Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a definição da terapia cognitiva apresentada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Visa ter um tempo limitado, suas sessões são estruturadas e, inicialmente, enfatiza o presente.

( ) É educativa, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta, enfatizando a prevenção de recaída.

( ) Requer uma aliança terapêutica segura, enfatizando a colaboração e participação ativa do paciente.

( ) Está correntemente sendo aplicada no mundo inteiro como o único tratamento ou um tratamento adjuntivo para outros transtornos.

( ) O modelo cognitivo propõe que o pensamento distorcido ou disfuncional, o qual influencia o humor e o comportamento do paciente, seja comum a todos os distúrbios psicológicos.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, F, V.
  • B. V, V, F, F, F.
  • C. F, F, V, V, F.
  • D. V, F, F, V, V.

Em relação ao desenvolvimento humano e à interação social do ponto de vista psicológico, “a pressão subjetiva exercida pelo atual sistema de trabalho origina efeito danoso à saúde do trabalhador, designando algum tipo de sofrimento físico ou psíquico, agravando o desgaste provocado pelo trabalho.” (Bock, 2008.) Relacione as síndromes, lesões e distúrbios desenvolvidos no ambiente de trabalho às respectivas definições.

A sequência está correta em

  • A. 3, 2, 1.
  • B. 2, 1, 3.
  • C. 2, 3, 1.
  • D. 1, 2, 3.

Acerca das características e elementos comuns a todas as psicoterapias, analise as afirmativas.

I. As psicoterapias ocorrem no contexto de uma relação de confiança emocionalmente carregada em relação ao terapeuta.

II. A psicoterapia ocorre em um contexto terapêutico, no qual o paciente acredita que o terapeuta irá ajudá‐lo, mas nem sempre o paciente acredita que esse objetivo será alcançado.

III. Existe um esquema conceitual ou um mito que provê uma explicação plausível para o desconforto (sintoma ou problema) e um procedimento ou ritual para ajudar o paciente a resolvê‐lo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e III, apenas.

 

Analise o caso clínico anterior e marque a alternativa que apresenta corretamente a hipótese diagnóstica e o tratamento mais adequado.

  • A. Transtorno depressivo unipolar, tratamento farmacol¨®gico e tratamento psicoter¨¢pico com terapia cognitiva.
  • B. Depressão grave, tratamento farmacol¨®gico e tratamento psicoter¨¢pico com terapia cognitiva comportamental.
  • C. Esquizofrenia e tratamento farmacol¨®gico, associado ¨¤ intervenção psicossocial no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
  • D. Transtorno de estresse p¨®s© raum¨¢tico e tratamento farmacol¨®gico, associado ao tratamento psicoter¨¢pico com terapia cognitiva comportamental.

São modelos de funções mencionadas por Jung, EXCETO:

  • A. Intuição.
  • B. Sensação.
  • C. Sentimento.
  • D. Dependência.

Pensando na juventude x projeto de vida, Piaget (apud Bock, p. 125) afirma que “a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 08 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores e a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam‐se num sistema único e pessoal e vão se exteriorizar na construção de um projeto de vida, que irá nortear o indivíduo em sua adaptação ativa à realidade, por meio de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele.”

De acordo com o desenvolvimento da personalidade por Piaget, é correto afirmar que

  • A. diferente da antiguidade, no século XX não se usava mais indicadores para marcar a entrada na vida adulta. Antigamente, esses indicadores eram a ingressão no mundo do trabalho e a constituição de uma nova família.
  • B. na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha, então, para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo, em profundidade, e uma maior compreensão dos problemas e das realidades significativas que o atingem. Isso influencia os conteúdos afetivo‐emocionais e sua forma de estar no mundo.
  • C. no processo juventude x projeto de vida não ocorre um equilíbrio entre o real e os ideais do indivíduo, isto é, de revolucionário, no plano das ideias, ele se torna transformador, no plano da ação. Contudo, os interesses do adolescente são diversos e mutáveis, sendo que a estabilidade chega com a proximidade da vida adulta.
  • D. não se deve considerar correto o fato de que em nossa cultura, em determinadas classes sociais que “protegem” a infância e a juventude, a prorrogação do período da adolescência é seja cada vez maior, caracterizando‐se por uma dependência em relação aos pais e uma postergação do período em que o indivíduo se torna socialmente produtivo e, portanto, entra na idade adulta.

Segundo as classificações oficiais CID‐10 e DSM‐IV, os transtornos da personalidade podem ser agrupados em três grandes subgrupos. Considerando a teoria da personalidade, relacione adequadamente os transtornos de personalidade aos respectivos agrupamentos. (Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)

A sequência está correta em

  • A. 2, 1, 2, 2, 3, 1.
  • B. 1, 3, 2, 3, 2, 1.
  • C. 3, 2, 1, 1, 3, 2.
  • D. 1, 2, 1, 3, 1, 3.

“Freud, sentindo que, em alguns momentos, o método de livre associação podia não funcionar livremente, e cedo ou tarde os pacientes chegavam a um ponto das recordações se sentindo incapacitados ou indispostos para continuar, desenvolveu o termo resistência dentro da teoria psicanalítica.” (Duane P. Schultz, 2006). Na visão psicanalítica Freudiana, a resistência deriva da

  • A. psicose.
  • B. angústia.
  • C. neurose.
  • D. repressão.

Dentre os passos do processo psicodiagnóstico, Cunha (2000) afirma que existe uma expressão utilizada para designar um conjunto de testes ou de técnicas, que podem variar entre dois e cinco ou mais instrumentos. Esses são incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação. A expressão mencionada por Cunha (2000) recebe o nome de

  • A. bateria de testes.
  • B. técnicas projetivas.
  • C. conjunto de técnicas.
  • D. técnicas psicométricas.

“O autor psicanalítico Freud, com a elaboração da teoria topográfica, descreveu a divisão da mente em _____________, _____________ e _____________, assim como o jogo entre as forças opostas do inconsciente (desejos e impulsos) e a parte consciente do indivíduo.” (Cordioli, 2008. p. 152.) Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. id / ego / superego
  • B. impulso / pulsão / repressão
  • C. inconsciente / pré-consciente / consciente
  • D. resistência / transferência / contratransferência
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...