Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

Ao esclarecer dúvidas e orientar os alunos, mostrando-se predisposto a prestar-lhes auxílio, o professor consegue estabelecer, em sala de aula, um clima psicológico favorável ao estabelecimento de uma boa relação com os educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

A realização pelo professor de avaliação da aprendizagem dos alunos ao final de cada tópico ou unidade de ensino indicia o domínio que ele tem do conteúdo ensinado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção incorreta acerca do que é considerado o fator de qualidade de vida mais importante para os idosos de diferentes culturas e níveis socioeconômicos.

  • A.

    Saúde, para conseguir manter as condições de realizar as tarefas cotidianas, sua autonomia, sua mobilidade física e sua independência.

  • B.

    A questão financeira, o dinheiro na conjuntura atual aparece em primeiro lugar, como imprescindível ao idoso para manter sua qualidade de vida.

  • C.

    Envolvimento social, para manter uma rede de relações que supra o sentimento de solidão.

  • D.

    O bem-estar dos outros, principalmente da família, pois é muito estressante para o idoso ter que vivenciar doenças e outros problemas mais graves dos filhos e netos.

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

Uma vez estabelecidas a autoridade e a autonomia do professor, evitam-se conflitos em sala de aula decorrentes da interação com os alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta acerca da concepção sistêmica da terapia familiar.

  • A.

    Nessa concepção, algumas situações são consideradas crises vitais para certas famílias, como casamento, nascimento dos filhos, adolescência, morte, ao passo que, em outras concepções, representam apenas uma fase do desenvolvimento da família, denominada crise situacional.

  • B.

    Os sintomas psiquiátricos que se manifestam dentro de determinadas famílias têm função específica relacionada com a manutenção do equilíbrio familiar.

  • C.

    Os temas com os quais as famílias se deparam não variam e sempre se relacionam com as questões existenciais: lealdade e traição, submissão e liberdade, vida e morte.

  • D.

    O núcleo da estrutura básica familiar é o casal, cuja parceria é de se apoiar mutuamente e evitar a interferência dos filhos nessa aliança para conseguir manter uma unidade básica.

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

Assegura-se a disciplina em sala de aula mediante a elaboração, pelo professor, de plano de aula detalhado, que contemple os objetivos de aprendizagem, os conteúdos e os métodos de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção incorreta quanto às novas formas familiares.

  • A.

    Uma das causas determinantes da transformação da família foi o divórcio, que legalizou outras formas possíveis de família que não somente aquela constituída pelo casamento.

  • B.

    A transformação da família não chega a retirar toda a autoridade paternal, apenas eliminou alguns excessos de poder, como o direito de vida e morte sobre a mulher e os filhos.

  • C.

    Não são legítimas as aspirações dos homossexuais pela constituição de família e pelo desejo de ter ou de adotar filhos, pois atentam contra as leis fundamentais negando as diferenças.

  • D.

    Na reformulação da estrutura do poder familiar intervieram igualmente os direitos conquistados pelos filhos, que se puseram de certo modo em pé de igualdade com os pais.

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

A autoridade profissional do professor manifesta-se por meio de um conjunto de aspectos associados à sua personalidade, entre os quais dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre todos os teóricos da personalidade esse era o que mostrava maior indiferença pelas variáveis estruturais, ele também reconheceu que algumas atitudes podem ter base inteiramente genética, de modo que a experiência não tem nenhum efeito sobre elas. Empregou uma série de conceitos que poderiam ser chamados de dinâmicos ou motivacionais para explicar a variabilidade das atitudes do sujeito humano em situações de outra forma constantes. Tentava controlar as atitudes indesejáveis pela manipulação do ambiente de uma maneira determinada por suas técnicas. A teoria de personalidade de que resulta o trabalho do teórico descrito acima é denominada teoria

  • A.

    comportamental.

  • B.

    psicanalítica.

  • C.

    da Gestalt.

  • D.

    de Carl Rogers centrada na pessoa.

Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.

A possibilidade de o aprendiz ou participante traçar seu caminho único e individual no processo de aprendizagem ocasiona, muitas vezes, a perda da sua motivação para aprender, o que é uma desvantagem da educação a distância.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...