Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a trabalho em equipe e relações humanas, assinale a opção correta.
Na constituição de equipe interprofissional, a afinidade entre os membros é o único parâmetro a ser utilizado para avaliar a adequação do trabalho em equipe.
A despersonalização, comportamento defensivo no local de trabalho, consiste em tratar as pessoas como objetos, distanciarse dos problemas, não considerar as idiossincrasias de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas.
O trabalho em equipe gera conflitos de relações interpessoais, denominados conflitos disfuncionais, que ocorrem estritamente porque os indivíduos possuem percepções, crenças e valores diferentes, os quais são naturalmente incompatíveis com o trabalho em conjunto.
No trabalho em equipe interprofissional, a presença de diversas especializações contribui para a diluição de competências e atribuições profissionais.
Para que sejam evitados os conflitos de relacionamento interpessoal nas equipes, os indivíduos devem trabalhar em lócus diferenciados e apresentar atitudes de lealdade, obediência, dedicação, disciplina e colaboração para com os superiores.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação aos conflitos característicos das relações interpessoais e grupais, assinale a opção correta.
A ausência de qualquer tipo de conflito indica bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, competência.
A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e na implantação das estratégias mais adequadas para se evitar conflitos no contexto das relações humanas.
A mediação e a arbitragem são formas de resolução de conflitos que dependem da atuação de uma terceira pessoa não envolvida diretamente no conflito.
Experimentos com grupos sociais mostram que reduzir a interdependência de funções e desvincular atuação de metas comuns, eliminando-se os objetivos de ordem superior, são ações que promovem a cooperação nas relações intergrupais.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os conflitos intragrupos podem ser classificados em conflitos de tarefas ou de relacionamento. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
É fácil distinguir o conflito de tarefas do conflito de relacionamento: a percepção individual da existência de tais fenômenos é delimitador eficaz da origem e da natureza do conflito.
Geralmente, o conflito de relacionamento influencia o desempenho efetivo da equipe de forma tão negativa quanto os conflitos de tarefa.
Níveis elevados de satisfação e comprometimento dos membros com as equipes influenciam positivamente a crença desses membros de que a equipe é efetiva, bem como a negociação e a cooperação entre esses membros e a administração dos conflitos que surgem durante os processos de trabalho.
Quando vivenciam altos níveis de interdependência de resultados, os membros da equipe são capazes de compreender que os colegas constituem peças fundamentais na consecução dos objetivos de trabalho propostos, o que minimiza os conflitos no grupo.
Não se observa relação negativa entre conflitos intragrupais, interdependência de tarefas e características afetivas da equipe.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere às relações interpessoais em equipes interprofissionais, assinale a opção correta.
O ambiente de trabalho interfere no comportamento das pessoas, o que, por sua vez, influencia nas relações interpessoais e, supostamente, nos resultados das empresas; por isso, é o fator que mais contribui para a existência de conflitos nas organizações.
Nas equipes de trabalho, em decorrência de sua estrutura, a dependência entre os seus membros está diretamente relacionada ao grau de conflito entre eles.
Fenômeno inerente ao contexto das organizações e das equipes, o conflito intragrupal associa-se, estritamente, a aspectos negativos como a redução da coesão grupal e à diminuição dos níveis de desempenho.
As equipes de trabalho são compostas por pessoas com percepções, valores e ideias diferentes, mas isso não significa que essas equipes, necessariamente, passarão por fases de conflito.
Como as equipes são consideradas unidades mais complexas que os grupos, por haver maior nível de inter-relação entre os membros, elas tornam-se mais suscetíveis a conflitos interpessoais.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.
A abordagem psicanalítica investiga dados pertinentes à relação dos indivíduos e suas influências nos conflitos, realiza psicoterapia especificamente grupal, baseada na psicodinâmica, identifica sintomas que indiquem aspectos da subjetividade do sujeito e promove grupos de reflexão entre membros do programa e da comunidade.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias e transtornos de personalidade, do psicodiagnóstico desses transtornos e das abordagens terapêuticas a eles aplicadas, julgue os itens de 51 a 60.
Com sujeitos que apresentam personalidade histriônica, que têm tendência à dramatização, a intervenção do terapeuta deve ser no sentido de cortar rapidamente as dramatizações. Além disso, é necessário evitar as mudanças de assunto e retomar os objetivos definidos, estando atento à sedução ou à hostilidade que lhe serão dirigidos.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias e transtornos de personalidade, do psicodiagnóstico desses transtornos e das abordagens terapêuticas a eles aplicadas, julgue os itens de 51 a 60.
A psicoterapia indicada para os sujeitos com personalidade ansiosa é frustrante, devido ao progresso muito lento e ínfimo, sendo necessário um reforço constante de estabelecimento de relação de confiança.
Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.
O Código de Ética adverte o psicólogo quanto à necessidade de considerar, no momento do diagnóstico, os aspectos sociais na etiologia dos transtornos psíquicos, como o sexo e a situação socioeconômica, que podem gerar variações diagnósticas.
Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.
O Código de Ética orienta o psicólogo, respaldando-o, no que se refere ao conhecimento da área e ao diagnóstico do sujeito por ele atendido, propiciando um tratamento homogêneo àqueles que necessitam de apoio psicológico.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O Programa de Promoção do Crescimento e Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das condições de saúde.
Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma equipe interprofissional, julgue os itens de 56 a 64.
No trabalho em equipe, há uma relação diretamente proporcional entre o grau de cooperação entre os membros e o grau de efetividade do resultado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...