Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo as informações do texto precedente como referência e considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A. É importante considerar, na melhoria do desempenho acadêmico, um conjunto de ações voltadas para as políticas de permanência fundamentadas na insuficiência de condições financeiras e culturais dos alunos.
  • B. A evasão poderá ser reduzida ao ser realizado um acompanhamento efetivo das instituições de ensino superior, sem ênfase ao problema aluno-mercado de trabalho.
  • C. A articulação entre disciplinas, demandas dos alunos e mercado de trabalho é dispensável, uma vez que a evasão tem taxas semelhantes no ensino tanto presencial quanto a distância.
  • D. É importante a avaliação dos processos de ensino, uma vez que as semelhanças entre as taxas de evasão nas duas modalidades de ensino superior indicam a inexistência de falhas no tipo de serviço prestado.
  • E. A execução de programas de assistência e de orientação de alunos deve ser desenvolvida ou aperfeiçoada para serem detectadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Julgue os itens seguintes, referentes a métodos e estudos utilizados por psicólogos. A observação naturalística, utilizada no campo da observação do comportamento, é um exemplo clássico de pesquisa experimental em psicologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada pessoa tem um ritmo e um estilo próprio para aprender e uma trajetória única de desenvolvimento. As experiências, as memórias, a construção de sentidos de cada sujeito são influenciadas por múltiplos fatores pessoais, socioculturais e históricos. A esse respeito, é correto afirmar que as dificuldades de aprendizagem dos alunos

  • A. estão relacionadas especificamente à indisciplina, por deficiências na educação recebida pela criança no ambiente familiar.
  • B. tendem a produzir menos efeitos ao longo do tempo, o que dispensa a necessidade de intervenção pedagógica.
  • C. são barreiras atitudinais, perceptivas ou afetivoemocionais frente às diferenças interindividuais.
  • D. requerem adaptações no currículo, na qualificação da equipe de educadores e nos processos avaliativos.
  • E. podem ser facilmente diagnosticadas pelos psicólogos por meio de testes psicométricos.

Julgue os itens seguintes, referentes a métodos e estudos utilizados por psicólogos. Estudos clássicos da psicologia social indicaram que a taxa de obediência a uma ordem para dar choque em uma pessoa variava de acordo com o local onde o estudo era realizado. Nesse caso, observou-se que a taxa de obediência era, por exemplo, muito maior em uma universidade renomada do que em um prédio em ruínas, de modo que foi possível estabelecer uma correlação negativa entre o status do local e a taxa de obediência.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às teorias da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. De acordo com Vigotsky, por envolverem a experiência ativa, as atividades de alta complexidade de realização são requisito para a criança adquirir novas habilidades e capacidades.
  • B. De acordo com Vigotsky, o funcionamento mental superior é possível apenas por meio da linguagem.
  • C. A teoria piagetiana é reconhecida pelo postulado de que a interação verbal entre a criança e o adulto possibilita o desenvolvimento cognitivo.
  • D. Edgar Morin foi o primeiro teórico a defender que a linguagem é fundamental para a capacidade cognitiva e para o processo maturacional da criança.
  • E. De acordo com Jean Piaget, as forças genéticas determinam o comportamento do indivíduo.

Julgue os itens seguintes, referentes a métodos e estudos utilizados por psicólogos. A designação aleatória a uma condição experimental é uma estratégia que permite selecionar, por acaso, pessoas para participar de um determinado estudo e, por conseguinte, minimizar o efeito de possíveis vieses nos resultados finais desse estudo.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a teoria proposta por Piaget, as quatro principais forças que moldam o desenvolvimento da criança e que trazem implicações importantes na educação são a equilibração,

  • A. a interiorização, a experiência pessoal e o meio social.
  • B. a maturação, a experiência ativa e a interação social.
  • C. as forças orgânicas, a consciência e a categorização.
  • D. o construtivismo, o desenvolvimento e a acomodação.
  • E. a assimilação, os aspectos genéticos e o crescimento.

Uma paciente diagnosticada com câncer agressivo, em estágio avançado, sentindo dores decorrentes da neoplasia, conversou com seus familiares e pediu ajuda financeira e apoio para buscar os recursos médicos disponíveis. Ela decidiu enfrentar todas as formas de tratamento que lhe fossem indicadas por seus médicos, mas deixou claro que, se em algum momento, os recursos se exaurissem, as dores aumentassem e ela entrasse em cuidados paliativos, não deveria nada mais ser feito para estender sua vida. Queria apenas morrer com dignidade e sem dor.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os próximos itens.

Se o câncer avançar e a referida paciente entrar em cuidados paliativos, a dor poderá responder bem a intervenções não invasivas, como imagem guiada e meditação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da aprendizagem observacional, assinale a opção correta.

  • A. O processo de aprendizagem observacional inicia-se quando a criança começa a explorar objetos no seu ambiente e a perceber as particularidades de suas características.
  • B. O sucesso da aprendizagem observacional envolve atenção em um modelo, construção de representações simbólicas, memória e processos de recuperação e imitação.
  • C. Essa forma de aprendizagem resulta da ausência de resposta diante da apresentação repetida de estímulos.
  • D. A habilidade de decodificar comportamentos é dispensável na aprendizagem observacional.
  • E. A aprendizagem observacional ou imitação diferida é o processo pelo qual a estimulação externa é traduzida em representação mental.

Uma paciente diagnosticada com câncer agressivo, em estágio avançado, sentindo dores decorrentes da neoplasia, conversou com seus familiares e pediu ajuda financeira e apoio para buscar os recursos médicos disponíveis. Ela decidiu enfrentar todas as formas de tratamento que lhe fossem indicadas por seus médicos, mas deixou claro que, se em algum momento, os recursos se exaurissem, as dores aumentassem e ela entrasse em cuidados paliativos, não deveria nada mais ser feito para estender sua vida. Queria apenas morrer com dignidade e sem dor.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os próximos itens.

A paciente expressou sua decisão pela eutanásia em caso de entrar em cuidados paliativos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...