Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma equipe de 10 psicólogos, realizando atendimento de crianças, adolescentes e adultos, via convênios, manifesta intenso descontentamento em relação ao baixo número de atendimentos prestados pela grande maioria do grupo, com exceções de dois ou três profissionais da equipe, os quais mantêm a agenda de seu período completa. Todos concordam em atribuir o problema aos convênios, que, além de remunerar pouco, demoram a repassar o pagamento, gerando desinteresse das pessoas envolvidas na equipe pelo trabalho.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens de 90 a 93, relativos ao conceito de "alianças inconscientes" como formação intermediária no trabalho em equipe nas organizações.
Uma vez que todos concordam com a causa do problema, o pacto denegatório não é mais inconsciente, constitui sim um acordo consciente de não questionar outras causas para o descontentamento, visando à preservação das pessoas envolvidas no grupo.
Julgue os itens seguintes, que tratam da especificidade da atuação do psicólogo escolar no contexto das instituições educacionais brasileiras.
Mapear e analisar a instituição escolar não é uma etapa básica do processo de intervenção institucional para o qual o psicólogo escolar deve desenvolver competências.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
O psicodiagnóstico com crianças tem início na entrevista com os pais, a fim de se observar a primeira impressão, detectar os vínculos que une o casal e que unem este à criança, captar aspectos de transferência e eliminar condições de contratransferência.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A avaliação do treinamento envolve o levantamento de informações em quatro níveis que se diferenciam em termos do grau de complexidade quanto ao tipo de resultados a serem alcançados. Em relação ao treinamento, desenvolvimento e aprendizagem nos ambientes de trabalho, julgue os próximos itens.
A avaliação da utilidade dos conhecimentos e habilidades, enfatizadas no treinamento para resolução de problemas de trabalho, refere-se aos resultados do evento de treinamento no nível da organização.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O trabalho em equipe pode aumentar a eficácia, a integração, a cooperação, a conjugação de habilidades e o compartilhamento da solução dos problemas, aumentando, assim, a qualidade dos serviços.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma equipe de 10 psicólogos, realizando atendimento de crianças, adolescentes e adultos, via convênios, manifesta intenso descontentamento em relação ao baixo número de atendimentos prestados pela grande maioria do grupo, com exceções de dois ou três profissionais da equipe, os quais mantêm a agenda de seu período completa. Todos concordam em atribuir o problema aos convênios, que, além de remunerar pouco, demoram a repassar o pagamento, gerando desinteresse das pessoas envolvidas na equipe pelo trabalho.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens de 90 a 93, relativos ao conceito de "alianças inconscientes" como formação intermediária no trabalho em equipe nas organizações.
O acordo inconsciente do grupo evita o sofrimento diante de algo que se supõe pior, o medo de expor-se e revelar as dificuldades individuais dos membros, o que permite a manutenção do grupo, mas mantém também as dificuldades, o descontentamento.
Julgue os itens seguintes, que tratam da especificidade da atuação do psicólogo escolar no contexto das instituições educacionais brasileiras.
A atuação do psicólogo escolar deve ser concretizada em uma dimensão preventiva, em resposta às reais e complexas demandas que a escola, como instituição sociocultural, lhe apresenta.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
Os testes podem ser psicométricos, cujos resultados são obtidos de forma quantitativa e métrica, como os testes de inteligência (WAIS, RAVEN), ou gráficos, que estimulam as projeções de conflitos internos (TAT, WISC).
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a recrutamento e a seleção de pessoal, julgue os itens subseqüentes.
Na tomada de decisão, são recomendáveis a elaboração e o uso de planilhas de avaliação em que estejam especificados os fatores a serem avaliados.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A competição internacional intensa, uma força produtiva que exige mais do trabalho do que simplesmente um meio de ganhar a vida, e uma complexidade crescente de conhecimento técnico e fluxos de informações, pressionou as organizações a explorar formas inovadoras de utilizar os recursos humanos com eficácia. Algumas habilidades interpessoais são imprescindíveis no contexto de trabalho em constante mudança. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os julgamentos acerca das pessoas são influenciados pelos erros de percepção, o que pode gerar um comportamento inadequado do servidor público e levá-lo a traçar um quadro impreciso e estereotipado da situação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...