Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de como os psicólogos humanistas avaliaram o sentido do self, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os psicólogos humanistas nunca investigaram a personalidade pedindo às pessoas que respondessem a questionários para avaliar seu autoconceito.

( ) Um questionário inspirado por Carl Rogers pedia que as pessoas se descrevessem como realmente eram e como gostariam de ser.

( ) Quando o self ideal e o self real são muito parecidos, o autoconceito é negativo.

( ) Quando avaliava o crescimento pessoal de seus pacientes durante a terapia, Rogers procurava classificações sucessivamente mais próximas entre o self real e o self ideal.

( ) Alguns psicólogos humanistas acreditavam que qualquer avaliação padronizada da personalidade, até um questionário, é “despersonalizante”, em vez de força a pessoa a responder as categorias restritas, esses psicólogos consideram que entrevistas e conversas íntimas possibilitam uma compreensão melhor das experiências únicas de cada pessoa.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F, F, F.
  • B. V, V, V, V, V.
  • C. F, V, F, V, V.
  • D. V, V, V, V, F.

A complexidade do fenômeno da motivação nas organizações fez surgir o aparecimento de diferentes teorias para explicar o tema. É correto afirmar que a Teoria X e a Teoria Y foram definidas por:

  • A. Vroom.
  • B. McGregor.
  • C. McClelland.
  • D. Grender e Bandler.

A respeito do ambiente de trabalho numa organização, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Não é possível utilizar escalas não tradicionais de trabalho para atender a necessidades da organização e dos empregados.
  • B. Alguns fatores mais importantes de um bom design de controle são a affordance, a compatibilidade, a padronização e a capacidade de escolher o controle adequado.
  • C. O design de cargo e trabalho como área da especialização da psicologia organizacional denomina-se psicologia de fatores humanos, psicologia de engenharia, ou ergonomia. Seu objeto de investigação são as interações entre o ser humano e a máquina.
  • D. Os programas de qualidade no local de trabalho enfocam os efeitos do trabalho nos empregados, enquanto atendem às metas organizacionais. A participação dos empregados na resolução de problemas e nas tomadas de decisões é parte necessária desses programas.

Segundo Krumm, sobre o que podem ser vistas como forças críticas do local de trabalho do futuro que continuarão a influenciar o campo da psicologia organizacional, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A crescente diversidade da força do trabalho.

( ) A reintegração da vida profissional com a vida doméstica.

( ) A globalização.

( ) A expansão do planejamento dos recursos humanos.

( ) A transferência para uma força de trabalho baseada no conhecimento.

( ) O aumento das expectativas dos empregados.

( ) A renovação da responsabilidade social das organizações.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V, V, V, V.
  • B. V, V, V, V, V, F, F.
  • C. V, V, F, F, V, V, F.
  • D. V, V, V, V, V, V, V.

A liderança na organização envolve fazer com que os seguidores trabalhem visando as metas do grupo e não individuais, e é diferente de uma posição gerencial ocupada por designação. Segundo Krumm, a respeito de liderança, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Em instalações de trabalho do mundo real, o poder e a influência fazem parte de uma relação individualista entre os líderes e os seguidores.
  • B. Tanto os homens quanto as mulheres podem ser líderes eficazes, porém as pesquisas mostram que é mais comum que homens sejam vistos como tendo características de bons líderes.
  • C. As primeiras teorias da liderança focalizavam os traços necessários para um líder eficaz. Após um período de rejeição, essas teorias estão novamente sendo aceitas. O padrão motriz da liderança de McClelland é um exemplo de uma teoria dos traços.
  • D. O poder nas posições de liderança provém da posição (título do cargo) ou da pessoa (características e habilidades). Os três tipos de poder da posição são o poder legítimo, o poder de recompensa e o poder coercitivo. Os dois tipos de poder pessoal são o poder de especialização e o poder de referência.

As questões que envolvem a psicodinâmica do trabalho tornam-se pontos fundamentais de preocupação para os que lidam com saúde pública, sobretudo quando se sabe que a separação entre mente e corpo é apenas uma questão semântica, didática e que o conceito de saúde vai muito além do que a mera ausência sintomática de doenças. Para a psicologia organizacional atual, falar em trabalho e saúde psíquica são questões deveras debatidas; e, acerca das conclusões, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Dejours (1994) distingue dois tipos de sofrimento: o sofrimento criador e o sofrimento patogênico. Este último surge quando todas as possibilidades de transformação, aperfeiçoamento e gestão da forma de organizar o trabalho já foram tentadas, ou melhor, quando somente pressões fixas, rígidas, repetitivas e frustrantes configuram uma sensação generalizada de incapacidade.

( ) O trabalho não pode ser uma negatividade da vida, mas, muito pelo contrário, sua expressão, fator que o capitalismo, em suas mais variadas versões apresentadas no decorrer da história, não permitiu que ocorresse.

( ) As condições e as exigências do mercado de trabalho na atualidade rotinizam e amortecem o sentido da vida, deixando no corpo as marcas do sofrimento, que se manifestam nas mais variadas doenças ditas ocupacionais, além de atentar contra a saúde mental, em especial quando o psiquismo anquilosado em sua mobilidade faz com que a mente seja absorvida em formas de evitação do sofrimento.

( ) Quando as ações no trabalho são criativas possibilitam a modificação do sofrimento, contribuindo para uma estruturação positiva da identidade, aumentando a resistência da pessoa às várias formas de desequilíbrios psíquicos e corporais. Dessa forma, o trabalho pode ser o mediador entre a saúde e a doença; e o sofrimento criador ou patogênico.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, F, V.

O estudo da comunicação nas organizações é estreitamente vinculado ao estudo dos grupos nas organizações. Um dos usos mais comuns de grupos no trabalho envolve a tomada de decisão; como diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. A tomada de decisão em grupo pode assumir várias formas, dependendo da tarefa e do grupo. Para isso, a única afirmativa INCORRETA é:

  • A. Existem três tipos principais de tomadas de decisão em grupo: as decisões consultivas; as decisões democráticas; e, as decisões por consenso.
  • B. Em uma decisão por consenso, todos os membros concordam com a decisão. Alguns membros podem achar que outras opções seriam melhores, mas todos concordam em apoiar a decisão do grupo.
  • C. Na decisão consultiva o líder do grupo toma a decisão depois de receber input dos membros do grupo. Se o líder de uma comissão de saúde e segurança pedisse a todos os membros da comissão ideias sobre como impedir a violência no local de trabalho, examinasse as sugestões e depois escrevesse um memorando detalhando as práticas que seriam adotadas na empresa, essa seria uma decisão consultiva.
  • D. Em uma decisão democrática os membros do grupo não recebem autoridade para tomar a decisão por si mesmos. No exemplo da comissão de saúde e segurança, o grupo pode discutir alguns métodos e depois chegar a um acordo sobre qual método deve ser usado na empresa. O acordo geralmente é baseado no voto majoritário e, assim, alguns membros podem não concordar com a decisão tomada pelo grupo.

A psicologia organizacional caracteriza-se pela aplicação da teoria e da metodologia psicológica aos problemas das organizações e aos problemas de grupos e de indivíduos em ambientes organizacionais. Dentro da psicologia organizacional existem relevantes áreas de especialização. Acerca do tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Psicologia de pessoal é a área que lida com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação do desempenho e análise de cargos de pessoal. Geralmente, os psicólogos dessa área trabalham em departamento de recursos humanos.

( ) Psicologia organizacional propriamente dita: o foco recai nas influências do grupo sobre os empregados considerados individualmente. O empregado considerado individualmente ainda é de interesse, mas o principal tema de estudo é a influência que o grupo exerce sobre ele. Os psicólogos desta área podem estar interessados na estrutura da organização, nos padrões de comunicação, no efeito da diversidade entre os empregados, no clima e na cultura organizacional e nas tomadas de decisão em grupo. O psicólogo que trabalha nessa área, muitas vezes, atua como consultor que se incorpora a uma organização para um determinado projeto, em vez de ser empregado permanentemente, tal como seria um membro do RH.

( ) A terceira área de especialização é a engenharia dos fatores humanos ou ergonomia, que focaliza a interação entre o ser humano e a máquina no ambiente de trabalho. Essa área pode incluir o local de trabalho e o design de equipamentos, bem como problemas como programas de segurança. A utilização cada vez maior da tecnologia, como o computador, aumentou a necessidade de psicólogos organizacionais treinados em fatores humanos. Frequentemente o profissional que atua nessa área tem conhecimento tanto em engenharia quanto em psicologia.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, V, F.
  • C. V, F, V.
  • D. F, V, V.

Uma entrevista de admissão havia sido feita por outro terapeuta, portanto, Beck não gastou tempo analisando os sintomas de Irene em detalhes ou colhendo uma história. Irene começou por descrever “seus estados tristes”. Beck quase imediatamente começou a provocar seus pensamentos automáticos durante esses períodos.

 A sequência está correta em

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, V, F.

Treinamento organizacional geralmente se refere à educação prática para o domínio de uma habilidade ou um cargo. Sobre treinamento, é INCORRETO afirmar que:

  • A. As necessidades de treinamento são avaliadas por meio do uso da análise organizacional, da análise de tarefas e da análise das pessoas.
  • B. Os objetivos de treinamento são asserções comportamentais do que deve ser realizado por um determinado programa de treinamento.
  • C. O treinamento e o desenvolvimento feitos de acordo com os psicólogos organizacionais não consolidam o conhecimento de muitas outras especialidades psicológicas.
  • D. Os propósitos comuns do treinamento incluem o aumento das habilidades básicas e do nível de instrução, orientando os novos empregados e fornecendo contínua educação e planejamento da aposentadoria.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...