Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O processo de aprendizagem compreende as mudanças no comportamento do indivíduo e das organizações, que não são resultantes unicamente da maturação, mas principalmente de sua interação com o contexto.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto referido no texto acima, julgue os próximos itens.
A inteligência emocional deve atuar na qualidade dos relacionamentos, no equilíbrio emocional e na capacidade da pessoa ao lidar com os conflitos, sempre procurando evitá-los para não decepcionar os outros membros da empresa.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a subseqüentes, que versam sobre duas abordagens da transformação do trabalho e seus consecutivos temas de estudo: a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho.
A adequação do trabalho para populações diversas, incluindo a questão do gênero e do envelhecimento e o reforço do processo de identificação como sujeito participante de um grupo de trabalho, constitui objeto de estudo da ergonomia.
Julgue os itens a seguir, acerca dos preconceitos presentes no cotidiano escolar.
Segundo Lajonquière, uma das facetas do processo de psicologização do cotidiano escolar é a ilusão psicopedagógica: os professores imaginam que existem na criança e no adolescente capacidades psicológicas, em estado germinal, que devem ser desenvolvidas por práticas pedagógicas adequadas.
Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.
Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.
Diante da solicitação e após escutar a criança e os pais desta, o psicólogo deve utilizar, para o diagnóstico da criança, o teste Bender, usado para a identificação de problemas neurológicos; o TAT, para avaliar diversos aspectos intelectuais; e desenho de figura humana, para investigar aspectos emocionais.
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O racionalismo, o empirismo e o construtivismo são as principais bases epistemológicas dos estudos de aprendizagem humana.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de treinamento de pessoal, julgue os próximos itens.
A aprendizagem pela ação, caracterizada pela criação de situações de aprendizagem em que o treinando aprende para fazer alguma coisa, e não apenas para saber dizer coisas sobre determinados tópicos, é apropriada para treinamentos de adultos nas organizações.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da análise e descrição do trabalho, julgue os itens a seguir.
Uma das maneiras de analisar o trabalho é realizá-lo, contudo, esse método mostra-se dispendioso e pode demandar tempo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a subseqüentes, que versam sobre duas abordagens da transformação do trabalho e seus consecutivos temas de estudo: a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho.
O sentimento de justiça e de reconhecimento no trabalho, a capacitação, a aprendizagem e a inclusão no trabalho de pessoas que tenham necessidades especiais são temas que fazem parte da psicodinâmica do trabalho.
Julgue os itens a seguir, acerca dos preconceitos presentes no cotidiano escolar.
A respeito dos preconceitos presentes no cotidiano escolar, constata-se que houve avanço no que se refere às concepções das professoras que, por trabalharem fora, deixaram de atribuir o fracasso de seus alunos ao fato de as mães também trabalharem fora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...