Lista completa de Questões de Psicologia da COPEVE/ UFAL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à abordagem da psicodinâmica do trabalho proposta por Christophe Dejours, é correto afirmar que ela
decorre do desenvolvimento das teorias tayloristas de produção, buscando agregar a estas fatores como o desejo e a motivação, com a finalidade de promoção de saúde e produtividade.
prioriza o uso de intervenções pautadas nas técnicas de dinâmica de grupo, sempre que forem identificadas situações de adoecimento e/ou sofrimento mental coletivo em organizações de trabalho.
propõe que se analisem separadamente as condições reais de trabalho e a organização prescrita do trabalho, possibilitando assim, determinar onde se localizam as causas do adoecimento no trabalho.
visa à coletividade do trabalho e não aos indivíduos isoladamente sendo que após o diagnóstico de sofrimento psíquico, suas intervenções são voltadas à organização do trabalho e não para atos terapêuticos individuais.
visa à promoção de atos terapêuticos individuais, a partir do diagnóstico de situações patológicas de sofrimento psíquico, decorrentes da organização real do trabalho.
De acordo com o Artigo 16 do Código de Ética Profissional do Psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, o psicólogo:
I. Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas grupos, organizações e comunidades envolvidas estimular a cidadania e a participação social.
II. Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica.
III. Garantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações.
IV. Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.
Estão corretos os itens
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O atual Código de Ética Profissional do Psicólogo reflete a importância e o reconhecimento do papel social deste profissional ao longo de décadas, sua atuação em diferentes espaços, a participação na construção de práticas e saberes distintos e sua forma de responder e lidar com pontos delicados como os dilemas éticos. Sobre o Código de Ética Profissional do Psicólogo de 2005, é incorreto afirmar:
é reflexo da necessidade, sentida pela categoria e suas entidades representativas, de atender a evolução do contexto institucional legal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes.
foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania.
pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo.
a formulação deste Código de Ética, o quinto da profissão de psicólogo no Brasil, explicita em seus artigos a questão do preconceito racial e sexual, umas das novidades desta edição.
na sua construção, entre outras coisas, buscou-se estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não suas práticas particulares.
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia Nº 002/87, de 15 de agosto de 1987, que aprova o Código de Ética Profissional do psicólogo, é regida por princípios fundamentais. Qual opção abaixo diz respeito a estes princípios?
Igualdade e fraternidade.
Integralidade e universalidade.
Dignidade e integridade.
Respeito à ordem nacional e a cultura.
Responsabilidade econômica.
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia n. 002/87, de 15 de agosto de 1987, aprova o Código de Ética Profissional do psicólogo. Qual opção abaixo não está correta em relação ao item Das Relações com a Justiça?
O Art. 17 trata da obrigatoriedade de colocar o conhecimento à disposição da Justiça.
O Art. 18 trata da possibilidade de escusa, por parte do psicólogo, de funcionar em perícia que escape à sua competência profissional.
O Art. 19 trata da obrigatoriedade de, nas perícias, o Psicólogo agir com absoluta isenção, limitando-se à exposição do que tiver conhecimento, através de seu trabalho e não ultrapassando, nos laudos, o limite das informações necessárias à tomada de decisão.
O Art. 20 trata do sigilo profissional do psicólogo.
O Art. 20 trata do que é vedado ao Psicólogo na relação com a Justiça.
Charles Darwin e Francis Galton influenciaram o desenvolvimento da psicologia, principalmente da chamada psicologia funcionalista. Suas principais influências foram, respectivamente,
a avaliação das funções cognitivas de julgamento, compreensão e raciocínio; o estudo das motivações do comportamento humano.
a busca pela identificação dos modos pelos quais as mentes individuais diferiam e técnicas para medir essas diferenças; o desenvolvimento de testes de inteligência com bases na teoria eugenista.
o desenvolvimento de metodologias de estudo dos processos sensoriais e sua classificação; o aprofundamento de estudos sobre a psicologia da aprendizagem.
o destaque aos processos de desenvolvimento filogenético; as investigações sobre sistemas de necessidades e valores e sua determinação no desenvolvimento individual.
o estudo dos desvios das condições biológicas normais; o desenvolvimento de uma teoria da personalidade pautada nas capacidades e potencialidades humanas.
A Nova Psicologia tentou consistentemente adaptar os métodos das ciências naturais às suas necessidades, mas em nenhuma forma precedente essa tendência foi tão forte quanto no comportamentalismo de Watson. Para ele, a Psicologia devia restringir-se aos dados das ciências naturais, ao que podia ser observado, ou seja, ao comportamento. Portanto, foram métodos utilizados por Watson:
o associacionismo, o método do reflexo condicionado e a observação.
o método da introspecção, da observação contínua e do relato verbal.
a observação, o método de associação livre e o método do relato não verbal.
a observação, os métodos de teste, o método do relato verbal e o método do reflexo condicionado.
o método da introspecção, o método do relato verbal e o método do reflexo condicionado.
As perspectivas teóricas no campo da pesquisa qualitativa definem os pressupostos teóricos e metodológicos que devem ser respeitados na formulação de um projeto de pesquisa. Flick (2004) apresenta em Uma introdução à pesquisa qualitativa, as perspectivas teóricas e seus pressupostos. Qual opção abaixo está incorreta?
No Interacionismo Simbólico, o ponto de partida consiste nos significados subjetivos que os indivíduos atribuem a suas atividades e a seus ambientes (p. 33).
Nos modelos estruturalistas, supõem-se que os sistemas culturais de significado, de alguma forma, componham a percepção e a elaboração da realidade subjetiva e social (p. 39).
Na Psicologia Discursiva, os conteúdos e os procedimentos dos processos cognitivos são reconstruídos a partir dos discursos e restritos à descrição do por que na elaboração da realidade social (p. 38).
Nos modelos pós-estruturalistas, os textos não são nem no mundo per se, nem uma representação objetiva de partes desse mundo (p. 40).
No estudo da Representação Social, os estudos consideram relevante a compreensão de como esse conhecimento social e culturalmente compartilhado influencia os modos individuais de percepção, experiência e ação (p. 40).
A __________ se caracteriza por estimular o aparecimento de reações __________, visto que a análise sistemática da __________ é o ponto central da técnica __________.
(EIZIRIK; LIBERMANN; COSTA, 1998, p. 68.). Qual opção contém os termos que completam, respectivamente, essa passagem?
psicanálise neuróticas sintomatologia analítica
psicanálise transferenciais transferência psicanalítica
psicoterapia breve neuróticas relação terapêutica analítica
terapia cognitiva adaptativas relação terapêutica cognitiva
Os mecanismos de defesa propostos pela Teoria Psicanalítica de Freud auxiliam na compreensão do comportamento humano. Estes mecanismos podem ser conceituados da seguinte forma:
I. A projeção é uma atribuição a objetos externos de propriedades ou características que, ao mesmo tempo, o sujeito desconhece em si mesmo.
II. O deslocamento é o translado de características e de atributos de um determinado objeto a outro, que se encontram articulados por um elemento comum.
III. A regressão é uma reativação de antigas condutas quando o sujeito encontra-se em conflito que não consegue resolver.
IV. Formação reativa é o que leva o sujeito a efetuar o que é totalmente oposto àquilo que se quer rejeitar.
Verifica-se que está(ão) correta(s)
I, II, III e IV.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...