de personalidade histriônica, pois Ana se coloca no centro das atenções com discurso intencionalmente desorganizado e excessivamente impressionista. Ao exibir teatralidade e expressão emocional exagerada, ela tenta convencer a terceiros de que precisa de atenção especial e de que seu caso é de gravidade relevante.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o desenvolvimento organizacional, o treinamento para educação continuada, a aprendizagem por competência e a gestão estratégica de pessoas, julgue os itens subsequentes.
Os objetos do treinamento, diferentemente da educação continuada, enfatiza mais características assistenciais, de investimento e (ou) administrativas do que de desenvolvimento de novas competências.
A inserção do psicólogo em serviços de oncologia é realidade nos dias atuais para serviços tanto públicos quanto privados. Julgue os próximos itens acerca da justificativa para essa inserção.
A ênfase moderna está no modelo de saúde que reconhece a interação de variáveis biopsicossociais no processo saúde-doença.
No que se refere ao desenvolvimento normal e psicopatológico da criança e do adolescente, assinale a opção correta.
O diagnóstico é fundamental para averiguação do curso e do tratamento adequado ao transtorno apresentado.
O curso e o tratamento são elementos fundamentais no tratamento e devem ser estabelecidos antes mesmo do diagnóstico de transtorno.
O curso e o tratamento do transtorno são irrelevantes, pois cada indivíduo responde de maneira singular aos distúrbios.
Em casos de transtornos simultâneos, o curso e o tratamento relativos aos distúrbios mais brandos não devem ser vislumbrados, uma vez que essas desordens tendem a desaparecer após três meses, em média, de tratamento.
O curso e o tratamento de transtornos estão relacionados com o início do surgimento dos sintomas, bem como o modo como a criança ou o adolescente se adapta às mudanças advindas.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o desenvolvimento organizacional, o treinamento para educação continuada, a aprendizagem por competência e a gestão estratégica de pessoas, julgue os itens subsequentes.
Para o diagnóstico das necessidades de educação continuada em uma organização, podem ser utilizados diversos métodos de coleta de dados, como, por exemplo, entrevistas de alocação, análise dos postos de trabalho, análise de trilhas de carreira, avaliação do impacto de treinamentos anteriores e avaliação de desempenho do empregado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...