Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.
Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.
O psicólogo deve considerar a hipótese de que o processo de separação das figuras parentais pode ser a causa dos momentos de ausência, mas, antes, deve realizar um diagnóstico diferencial para certificar-se de que o problema não tem causa orgânica.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da análise e descrição do trabalho, julgue os itens a seguir.
Um incidente crítico fraco sobre o desempenho de um policial descreveria o caso, por exemplo, de um policial começar a discutir com o cidadão e isso terminar em violência física.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a subseqüentes, que versam sobre duas abordagens da transformação do trabalho e seus consecutivos temas de estudo: a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho.
As linguagens e as comunicações, os sistemas de cooperação e a confiabilidade humana são assuntos que compõem a área de psicodinâmica do trabalho.
Julgue os itens a seguir, acerca dos preconceitos presentes no cotidiano escolar.
Considere a seguinte fala de uma professora, adaptada de Collares e Moysés (1996): Eu acredito também que a pobreza e toda aquela série de problemas por que os alunos passam influenciam a aprendizagem, a postura retraída e a concentração da criança. É correto afirmar que essa fala representa uma reafirmação da teoria da privação cultural.
Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.
Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.
Caso o psicólogo presencie, durante o processo psicodiagnóstico, comportamento ausente da criança, poderá chamar a atenção dela para o fato, perguntando-lhe a respeito do que estaria pensando naquele momento, como forma de desviar o foco da motivação para as tarefas e fazê-la perceber a existência de algum fator que a esteja perturbando.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da análise e descrição do trabalho, julgue os itens a seguir.
A abordagem orientada às pessoas fornece informações sobre a natureza das tarefas realizadas no trabalho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a subseqüentes, que versam sobre duas abordagens da transformação do trabalho e seus consecutivos temas de estudo: a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho.
Constituem temas de estudo da ergonomia: a prevenção da fadiga; a adequação dos ambientes, das máquinas e das ferramentas; os ritmos humanos e a organização dos tempos de trabalho.
Julgue os itens a seguir, acerca dos preconceitos presentes no cotidiano escolar.
A crença em sua capacidade preditiva é generalizada entre os professores; no entanto, não é correto afirmar que suas relações com os alunos são influenciadas por suas previsões.
Uma criança de 6 anos de idade é levada pela mãe a um consultório de psicologia, por solicitação da escola, para que sejam avaliados comportamentos que parecem indicar a existência de algum problema neurológico, visto que, em sala de aula, a criança tem apresentado o olhar perdido por alguns momentos, ausências, como se não escutasse, mesmo diante da insistência da professora para motivá-la.
Desejam saber se há aspectos atrapalhando seu desenvolvimento. A mãe relata que se encontra em processo de separação de seu namorado, com quem a criança estabeleceu forte vínculo afetivo durante os 4 anos em que conviveram em família.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, que versam sobre o psicodiagnóstico no atendimento à criança.
Durante o primeiro contato do psicólogo com a criança, um aspecto muito importante é verificar se ela conhece o motivo de sua ida ao consultório e se concorda em participar do processo, devendo o profissional esclarecer brevemente as etapas e o número de encontros necessários.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A avaliação do treinamento envolve o levantamento de informações em quatro níveis que se diferenciam em termos do grau de complexidade quanto ao tipo de resultados a serem alcançados. Em relação ao treinamento, desenvolvimento e aprendizagem nos ambientes de trabalho, julgue os próximos itens.
O custo-hora de treinamento versus média do mercado versus melhorias conseguidas com treinamento e o índice comparativo de treinamento per capita, considerando o número de sujeitos que conseguiram melhorar seu desempenho e realizar suas funções, são exemplos de resultados de treinamento vinculados ao valor final.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...