Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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O diretor de secretaria da vara de família de um tribunal de justiça estadual procurou o psicólogo organizacional desse tribunal para discutir várias idéias e proposições.

Acerca dessa situação hipotética e da gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Na situação em apreço, para se redefinir o funcionamento da secretaria de modo que esta passe a formar uma equipe e não mais um grupo de trabalho, considerando a necessidade de maior produtividade, é necessário avaliar cuidadosamente as chamadas perdas no processo. Essas perdas são as atividades que não se relacionam diretamente com a produção ou o alcance dos objetivos, mas com o funcionamento das relações interpessoais na equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

 A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

O sistema de treinamento envolve ações diagnósticas, de planejamento e de avaliação. Podem existir diversos tipos de treinamento, que variam em função da natureza do conteúdo e dos objetivos a serem alcançados. Quanto a esses tipos de treinamento, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O treinamento atitudinal desenvolve competências para resolução de conflitos, uso da criatividade e elaboração de projetos.

  • B.

    O treinamento de integração tem por objetivo aproximar o trabalhador do empregador, dos colegas e dos clientes.

  • C.

    O treinamento técnico-operacional visa ao aperfeiçoamento e à capacitação para o desempenho de um cargo específico.

  • D.

    O treinamento comportamental tem a finalidade de desenvolver atitudes para um relacionamento saudável no trabalho em equipe.

  • E.

    O treinamento técnico busca o desenvolvimento de habilidades específicas para o desempenho de cargos especializados.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e V.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV e V.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Quanto ao clima organizacional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Um clima saudável aumenta o comprometimento do indivíduo com a execução das suas atividades profissionais.

  • B.

    Pesquisas apontam como variáveis antecedentes do clima organizacional fatores de desempenho dos indivíduos na organização.

  • C.

    A abordagem sistêmica da organização considera fatores externos como influenciadores do clima organizacional.

  • D.

    A pesquisa do clima organizacional deve considerar a relação direta entre desempenho ocupacional e produtividade organizacional.

  • E.

    As avaliações do clima organizacional envolvem variáveis da qualidade de vida no trabalho.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV e V.

Os objetivos do diagnóstico da cultura organizacional não incluem o(a)

  • A.

    fornecimento de dados para subsidiar programas de treinamento e de desenvolvimento de pessoal.

  • B.

    criação de um clima organizacional propiciador de satisfação no trabalho.

  • C.

    avaliação indireta dos supervisores.

  • D.

    avaliação da execução das tarefas e do potencial de desempenho, considerando as características pessoais.

  • E.

    criação de um sistema de recompensas mais adequado à realidade organizacional.

No contexto organizacional, existem fatores que indicam a flexibilidade da cultura organizacional. A esse respeito, assinale a opção que não corresponde a um desses fatores.

  • A.

    Os treinamentos são realizados com base na pesquisa das demandas dos indivíduos em relação a suas competências e seus desempenhos.

  • B.

    O clima revela conflitos interpessoais gerados na indefinição dos papéis ocupacionais.

  • C.

    A organização do trabalho é discutida, de forma ampla e particular, com os membros da organização.

  • D.

    As chefias valorizam e reconhecem o trabalho dos empregados.

  • E.

    As gerências delegam tarefas e definem prioridades, com base no trabalho em equipe.

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