Questões de Psicologia da COPEVE/ UFAL

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A liderança estratégica pode ser definida como a habilidade de influenciar outras pessoas a tomar, de forma voluntária e rotineira, decisões que aumentem a viabilidade em longo prazo da organização, ao mesmo tempo em que mantém a estabilidade financeira em curto prazo. É característica dos líderes estratégicos:

  • A. são especialistas na sua área funcional.
  • B. enfatizam o comportamento ético e decisões baseadas em valores.
  • C. influenciam os atos e as decisões das pessoas com quem trabalham.
  • D. influenciam atitudes e opiniões das pessoas dentro da organização.
  • E. trabalham para aprimorar estratégias e novas abordagens para problemas antigos.

No Brasil, Seligmann-Silva (1994) identifica a existência de um campo de estudo interdisciplinar voltado para a análise das conexões entre saúde mental e trabalho, mediante a integração de “olhares” distintos, apresentando o conceito de desgaste como opção conceitual integradora. O desgaste psíquico foi associado, pelo autor, à imagem de “mente consumida” reunindo as seguintes abrangências:

I. quadros clínicos relacionado são desgaste orgânico da mente;

II. oscilações do humor associadas à transtornos de personalidade;

III. as variações do “mal-estar”, das quais a fadiga é uma das analisadas;

IV. desgastes que afetam a identidade do trabalhador, ao atingir valores e crenças, que podem ferir a dignidade e a esperança.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e IV, apenas.
  • E. I, III e IV, apenas.

Dentre os modelos de explicação das relações entre saúde mental e trabalho, podemos definir duas principais correntes: a psicodinâmica do trabalho e os estudos que tratam da relação entre estresse e trabalho. Esta última vertente preocupa-se com a determinação dos fatores potencialmente estressantes em uma situação de trabalho; nessa perspectiva, Karasek e Theorell (1990) propõem um modelo com uma abordagem tridimensional, contemplando os seguintes aspectos:

  • A. exigência/influência; tensão/aquisição e suporte social.
  • B. cobrança/controle; conflito/aprendizagem e apoio social.
  • C. exigência/controle; tensão/aprendizagem e suporte social.
  • D. exigência /monitoramento; tensão/aquisição e apoio social.
  • E. cobrança/monitoramento; conflito/aprendizagem e suporte social.

No processo de diagnóstico e de intervenção do psicólogo do trabalho, a noção de carga de trabalho está intrinsecamente relacionada com o conceito de trabalho prescrito (tarefa) e trabalho real (atividade), pois a passagem do que foi prescrito pela organização do trabalho para sua realização propriamente dita implica um maior ou menor custo humano do trabalho. Nessa ótica, Ferreira e Freire (2001) classificam as duas dimensões do trabalho (o prescrito e o real) como:

  • A. fatores de risco no trabalho.
  • B. condutores prescritos e reais.
  • C. vetores da carga de trabalho.
  • D. condutores de exigências de trabalho.
  • E. vetores de acomodação e aceleração de trabalho.

Durante décadas acreditou-se na figura do líder nato. Atualmente é mais aceita a posição da liderança como fenômeno decorrente da interação entre os participantes, com acentuada dependência dos objetivos e clima do grupo. Kurt Lewin (1892-1947), um dos psicólogos pioneiros nos estudos sobre grupo, identificou três tipos de liderança:

  • A. Imperativa, cortês e visionária.
  • B. Autoritária, democrática e visionária.
  • C. Autocrática, carismática e visionária.
  • D. Autoritária, carismática e permissiva (ou Laissez-faire).
  • E. Autocrática, democrática e permissiva (ou Laissez-faire).

À medida que o interesse pela experiência de grupo e pela sua realização cresceu no campo da Psicologia, desenvolveuse uma vasta gama de modalidade de grupos. A definição “grupo que pretende acentuar o crescimento pessoal e o desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação e relações interpessoais, através de um processo experiencial”, refere-se a

  • A. grupo-T.
  • B. grupo de encontro.
  • C. grupo centrado na tarefa.
  • D. grupo de treino de sensibilidade.
  • E. grupo de desenvolvimento da organização.

Para Martín-Baró (1989) a identidade do grupo; o poder de que dispõe o grupo em suas relações com os demais grupos; e a atividade grupal são dimensões para diferenciar três tipos de grupos:

  • A. primários, funcionais e estruturais.
  • B. primários, funcionais e operacionais.
  • C. inatos, socializadores e organizativos.
  • D. inatos, socializadores e segregadores.
  • E. primários, secundários e organizativos.

O método preconizado em Psicodinâmica do Trabalho é construído a partir de uma série de etapas que servem de norteadores para o trabalho de campo. No livro A Loucura do Trabalho, Cristhophe Dejours (1987) descreve exaustivamente as principais etapas previstas nesse método. A etapa onde se busca, a partir das elaborações, interpretações, hipóteses, temas e comentários registrados durante cada encontro, formar um relatório a ser discutido com os trabalhadores, denomina-se

  • A. pré-enquete.
  • B. interpretação.
  • C. validação ampliada.
  • D. análise da demanda.
  • E. validação e refutação.

Sabemos que no campo da Psicologia Organizacional há uma variedade de métodos para avaliar o desempenho humano. O método que consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento, denomina-se

  • A. escolha forçada.
  • B. escalas gráficas.
  • C. listas de verificação.
  • D. pesquisa de campo.
  • E. métodos dos incidentes críticos.

As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Tradicionalmente, os riscos presentes nos locais de trabalho são classificados em:

  • A. agentes químicos, agentes psicológicos, agentes biológicos e carga de trabalho.
  • B. agentes físicos, agentes químicos, agentes psicológicos e agentes territoriais.
  • C. agentes biológicos, agentes psicopatológicos, agentes físicos e agentes territoriais.
  • D. agentes físicos, agentes químicos, agentes biológicos e organização do trabalho.
  • E. agentes químicos, agentes físicos, agentes psicopatológicos e organização do trabalho.
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