Questões de Psicologia da COPESE / UFPI

Lista completa de Questões de Psicologia da COPESE / UFPI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. O cuidado ambiental é um dos princípios do Código de Ética do Psicólogo.
  • B. Entre os deveres fundamentais do psicólogo, encontra-se a defesa dos princípios do SUS.
  • C. A greve é vetada aos psicólogos pelo código de ética profissional.
  • D. Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de, ao menos, um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.
  • E. O sigilo do atendimento psicológico não poderá ser, em nenhuma hipótese, violado, de acordo com o Código de Ética.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. Acesso se refere a condições físicas do serviço de saúde, enquanto acessibilidade se refere à cultura organizacional, de acordo com Schmidt e Figueiredo.
  • B. O acesso pode ser abordado a partir de fatores geográficos, econômicos, organizacionais e socioculturais, além dos fatores individuais dos usuários de serviços de saúde.
  • C. Silva Júnior e Mascarenhas destacam três dimensões do acolhimento: postura, técnica e princípio de reorientação do serviço. A primeira dimensão implica a atitude humanizada e receptiva dos profissionais, ao receber, escutar e tratar as demandas dos usuários, implicando em relação de interesse mútuo, confiança e apoio.
  • D. O acompanhamento da clientela é um dos maiores desafios do trabalho na saúde mental. Junto com os eixos acesso e acolhimento, o acompanhamento é visto como um analisador da qualidade da assistência. Goldberg afirma que, dada a reabilitação psicossocial ser um processo, o serviço tem de prestar a continuidade do cuidado para que seus objetivos sejam possíveis. Não se trata de uma novidade no campo, mas de um princípio fundamental do cuidado.
  • E. O profissional que acolhe o paciente deve ocupar o papel de técnico de referência, ou seja, o profissional que o acolhe tem a prerrogativa de acompanhá-lo. Se o paciente for encaminhado a outra unidade de saúde, o técnico de referência deve realizar o seguimento. Para o paciente que permanece em tratamento no serviço (matriculado), a função de técnico de referência pode passar para outro profissional, na medida em que o paciente tem participação ativa na escolha do técnico de referência, a partir das relações terapêuticas e vínculos (transferências) que vão-se criando ao longo do tratamento: uma modulação entre preferências, referências e transferências na relação entre usuários e técnicos.

Leia as proposições a seguir.

I. A atenção psicossocial deve ser compreendida como um processo social complexo, que se desenvolve no bojo do processo paradigmático de transição da ciência na modernidade, e supõe a articulação de mudanças em várias dimensões simultâneas e inter-relacionadas, referentes aos campos epistemológico, técnico-assistencial, jurídico-político e sociocultural.

II. A 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), ocorrida em 1987, salientou que era imprescindível a reforma curricular nos cursos de graduação, na área da saúde, e que as universidades deveriam assumir seu papel de formação e reciclagem dos profissionais e agentes de saúde;

III. A 2ª CNSM, que aconteceu em 1992, além de reafirmar as recomendações da 1ª CNSM sobre a formação dos profissionais, propôs: a inclusão, nos cursos formadores de profissionais, de temas de saúde mental da saúde coletiva e a obrigatoriedade de estágios acadêmicos nas redes pública e privada de saúde; a regulamentação do artigo constitucional que atribui ao SUS a ordenação da formação dos trabalhadores da saúde e a criação de programas de pós-graduação em saúde mental, na perspectiva da saúde coletiva;

IV. A 3ª CNSM, realizada em 2001, acrescentou que seria importante, além das propostas apontadas nas outras conferências: integrar assistência-ensino-pesquisa, de sorte que todos os serviços substitutivos fossem voltados para o ensino e a pesquisa de práticas inovadoras; rever os currículos, para que possibilitem uma capacitação interprofissional e generalista dos docentes e discentes acerca da saúde pública e saúde mental, e de uma prática profissional por meio da extensão universitária, especializações, residências e estágios para todos os profissionais da área;

V. A IV Conferência de Saúde Mental reafirma os princípios do SUS e foca sua atenção na questão da exclusão. Ocorreu em 2003 e expressou a nova política de saúde mental implantada no governo Lula.

  • A. Todas as proposições estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições,II, III e IV estão corretas.
  • E. Somente as proposições I, III e IV estão corretas.

Quanto ao Modelo Cognitivo para a Psicopatologia da Dependência e uso de substâncias psicoativas de Beck, é INCORRETO afirmar:

  • A. As experiências de vida precoce podem influenciar o desenvolvimento de uma crença básica disfuncional. Diante de situações específicas, crenças e suposições serão ativadas e o indivíduo desenvolverá padrões comportamentais denominados de estratégias compensatórias. As estratégias compensatórias visam aliviar a aflitiva crença básica. Diversas situações de vida podem ativar a mesma crença básica. Entretanto, para cada situação, o comportamento pode variar.
  • B. As crenças relacionadas à droga mantêm uma relação coerente com as crenças básicas de caráter mais genérico. Assim, o modelo cognitivo postula que a dependência é resultado da interação entre o contato inicial com a droga e as cognições que se formarão por influência das crenças básicas. Não são, portanto, todas as pessoas que, ao ter contato com a droga, desenvolverão dependência.
  • C. Marlatt descreve: "A Prevenção de Recaída (PR) é um programa de manejo que visa melhorar o estágio de manutenção do Processo de Mudança de Hábitos". A PR complementa aos modelos de doença e moral, admitindo que a dependência química é um mau hábito adquirido e passível de mudança, com a participação do paciente. Para tanto, é necessário explorar de modo afícuo as atitudes e os comportamentos que facilitam a manutenção do hábito.
  • D. As crenças relacionadas às drogas são de duas naturezas: 1) facilitadoras e 2) de expectativas positivas. O paciente, ao avaliar sua situação de estudante como muito árdua, começa a pensar que “merece” descontrair-se no bar durante o período da tarde; que beber “melhora o estresse” e que vai ser “agradável a conversa com os amigos”. Estas crenças são suficientes para eliciar pensamentos automáticos como “vou beber” e desencadear a fissura. Outras crenças, agora na vigência da fissura, aparecem: são crenças facilitadoras. Por exemplo, “não consigo suportar a vontade”; “só há um modo de melhorar essa vontade: usar!”. Esse conjunto de cognições impulsiona o paciente ao uso, fechando um ciclo cognitivo para o uso continuado da droga.
  • E. De acordo com Proshaska e DiClemente, a motivação do paciente segue uma espiral constituída dos seguintes estágios: 1) pré-contemplação: o paciente não reconhece que tem problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas; 2) contemplação: o paciente reconhece que tem um problema, porém, não consegue mudar seu comportamento, nem seu estilo de vida para atingir, como meta, a abstinência; 3) ação: o paciente reconhece seu problema relacionado ao uso de drogas psicoativas e se compromete a mudar seu comportamento através de estratégias eficazes (mudança do estilo de vida, reconhecimento e enfrentamento de situações de risco, etc); 4) manutenção: o paciente, uma vez que conseguiu atingir a abstinência, toma decisões no sentido de manter o novo comportamento.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. A dor aguda é cruciante e pungente e normalmente relacionada com lesões a tecidos.
  • B. O estágio pré-crônico da dor ocorre quando a dor aguda persiste além do tempo normal e a pessoa desenvolve um senso de impotência em relação à dor.
  • C. A dor crônica pode ser contínua ou intermitente, moderada ou grave em intensidade e sentida em quase todos os tecidos do corpo.
  • D. A dor crônica associada a processos malignos tende a tornar-se mais grave à medida em que o estado clínico geral do paciente piora.
  • E. A hiperalgesia ocorre quando a pessoa que sofre de dor crônica torna-se mais tolerante a ela com o passar do tempo.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. O HIV avança em quatro estágios de infecção, cuja duração varia de pessoa para pessoa.
  • B. O complexo de demenciação da AIDS ocorre em todos os estágios de infecção do HIV.
  • C. A prática de atividade física em pacientes com HIV positivo não se relaciona com a imunocompetência, embora seja recomendável.
  • D. O papel do apoio social não é algo consensual nas pesquisas sobre o enfrentamento da depressão por parte de pacientes soropositivos sintomáticos.
  • E. O papel dos animais de estimação no enfrentamento da depressão por pacientes soropositivos sintomáticos mostrou-se importante, independente do apego que os pacientes possuíam por seus animais.

Analise as proposições abaixo.

I. O diabetes tipo um é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca as células ilhotas do pâncreas, que produzem a insulina.

II. O diabetes tipo dois é resultante da resistência à insulina e/ou de uma insensibilidade à insulina causada pela diminuição do número de receptores nas células-alvo.

III. A hipoglicemia e a hiperglicemia são problemas característicos da diabetes tipo dois.

IV. O diabetes gestacional é uma forma temporária de resistência à insulina que, no entanto, aumenta o risco de desenvolvimento do diabetes tipo dois.

Assinale opção CORRETA.

  • A. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • C. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão corretas.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. Existem três tipos de enfrentamento do estresse focalizado na emoção e dois tipos focalizados no problema.
  • B. O enfrentamento preventivo é uma forma de enfrentamento focalizado na emoção.
  • C. O enfrentamento focalizado na emoção é uma estratégia em que a pessoa tenta controlar a resposta emocional ao agente estressor.
  • D. O enfrentamento focalizado no problema é uma estratégia de lidar diretamente com o agente estressor.
  • E. A natureza do evento ou a circunstância estressante é um importante fator na determinação das estratégias de enfrentamento do estresse.

Leia as proposições a seguir.

I. O modelo transacional de Lazarus tem três implicações importantes: as situações ou eventos são inerentemente estressantes; as avaliações cognitivas são extremamente susceptíveis a alterações de humor; a resposta de estresse é aproximadamente a mesma, mesmo que a situação seja realmente experimentada ou apenas imaginada;

II. A região do Sistema Nervoso Central que controla a resposta de estresse é a hipófise, principalmente o seu núcleo periventricular;

III. O cérebro necessita de energia na forma de glicose, que o cortisol ajuda a fornecer. Assim, o cortisol liberado ajuda o organismo, através de um mecanismo de retroalimentação positiva, a lidar com o estresse;

IV. Durante o momento de estresse, a hipófise secreta fatores liberadores que coordenam as respostas endócrinas do hipotálamo e das glândulas adrenais.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Somente as proposições I e II estão corretas.
  • B. Somente as proposições II e III estão corretas.
  • C. Somente as proposições I e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.

Correlacione as colunas.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. 1, 2, 3
  • B. 3, 2, 1
  • C. 1, 3, 2
  • D. 2, 3, 1
  • E. 2, 1, 3
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...