Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A interação entre estudantes que compreendam certo fenômeno de uma mesma maneira possibilita-lhes apreender aquilo que ainda não conseguiam assimilar sozinhos. Na perspectiva sociointeracionista, esse fato constitui a zona de desenvolvimento imediato.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. De acordo com a teoria do declínio, o esquecimento decorre da dificuldade em acessar a informação pela ausência de uma pista eficaz.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. Os limites de processamento da memória de trabalho são tão amplos quanto os da memória de longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. As memórias autobiográficas têm caráter episódico e são classificadas como memórias implícitas ou não declarativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. A memória semântica abarca todo o conhecimento processual que o indivíduo utiliza, por exemplo, para digitar um texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. Interferência proativa pode ser exemplificada pelos casos em que o indivíduo lembra-se do número de telefone antigo ao invés do número atual.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da memória, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Um paciente sofreu traumatismo craniano e conseguiu manter, após o trauma, uma conversação normal. Assertiva: Nesse caso, o referido paciente manteve a memória de trabalho preservada e desenvolveu amnésia anterógrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a métodos e estudos utilizados por psicólogos. A manipulação e o controle de variáveis são características do método experimental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao fracasso escolar e às abordagens comportamentalista, cognitivista, histórico-cultural, humanista e neuropsicológica na concepção das dificuldades de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. Abordagens mais recentes relacionadas à neuropsicologia caracterizam as dificuldades de aprendizagem apenas a partir de déficits sociais e lesões cerebrais que gerem prejuízos no funcionamento individual levando ao fracasso escolar.
  • B. Para os comportamentalistas, o fracasso escolar pode ser superado se as contingências ambientais forem modificadas e os indivíduos adequadamente estimulados e motivados.
  • C. Os cognitivistas atribuem o fracasso escolar ao mau funcionamento dos processos mentais superiores como reflexo, associação e autorrealização.
  • D. Os humanistas defendem a ideia de que a patologização e a medicalização das dificuldades de aprendizagem estão centradas no estudante e em sua família.
  • E. Na abordagem histórico-cultural, o processo de internalização e o de medicalização do indivíduo são fundamentais para o entendimento das dificuldades de aprendizagem.

Julgue os itens seguintes, referentes a métodos e estudos utilizados por psicólogos. Em estudos nos quais se pretende avaliar a relação entre o programa de reforço e a frequência do comportamento, consideram-se como variável independente o programa de reforço e como variável dependente a frequência do comportamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...