Questões de Psicologia da CONSULT

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A Psicologia entende que o diálogo no ambiente de trabalho tem como obstáculos:

  • A. a ideologia e linguagem administrativas, e a estrutura burocrática.
  • B. a ideologia administrativa, o grupo informal e a estrutura burocrática.
  • C. os valores da cultura, a linguagem administrativa e os jargões especializados.
  • D. os valores da cultura, o grupo informal e os jargões especializados.
  • E. o grupo informal e a flexibilidade das identidades.

A liderança é um processo observado nos grupos:

  • A. para o qual os indivíduos podem ser treinados.
  • B. que depende, apenas, de fatores inatos nos indivíduos.
  • C. que depende, em parte, de fatores hereditários.
  • D. cuja formação ainda é um mistério para a Psicologia.
  • E. que é observado apenas em grupos normais.

Entende-se por liderança a influência eficaz sobre o desempenho dos outros. O mecanismo responsável por tal influência procede:

  • A. de características dos líderes.
  • B. do comportamento dos líderes.
  • C. do estilo do líder.
  • D. do processo social que emerge da relação entre os indivíduos.
  • E. do carisma dos líderes.

A liderança é um mecanismo necessário na busca do desempenho de qualidade, porque:

  • A.

    os indivíduos são incompetentes para agir por si mesmos.

  • B.

    o trabalho coletivo organizado somente é eficaz quando há alguém no comando.

  • C.

    o trabalho organizado demanda integração e sinergia das ações.

  • D.

    os indivíduos desempenham melhor, quando comandados.

  • E.

    sem líder direcionando a equipe, esta tende a perder sua unidade.

O clima organizacional é generalizadamente reconhecido como uma variável significativa das condições de trabalho.

Tal reconhecimento é justificado e explicado:

  • A.

    pelo prazer (desprazer) de trabalhar.

  • B. pela potencialidade de tensão criada por contingências ambientais.
  • C.

    pelo humor da autoridade gerencial.

  • D. pela resistência dos indivíduos no enfrentamento de adversidades.
  • E.

    pelo conteúdo da cultura organizacional.

A cultura organizacional é um sistema cognitivo e como tal:

  • A.

    é o resultado da criação acumulativa de mentes diferenciadas.

  • B.

    é um sistema de conhecimento desenvolvido e compartilhado pelo grupo.

  • C.

    é um conjunto de mecanismos de controle disciplinar.

  • D. é um sistema de orientação aos novatos.
  • E. é um instrumento valioso de treinamento.

Segundo a maioria do teóricos dedicados à compreensão das organizações, a cultura organizacional é um padrão estável de subjetividades que:

  • A.

    pode ocorrer num grupo de trabalho.

  • B.

    permite a interpretação compartilhada do desempenho de todos os indivíduos.

  • C.

    é um instrumento definido e implementado pela gerência de pessoal.

  • D.

    funciona quando os indivíduos desejam.

  • E.

    é reproduzido pela eficácia do desempenho das pessoas em suas tarefas.

O movimento denominado genericamente de desenvolvimento organizacional consistiu na descoberta:

  • A.

    de novas formas de racionalização das tarefas.

  • B.

    de novas técnicas de controle da qualidade.

  • C.

    de maior firmeza no exercício da autoridade gerencial.

  • D.

    de melhores critérios para o fortalecimento das estruturas.

  • E.

    de formas de participação dos indivíduos no desenho das tarefas.

A escola das relações humanas, que teve Elton Mayo como um de seus fundadores, é caracterizada pela proposta da:

  • A.

    autonomia do empregado controlada pela liderança e comunicação.

  • B.

    autonomia do empregado controlada por clara divisão de tarefas.

  • C.

    autoridade centralizada e dinâmica grupal.

  • D.

    autoridade centralizada, clara divisão do tarefas e dinâmica grupal.

  • E.

    autoridade burocrática e reconhecimento do trabalhador como ser social.

"Um código de ética deve expressar, de um lado, a dinamicidade própria da liberdade, do risco e da criação e, de outro, mostrar um conjunto de ações ou de comportamentos que seja representativo da realidade do dia-a-dia, com os quais o homem se põe diariamente em contato". Esta frase é incongruente com uma das sentenças abaixo descritas:

  • A.

    O código de ética é um mapa norteador da ação profissional e da operacionalização dos desejos humanos.

  • B.

    "A dinâmica da liberdade, do risco e da criação" sugere que, no espaço criativo formado pelo encontro entre profissionais e clientes, pode-se decidir pela solução mais eficaz e pela que traz satisfação.

  • C.

    O código de ética apresenta a realidade e sugere normas que explicitam situações profissionais, indicando caminhos como soluções de problemas.

  • D.

    A ética, enquanto Filosofia Moral, é um referencial que permite ao profissional enxergar seu cliente como um ser em relação ao mundo.

  • E.

    O ser humano está em constante mudança; dessa forma, o código de ética deve ser suficientemente flexível e sujeito a reflexões e atualizações.

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