Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao trabalho nas equipes de saúde, julgue os itens a seguir.

As equipes multiprofissionais apresentam baixo desempenho sempre que questões institucionais se sobrepõem às dimensões técnicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Skinner, a extinção operante pode causar diminuição de comportamentos anteriormente reforçados. Em alguns casos, o que pode ser observado é a exacerbação de comportamentos de fuga ou esquiva da estimulação aversiva e a deficiência em relação a comportamentos instrumentais, no intuito de obter reforço positivo. Essa descrição apresenta, devidamente, características relativas a

  • A.

    depressão.

  • B.

    ansiedade.

  • C.

    estados maníacos.

  • D.

    pica.

  • E.

    esquizofrenia.

Acerca da avaliação de desempenho, julgue os itens a seguir.

Uma das principais características da avaliação de desempenho é o envolvimento da alta administração da empresa na avaliação do funcionário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação de desempenho, julgue os itens a seguir.

A avaliação de desempenho preocupa-se essencialmente com o cumprimento das tarefas pelos colaboradores, não estando voltada para a busca de resultados organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação de desempenho, julgue os itens a seguir.

A avaliação de desempenho consiste em importante instrumento para a gestão estratégica de recursos humanos, embora sua adoção gere diversas críticas referentes à subjetividade dos critérios de avaliação adotados e à tendência à complacência dos avaliadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação de desempenho, julgue os itens a seguir.

A avaliação de desempenho, embora contribua para o alcance dos resultados organizacionais, dificulta o desenvolvimento das pessoas na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas no setor público, julgue os itens seguintes.

Diferentemente do que se observa no setor privado, no serviço público, a adoção da avaliação de desempenho tem prejudicado a gestão dos serviços públicos e das políticas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos métodos cooperativos de solução de conflitos, assinale a opção correta.

  • A.

    Assim como o conciliador, o mediador explorara o conflito, a fim de identificar os interesses por trás das queixas imediatas.

  • B.

    Na mediação, não há interesse em perceber as motivações psíquicas e outras questões pessoais que culminaram no conflito.

  • C.

    A conciliação concentra-se no aspecto objetivo do conflito, ao passo que a mediação atua para viabilizar a solução do conflito, empenhando-se para que haja compreensão mútua.

  • D.

    A mediação, entendida como processo ideal na solução de conflitos, resulta no apaziguamento e, consequentemente, na reconciliação, como, por exemplo, nos casos de separações traumáticas e de adoção.

  • E.

    O objetivo da conciliação é o realinhamento das divergências entre as partes, de forma a finalizar o conflito.

Acerca da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os itens seguintes.

O conceito de competência como parâmetro de avaliação passou a ser adotado, nas organizações, como solução para os problemas de remuneração, capacitação e desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

As cinco áreas de pesquisa em cultura organizacional são

  • A.

    gestão cultural, sistema adaptativo, cultura estrutural, cognição organizacional e simbolismo social.

  • B.

    valores individuais, valores organizacionais, simbolismo social, processos inconscientes e cognição social.

  • C.

    valores organizacionais, cultura corporativa, simbolismo social, cognição organizacional e processos inconscientes e de subjetivação.

  • D.

    administração corporativa, cultura comparada, simbolismo organizacional, cognição social e processos de subjetivação.

  • E.

    administração comparativa, cultura corporativa, simbolismo organizacional, cognição organizacional e processos inconscientes e organização.

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