Questões de Psicologia da COPEVE/ UFAL

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“Para desenvolver a atenção ____________ à saúde que abranja a complexidade do processo saúde-doença, o trabalho ____________ se torna uma real necessidade do profissional de saúde [...]. A saúde deve ser vista como ponto de partida e de chegada para a intervenção profissional. O saber ____________ propicia ao profissional uma visão que ____________ a especificidade do seu saber, e sua atuação se torna ampla e contextualizada, possibilitando a ele a compreensão das implicações sociais de sua prática para que esta possa se tornar realmente um produto coletivo e eficaz.” (BÖING E CREPALDI, 2010 p. 636 – Revista Psicologia Ciência e Profissão). Qual opção contém os termos que completam respectivamente essa passagem?

  • A.

    básica – especializado – especializado – delimite

  • B.

    básica – multidisciplinar – multidisciplinar – neutralize

  • C.

    integral – interdisciplinar – interdisciplinar - transcenda

  • D.

    integral – psicológico – psicológico – qualifique

  • E.

    psicológica – disciplinar – disciplinar - demarque

A saúde pública constitui um importante campo de atuação do psicólogo. Do ponto de vista de sua inserção neste campo e de suas atribuições podemos afirmar corretamente:

  • A.

    a contribuição do psicólogo na saúde pública brasileira se deu, inicialmente, na atenção à saúde mental.

  • B.

    a contribuição mais recente do psicólogo, na atenção à saúde, tem sido no desenvolvimento de atividades de Psicologia Comunitária.

  • C.

    na contemporaneidade o psicólogo não está atuando nas mais diversas instâncias da saúde pública.

  • D.

    o psicólogo deixou de atuar em ambulatório, mantendo a atuação na capacitação, na gestão de pessoal e na direção de serviços de saúde.

  • E.

    os desafios foram superados no que diz respeito a fortalecer e qualificar o trabalho do psicólogo, fazendo avançar o Sistema Único de Saúde.

A relação entre a psicologia e o campo das políticas públicas vem fortalecendo-se cotidianamente a partir da constituição de novos espaços de intervenção e de diferentes práticas profissionais. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são uma expressão desta atuação que coloca a política de assistência social no centro. Sobre a atuação do psicólogo no CRAS, é incorreto afirmar:

  • A. o psicólogo deve integrar as equipes de trabalho em igualdade de condições e com liberdade de ação, num papel de contribuição nesse processo de construção de uma nova óptica da promoção, que abandona o assistencialismo, as benesses, que não está centrada na caridade e nem favor, rompendo com o paradigma da tutela, das ações dispersas e pontuais.
  • B.

    a relação com a equipe e o usuário deve pautar-se pela parceria, pela socialização e pela construção do conhecimento, respeitando o caráter ético conforme determina o Código de Ética Profissional do psicólogo.

  • C.

    as atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.

  • D.

    o psicólogo deve identificar redes de apoio e articular os serviços do CRAS com os serviços oferecidos por outras políticas públicas, por meio da intersetorialidade.

  • E.

    a partir da interface entre várias áreas da Psicologia, as ações realizadas na assistência estão sendo construídas numa perspectiva do saber especialista, priorizando a qualificação da intervenção social dos trabalhadores da Assistência Social.

Uma das técnicas centrais na realização de uma pesquisa etnográfica é o diário de campo. Ligado inicialmente à tradição da antropologia, hoje o diário de campo é fortemente utilizado em diferentes pesquisas em Psicologia. Sobre ele, é incorreto afirmar:

  • A.

    os diários de campo são um método eficaz para controlar as relações que se estabelecem entre quem investiga, aquelas pessoas e/ou fenômenos que são pesquisados e a pesquisa mesma.

  • B.

    dá testemunho das mudanças havidas através do tempo no processo de pesquisa. Isto é particularmente importante no caso da investigação participante, que por seu caráter dinâmico exige manter um contínuo monitoramento das transformações que produz dentro e fora de si.

  • C.

    pode ser a memória fiel dos estados de ânimo, das dúvidas e dos descobrimentos e hipóteses formuladas ao longo do trabalho.

  • D.

    em maior ou menor medida pode-se produzir um documento que contém uma visão da pesquisa, de seu procedimento, intenção, objetivos e mudanças.

  • E.

    requer um treinamento específico de observação e uma postura de objetividade e neutralidade perante o que está sendo investigado.

“Atividade metodológica de pesquisa, caracteristicamente sistemática, com objetivos de geração de conhecimento, que se dá junto ao cotidiano de pessoas ou grupos, para conhecer de forma ampla, detalhada e completa, fenômenos, eventos ou circunstâncias que não se poderia acessar de uma posição externa. Permite conhecer perspectivas, sentidos, valores e normas dos atores sociais em determinadas circunstâncias de vida.” A técnica a que se refere essa passagem é

  • A.

    anotação de campo.

  • B.

    entrevista participativa.

  • C.

    entrevista psicológica.

  • D.

    observação participante.

  • E.

    reuniões de discussão.

No campo da Saúde Pública, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vem exigindo cada vez mais a participação de profissionais do campo da Psicologia e diferentes ações começam a ser experimentadas nesse novo cenário de intervenção psicossocial. Sobre a contribuição dos profissionais de Psicologia no NASF, é incorreto afirmar:

  • A.

    a diversidade de ações, construídas em equipes multiprofissionais no NASF, aponta para o realce e fortalecimento da Saúde Mental como campo exclusivo do fazer e saber da Psicologia.

  • B.

    o trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF) aparece como campo de experimentações e criações de relevância histórica para o desenvolvimento da Psicologia, como disciplina científica e como profissão necessária ao campo da Saúde Pública.

  • C.

    na atualidade, a Psicologia caminha na construção e fortalecimento do SUS e da própria Estratégia de Saúde da Família (ESF), principalmente, pelos trabalhos desenvolvidos nas Residências Multiprofissionais em Saúde.

  • D.

    as habilidades clínicas, neste contexto, devem ser ampliadas dentro do SUS, de forma que se possa situar e contextualizar a compreensão dos processos psicológicos dentro da realidade histórica onde estes estão. Afinal, as psicopatologias precisam ser olhadas em sua etiologia, ações de prevenção devem ser desenvolvidas, e um fazer de promoção da saúde (mental) deve ser estruturado.

  • E.

    a construção de métodos de registro e acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas é um grande desafio. Para isso, é necessário construir novos indicadores de avaliação, novos sistemas de informação capazes de dar conta das novas práticas.

As Nações Unidas, em 2002, informou a incidência crescente de todas as formas de violência juvenil. De acordo com Waiselfisz (2005), a taxa de mortalidade referente a essa população cresceu de 128 para 137 em 100 mil habitantes entre 1980 e 2002, enquanto a taxa global de mortalidade da população brasileira caiu de 633 para 561 em 100 mil habitantes no mesmo período. Essas informações sustentam alguns discursos equivocados e preconceituosos. Qual a opção abaixo não está correta no que diz respeito aos discursos sobre a violência juvenil e os jovens pobres brasileiros?

  • A.

    Os discursos da mídia associam, de forma insistente, juventude, violência e pobreza.

  • B.

    O jovem de baixa renda se tornou ícone da violência juvenil. Naturaliza-se assim, uma nova classe perigosa para a sociedade.

  • C.

    A disseminação de uma cultura que identifica o jovem como sujeito perigoso, responsável pela violência e insegurança generalizadas. Essa disseminação naturaliza os fatos, facilitando uma compreensão do fenômeno dentro de uma história e de uma sociedade que o produz.

  • D.

    Os meios de comunicação, na lógica da ocorrência policial, ao fazerem a cobertura sobre atos infracionais, reproduzem visões sensacionalistas e preconceituosas.

  • E.

    A criminalização da juventude impossibilita a visibilidade da violência que se comete contra jovem estigmatizado chamado de “menor” e esteriotipado como “bandido típico”.

A juventude é um conceito diverso que se substancia, principalmente, nos aspectos históricos e socias. As representações que são disseminadas estão demarcadas por atributos, dimensões, aspectos e reivindicações. Qual opção abaixo não está correta?

  • A.

    Atributos positivos da juventude são considerados responsáveis pela mudança social.

  • B.

    Dimensões negativas dos problemas sociais são resultantes do desvio de comportamento dos jovens.

  • C.

    Aspectos negativos caracterizaram a juventude nos anos 60 porque esta apresentava crise de valores e conflitos geracionais.

  • D.

    Aspectos econômicos ocasionaram estudos da juventude, nos anos 70, voltados a compreender sua entrada na vida ativa.

  • E.

    Reivindicações e reconhecimento dos direitos e demandas políticas dos que ainda não atingiram a maioridade marcam o final da década de 70. Esta concepção incide sobre conservadoras formas de conceber jurídica, institucional e socialmente crianças e jovens na sociedade brasileira.

Wilhelm Wundt foi o fundador da Psicologia como disciplina acadêmica formal. Ele instalou o primeiro laboratório, lançou a primeira revista especializada e deu início à Psicologia Experimental como ciência. Qual a opção abaixo sobre esta fase das bases das Teorias e Sistemas Psicológicos está correta?

  • A.

    Sensação, percepção, atenção, sentimentos, reação e associação não foram temas das pesquisas de Wundt.

  • B.

    As criações de Fechner são posteriores a fundação da Psicologia como ciência.

  • C.

    O uso do termo “Psicologia Experimental” não é de autoria de Wundt.

  • D.

    A Psicologia Experimental de Wundt tratou do desenvolvimento mental humano expresso na linguagem, nas artes, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e na moral.

  • E.

    As publicações de Wundt inauguram a divisão da ciência psicológica entre Psicologia Experimental e Psicologia Social.

Considere os seguintes modelos de psicoterapia:

1) Psicanálise e Psicoterapia de Orientação Analítica

2) Psicoterapia Breve Dinâmica

3) Terapia Cognitiva

Enumere os enunciados a seguir, relacionando-os com o modelo correspondente.

( ) A obtenção dos resultados propostos se dá por intermédio de um processo que leve a eliminar as resistências, utilizando elementos como a associação livre, a interpretação e a transferência.

( ) Caracteriza-se por ser uma abordagem ativa, diretiva, educativa, estruturada e utilizar tarefas de casa como atividade integrada ao processo terapêutico.

( ) Tratamento com objetivos terapêuticos bem delimitados, baseado na formulação inicial de uma hipótese psicodinâmica que engloba os sintomas, sua relação com o conflito, suas possíveis manifestações na transferência e critérios de melhora.

A sequência correta, de cima para baixo, está na opção

  • A.

    3 – 2 – 1

  • B.

    3 – 1 – 2

  • C.

    1 – 3 – 2

  • D.

    2 – 1 – 3

  • E.

    1 – 2 – 3

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