Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito ao desenvolvimento humano e às possíveis síndromes adquiridas pelos indivíduos, encontram‐se a síndrome amnéstica ou síndrome de Wernicke‐Korsakoff (SWK), sendo constituída por duas ‘subsíndromes’ que, com frequência, se sucedem temporalmente. O quadro de Wernicke geralmente é decorrente da deficiência de vitamina B1, em indivíduos desnutridos, alcoolistas crônicos, caquéticos, entre outros. Um dos componentes crônicos da síndrome de Korsakoff identificado pela tríade é a

  • A. ataxia.
  • B. confusão mental.
  • C. demência semântica.
  • D. perda da memória de fixação.

“Embora Wilhelm Wundt seja considerado o fundador da psicologia, ele não foi o seu criador. A psicologia é o resultado de uma longa sequência de esforços criativos.” (Duane Schultz & Schultz, 2006). De acordo com a história da psicologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna deve‐se tanto à única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.

II. Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento, um promotor talentoso do inevitável.

III. Pode‐se afirmar que após o falecimento de Fechner, um dos colaboradores da história da psicologia, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

No contexto da avaliação psicológica, o autor Cordioli afirma que “atualmente uma grande quantidade de técnicas e instrumentos, praticamente para todos os transtornos, foi desenvolvida e tem sido rotineiramente utilizada para a avaliação da gravidade dos sintomas, tanto em pesquisa como na clínica.” (Cordioli, 2008, p. 106). Analise os seguintes instrumentos e assinale a alternativa que NÃO apresenta um modelo de escalas autorrespondidas.

  • A. Escala GAF.
  • B. Qualidade das ROS.
  • C. Inventários de Beck.
  • D. Escalas de Hamilton.

Sobre o desenvolvimento intelectual e aprendizagem, Piaget esquematizou:

A sequência está correta em

  • A. 3, 2, 5, 1, 4
  • B. 1, 3, 4, 5, 2
  • C. 2, 4, 1, 3, 5
  • D. 4, 5, 3, 2, 1
  • E. 5, 1, 2, 4, 3

Sobre grupos, Aroldo Rodrigues afirma que “o importante, pois, não é porque o grupo exerce atração sobre seus membros, mas, sim, que, uma vez presente, a coesão num grupo, o comportamento de seus membros assume peculiaridades próprias, decorrentes da coesão existente”. Conclui-se que, quanto maior a coesão do grupo, maior será, EXCETO:

  • A. Sua produtividade.
  • B. Satisfação experimentada por seus membros.
  • C. Quantidade de comunicação entre os membros.
  • D. Distorção da realidade desejada por seus membros.
  • E. Quantidade de influência exercida pelo grupo em seus membros.

“Um bebê possui o esquema de sucção; e não só o seio, ou o bico da mamadeira, mas qualquer objeto ou brinquedo é levado à boca. Não há modificação no esquema (sucção), mas todos os objetos servem para exercitá-lo. No entanto, quando a criança passa a receber alimento com a colher, observa-se que, inicialmente, o bebê tenta usar o esquema de sucção que aplicava à mamadeira. Como este não serve, o bebê modifica seu esquema, seus movimentos bucais, para se adaptar à alimentação com a colher.”

(Biaggio, 2007, p. 61.)

Relacionada à teoria piagetiana, a citação anterior se refere à

  • A. função.
  • B. elaboração.
  • C. assimilação.
  • D. formulação.
  • E. acomodação.

“No início, o treinador reforça positivamente um ato que o organismo é capaz de desempenhar, mas é apenas vagamente semelhante à resposta desejada. À medida que esse comportamento é fortalecido, o professor torna-se mais seletivo. Ele reforça a ação que mais se assemelha ao objetivo. Quando esta conduta está bem estabelecida, o treinador torna-se ainda mais exigente. O processo prossegue desta forma até que o objetivo seja atingido.” Na teoria S – R, a citação anterior se refere a

  • A. punição.
  • B. extinção.
  • C. modelagem.
  • D. consequência.
  • E. expontaneismo.

Nas pesquisas e estudos desenvolvidos, B.F. Skinner desenvolveu a denominada teoria S – R. Alguns conceitos trabalhados fundamentam sua teoria, evidenciando o processo de construção comportamental na relação indivíduo e ambiente. Correlacione os conceitos e suas definições oriundas dos estudos de Skinner.

A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 1, 4, 5
  • B. 1, 2, 3, 5, 4
  • C. 5, 4, 2, 3, 1
  • D. 4, 1, 5, 2, 3
  • E. 3, 5, 4, 1, 2

De acordo com os estudos de Aroldo Rodrigues, no processo de interação social e de socialização, são desenvolvidas posições favoráveis ou desfavoráveis em relação a pessoas e objetos. Essas tomadas de posição constituem nossas atitudes. São considerados fatores na formação de atitudes, EXCETO:

  • A. Imitação ou modelagem.
  • B. Função de análise racional.
  • C. Características de personalidade.
  • D. Satisfação da necessidade de sobrevivência.
  • E. Identificação com uma determinada classe social.

Segundo estudos desenvolvidos por Aroldo Rodrigues (2003), a psicologia social propõe como uma definição de agressão qualquer comportamento cuja finalidade é causar dano a outrem. De acordo com o trecho anterior, marque a alternativa que caracteriza o comportamento agressivo.

  • A. Ausência de liberdade e intencionalidade de ação por parte do agressor.
  • B. Causalidade impessoal, ou seja, fatores que escapam à vontade do agente agressor.
  • C. Fantasia de agressividade como, por exemplo, a que se manifesta em sonhos ou que fica apenas no desejo.
  • D. Desejo expresso de causar dano, mesmo que o ato seja interrompido antes da consumação final do dano desejado.
  • E. Cumprimento de um papel social imposto por pessoa ou organização de maior poder ou em cumprimento de um dever cívico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...