Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de seis anos de idade foi levada ao psicólogo pela mãe, após vários relatos vindos da escola sobre o seu comportamento de inibição, que a impede de se relacionar com outras crianças e provoca seu isolamento. Acerca da avaliação psicodiagnóstica nesse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
Antes de receber a criança o psicólogo deve atender à mãe, buscando recolher informações sobre esta, sobre a criança e sobre suas relações na família, solicitando da mãe hipóteses que formule a respeito da inibição e do isolamento do filho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que
De acordo com o texto, destaca-se como causador de adoecimento no trabalho o(a)
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um funcionário público procurou assistência psicológica por indicação médica, com queixas de dores estomacais, insônia, inapetência e irritabilidade. Ao proceder a formulação do caso, o psicólogo fez a análise funcional das respostas indesejáveis e concluiu que essas respostas eram controladas pelo contexto de trabalho, em que o funcionário avaliava suas tarefas como excessivas em termos de quantidade e de complexidade; recebia críticas severas de seu superior por qualquer tipo de falha; e, com freqüência, era humilhado por ele na frente de terceiros.
Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.
O funcionário apresenta sintomas de estresse ocupacional que afetam sua saúde.
A situação vivenciada pelo funcionário e por seu superior caracteriza assédio moral na situação de trabalho.
O funcionário apresenta sintomas físicos e psicológicos que justificam tratamento multidisciplinar.
A análise funcional do caso está equivocada porque focaliza questões ambientais e não orgânicas, às quais se referem as queixas do paciente.
É adequado para o psicólogo, em termos técnicos e éticos, procurar o médico que encaminhou o paciente para discutir com ele aspectos médicos e psicológicos que favoreçam a tomada de decisões para o tratamento do paciente.
Uma criança de seis anos de idade foi levada ao psicólogo pela mãe, após vários relatos vindos da escola sobre o seu comportamento de inibição, que a impede de se relacionar com outras crianças e provoca seu isolamento. Acerca da avaliação psicodiagnóstica nesse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
O psicólogo deve iniciar a avaliação lúdica com a criança propondo que ela escolha um jogo ou uma outra brincadeira de sua preferência, prevenido de sua inibição, e afastar-se do campo de atividade da criança, para apenas observar e anotar seus comportamentos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que
Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que
a compulsão pelo trabalho é uma doença ocupacional.
o desemprego gera mais doenças do que o emprego ruim.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta no que concerne ao treinamento.
Um sistema instrucional em contextos organizacionais abrange três subsistemas: planejamento, execução e avaliação de treinamento.
Objetivos instrucionais são elementos fundamentais no desenho de situações de aprendizagem. Um objetivo instrucional é composto de condição, desempenho e critério.
Diz-se que uma avaliação de reação de um treinando foi favorável quando ele alcança objetivos instrucionais do treinamento.
Para Gagné, são quatro as categorias de capacidades humanas treináveis: habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, habilidades motoras e atitudes.
Transferência de treinamento define-se como aplicação eficaz de novos conhecimentos, habilidades e(ou) atitudes no trabalho e como impacto do treinamento no desempenho organizacional.
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
Para Winnicott, as psicoses acontecem devido a uma falha persistente na adaptação ambiental na fase de dependência absoluta do bebê.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos à intervenção do psicólogo nos grupos existentes nas instituições.
I Entre as técnicas mais apropriadas para esse tipo de intervenção, destaca-se o grupo focal.
II A interpretação da fala dos participantes é uma técnica que deve ser usada para compreensão do discurso organizacional.
III O sigilo e a ética são fundamentais para se assegurar um bom rapport com o grupo.
IV A técnica da confrontação deve ser usada apenas em situações de conflito.
A quantidade de itens certos é igual a
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção incorreta quanto a avaliação de desempenho.
As diversas maneiras de se avaliar o desempenho de indivíduos no trabalho não incluem as medidas objetivas, como número de peças produzidas, número de faltas ao trabalho e quantidade de vendas no período, em organizações e trabalho.
Avaliações subjetivas são feitas geralmente por intermédio de escalas.
Escalas ancoradas em comportamentos são aquelas em que há descrições de comportamentos que ilustram vários pontos de uma escala numérica. Nesse caso, o avaliador deve assinalar o ponto da escala cuja descrição do comportamento mais se aproxime do desempenho da pessoa avaliada.
Na avaliação por listas de verificação, o avaliador precisa observar o comportamento do avaliado e assinalar quais dos desempenhos descritos no instrumento o avaliado apresentou, tal como descrito em cada item.
Escalas mistas ou de padrão misto oferecem ao avaliador uma lista de comportamentos que variam em eficiência. Para cada comportamento, o avaliador deve indicar se o desempenho do avaliado é melhor que o descrito na definição compatível com ele ou pior que ele.
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
Na fase pré-operacional, é a criança já apresenta noções de conservação de massa e quantidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...