Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.

Para atestar a utilidade de uma teoria da personalidade, basta verificar o seu valor de senso comum e comprovar a sua consonância com teorias afins.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do trabalho da equipe interprofissional, julgue os itens a seguir.

Entre as características desejáveis no trabalho interprofissional, o corporativismo aparece como primordial, pois promove prática profissional pensada e discutida com profissionais de outras áreas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.

Tanto para Freud como para Jung, a mente ou psique atua no nível consciente e no inconsciente. No entanto, Jung defendia que a parte mais significativa do inconsciente provinha do inconsciente coletivo, e não, das experiências passadas do indivíduo, como acreditava Freud.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes.

Infere-se do texto que o escopo da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho está circunscrito aos processos de seleção de pessoal, treinamento e avaliação de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, com relação a equipes interprofissionais.

  • A.

    As pesquisas com equipes interprofissionais indicam que é fácil o acordo sobre os limites do poder de influência entre os profissionais, ou mesmo sobre os limites individuais na deliberação conjunta entre os distintos especialistas.

  • B.

    Em equipes interprofissionais, a possibilidade de o profissional se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes é praticamente inexistente, já que o conflito, precursor da mudança, se torna a regra para que o trabalho se concretize.

  • C.

    O trabalho em equipes interprofissionais independe de mudança no processo de formação dos profissionais, pois a formação técnica os torna capazes de prestar atenção integral e humanizada às pessoas.

  • D.

    É comum o profissional que atua em equipes interprofissionais, tão logo inicie o trabalho, desconstruir a identidade característica de seu núcleo de especialidade, o que facilita a interação em espaços interdisciplinares.

  • E.

    O atual estágio de conhecimento sobre equipes interprofissionais permite afirmar que nenhum especialista, de modo isolado, pode assegurar uma abordagem integral dos problemas de saúde, por exemplo.

Com base nas Referências Técnicas para a Prática do(a) Psicólogo(a) nos Programas de DST e AIDS, do Conselho Federal de Psicologia, julgue os itens a seguir.

Em programas de prevenção de DSTs, as ações preventivas dividem-se em três níveis de intervenção: inicial, intermediário e específico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.

De acordo com as teorias da psicanálise, a região psíquica denominada id, responsável pelo contato direto da mente com a realidade, busca o prazer pela intensificação da tensão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em organizações que operam por meio de várias modalidades profissionais, a organização do processo de trabalho pode apresentar uma integração disciplinar predominantemente multi ou pluridisciplinar, o que a diferencia do processo de trabalho realizado em equipes. A respeito de equipes interprofissionais, assinale a opção correta.

  • A.

    Do ponto de vista quantitativo, o trabalho em equipe constituída de profissionais de diferentes áreas é mais produtivo que o trabalho realizado por indivíduos que trabalham isoladamente.

  • B.

    A educação interprofissional baseia-se na proposta de que profissionais aprendem juntos sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada profissão, com o objetivo de melhorar a qualidade no cuidado ao paciente.

  • C.

    No âmbito do trabalho em equipe, as competências devem ser divididas em competências exclusivas de cada profissão e competências colaborativas, estas essenciais ao trabalho em conjunto.

  • D.

    Nos ambientes em que atuam equipes interprofissionais, falhas ou erros não são utilizados para a defesa de interesses particulares, como, por exemplo, a luta política entre profissões.

  • E.

    O corporativismo é uma das características essenciais ao trabalho interprofissional, pois promove a coesão profissional em torno de práticas socialmente estabelecidas.

Mariana, com 42 anos de idade, obesa, com índice de massa corporal de 53 kg/m2, sofre de hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e apneia do sono. Ela relata comer em intervalos irregulares, diversas vezes ao dia, sendo a primeira refeição feita em torno de meio-dia. Levanta-se em torno de 7 h, mas nunca sente fome para tomar café da manhã. Suas preferências alimentares incluem doces cremosos, sorvetes, tortas doces recheadas, refrigerantes regularmente, pizzas, frituras, saladas com molhos grossos à base de maionese, sanduíches enriquecidos com bacon e molhos diversos, carnes e peixes fritos. As refeições principais são fartas, com grande variedade de alimentos e duram, no máximo, de 8 a 10 minutos.

Acerca das condições de saúde e do tratamento de Mariana, assinale a opção correta.

  • A.

    A ansiedade e a depressão são condições clínicas que podem estar associadas à etiologia do comportamento alimentar de Mariana e, nesse caso, a equipe interdisciplinar de tratamento deve incluir um nutricionista, um psicólogo e um psiquiatra, sendo dispensável a presença de outro especialista médico.

  • B.

    O hábito de iniciar as refeições apenas ao meio-dia é uma variável útil para o início do tratamento comportamental de Mariana, pois o longo período de jejum entre a noite anterior e a manhã de cada dia pode potencializar o efeito reforçador de saladas e grelhados a serem introduzidos no almoço.

  • C.

    Embora os problemas de saúde relatados possam ser consequência da obesidade e agravados pelo comportamento alimentar da paciente, espera-se que, à medida que ela emagreça, essas condições remitam, independentemente do método terapêutico utilizado no tratamento.

  • D.

    Em um tratamento interdisciplinar da obesidade, sem cirurgia, Mariana pode ter êxito na perda de peso, poderá manter os horários de sua preferência para as refeições, como os atuais, mas nunca mais poderá voltar a ingerir os alimentos relatados como preferidos.

  • E.

    Se Mariana for submetida à cirurgia redutora do estômago, suas preferências alimentares e sua necessidade de ingesta serão modificadas pelo ato cirúrgico, de modo que o tratamento psicológico dessa paciente só fará sentido se for realizado antes da operação, para que ela entenda e aceite o procedimento.

Um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental iniciará atendimento a uma a criança de dez anos de idade, abusada sexualmente desde os dois anos de idade pelo padrasto, alcoolista e usuário de drogas ilícitas. Em diversas ocasiões, quando contrariado pela menina, o padrasto tornou-se também violento, espancando-a a ponto de deixar-lhe hematomas pelo corpo. Na escola, a menina é agressiva, apresenta dificuldades de aprendizagem e, nos intervalos das aulas, passa mais tempo sozinha que com os colegas. A professora relatou ter encontrado a criança se masturbando no banheiro do colégio por mais de duas vezes.

A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Ao longo da avaliação psicológica, é investigada a história de abuso, mas é importante evitar que a criança fale sobre seus pensamentos e sentimentos acerca do abuso, assegurando que suas percepções e emoções sejam preservadas tanto quanto possível.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...